sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

VATICANO





Sexta-feira, 25 de dezembro de 2009, 10h47


"O egoísmo nos mantém prisioneiros", afirma Bento XVI
Leonardo Meira
Da Redação, com Rádio Vaticano

APPapa Bento XVI durante a Missa do GaloDurante a homília da Santa Missa do Natal do Senhor, o Papa Bento XVI fez um chamamento a que todos os homens renunciem ao egoísmo.

"O egoísmo, tanto do grupo como do indivíduo, mantém-nos prisioneiros em nossos interesses e desejos, que contrastam com a verdade e dividem-nos uns dos outros", indicou o Pontífice. Segundo ele, é preciso estar desperto para que a mensagem possa chegar até o coração. "Devemos tornar-nos pessoas verdadeiramente vigilantes", complementou.

É a primeira vez que a celebração acontece mais cedo que o tradicional horário da meia-noite. A Missa do Galo aconteceu às 22 horas (em Roma, 19 horas no Brasil), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Bento XVI também disse que, com o nascimento de Jesus, Deus já não é mais distante. "Ele entrou no mundo. É o Vizinho". No entanto, acrescentou o Papa, a "capacidade de perceber Deus parece quase uma qualidade que é recusada por alguns".

Para a maioria dos homens, as coisas de Deus já não seriam mais prioritárias, diagnosticou o Papa. E disse: "Deus é importante, a realidade absolutamente mais importante da nossa vida. [...] O tempo empregue para Deus e, a partir d’Ele, para o próximo nunca é tempo perdido. É o tempo em que vivemos de verdade, em que vivemos o ser próprio de pessoas humanas".

O Papa concluiu sua reflexão afirmando que Deus estabelece um caminho pessoal para cada um e que a humildade é a verdadeira grandeza.

"Quando O vemos, ao Deus que Se tornou um menino, abre-se-nos o coração. Na Liturgia da Noite Santa, Deus vem até nós como homem, para nos tornarmos verdadeiramente humanos".
FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário