terça-feira, 20 de setembro de 2011
DIA A DIA
A EXPERIÊNCIA COM O RESSUSCITADO
Queremos ver Jesus: Caminho, Verdade e vida!
O coração é a sede da personalidade moral: "É do coração que procedem más intenções, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações" (Mt 15,19). Baseado neste texto tirado do CIC, podemos compreender que tudo em nós começam pelas disposições do nosso coração. Toda a nossa capacidade de querer e fazer o bem, passa pela situação do nosso coração.
Queremos ver Jesus, pois como cristãos, sabemos ser Ele o Caminho, a Verdade e a nossa Vida (Jo 14,6), mas não conseguimos ver Jesus neste mundo para poder ter a certeza de que estamos no caminho certo. No entanto, somos intimamente chamados a viver nesta linda e sublime comunhão com Jesus ressuscitado. Certamente, Jesus se encontra escondido de nós, já que não O encontramos com a facilidade e simplicidade pela qual Ele diz se manifestar a nós. Onde está Jesus e como poderemos vê-Lo?
Os textos sagrados contém expressões que definem que podemos ver Jesus; e o próprio Jesus dá uma fórmula simples para que isso se torne realidade: coração puro! "Conserva-te na simplicidade, na inocência, e serás como as criancinhas que ignoram o mal destruidor da vida e dos homens." (Hermas, mandato 2,1) Diante desta realidade Evangélica, precisamos nos conscientizar da nossa condição de pecador, que vai se acumulando de rancores, ódios, mágoas, ressentimentos, angústias, iras e tudo mais pela vida, o que vai criando uma espessa cortina de ferro entre a Luz de Cristo e a nós mesmos.
A sexta bem-aventurança proclama: "Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8). A expressão "puros de coração" designa aqueles que entregaram o coração e a inteligência às exigências da santidade de Deus, principalmente em três campos: a Caridade, a castidade ou a a retidão sexual, o Amor à verdade e a ortodoxia da fé. Existe um laço de união entre a pureza do coração, do corpo e da fé.
Aos "puros de coração" está prometido ver a Deus face a face e serem semelhantes a Ele. A pureza do coração é a condição prévia da visão. Desde já nos concede ver segundo Deus, receber o outro como um "próximo"; permite-nos perceber o corpo humano, o nosso e o do próximo, como um templo do Espírito Santo, uma manifestação da beleza Divina.
Portanto, ver a Jesus neste mundo tão simulador de coisas boas, só será possível se passarmos por uma mortificação de tudo aquilo que invadiu o nosso coração e o tornou impuro. Purificar o nosso coração e o fazer voltar ao estado de uma criança, é fato pra podermos ver e viver Jesus em nossos dias!
Deus seja louvado e adorado!!
Carlos - Comunidade Pedras Vivas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário