quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PARTILHA



A RESPOSTA DOS JOVENS AO CHAMADO DE JESUS

Porque Jesus se dirige com mais ardor em direção dos jovens?

Temos percebido uma forte inclinação direcionada ao público jovem, em todos os eventos que a Santa Igreja tem organizado em suas programações.
Os movimentos religiosos, principalmente a RCC, busca levar aos jovens todos os tipos de chamados: shows, teatros, retiros, Cristotecas e toda tecnologia linguística para penetrar nos gostos e na atualidade da juventude brasileira.
Isso nada mais é, do que uma continuidade daquelas caminhadas que Jesus fazia em seu tempo de anúncio do Reino de Deus, onde uma multidão O seguia, pra onde Ele ia.
Mas, uma coisa permanece inalterada como nos tempos da caminhada de Jesus, pois, a mesma multidão O segue, simplesmente por saber que Ele tem a vida, mas não responde com a própria vida aquilo que ouve Jesus pregar e ensinar.
O que impede os jovens de responder com alegria e fidelidade ao chamado de Jesus? O que permanece difícil para renunciar, como o jovem do Evangelho (Mt 19, 6ss), que descobriu as maravilhas de Jesus, mas não teve a coragem de seguí-Lo?
RENUNCIAR! Este é o mistério da dificuldade em responder ao chamado de Jesus?
O que Jesus nos pede para renunciar? Será que é tão difícil renunciar a tudo que nos faz mal, para começar a fazer a vontade de Deus, que só nos faz bem?
Aí está a grande dificuldade dos jovens e de todos os Cristãos: renunciar a vida passada e viver a nova vida pregada e ensinada por Jesus. Jesus não promete uma vida sem problemas, sem sofrimentos, sem tribulações, sem pedras no caminho, sem dores e sem lutas. Esta é a grande barreira que nos impede de fazer a vontade de Deus, pois não abrimos mão das seguranças que o mundo "nos dá"! Achamos que a nossa segurança está em ter tudo aquilo que passamos a desejar em nossa caminhada pela vida. Vamos construindo uma muralha entre nós e Jesus, pois, quanto mais entramos na pedagogia do mundo, mais distraímos aos ensinamentos de Jesus e à verdade que nos dá a vida.
O jovem cresce desejando e buscando construir o seu mundo, conforme o mundo vai lhe ensinando; abrir mãos disso, torna-se o maior desafio quando se conhece e experimenta o Amor de Jesus. Por isso O seguimos, mas somente em procissão, pois não aderimos com a nossa vida aquilo que somos chamados a fazer.
Coragem, jovens, coragem! Jesus não nos engana com as Suas promessas. Se Ele promete a vida eterna, vamos experimentar caminhar com Ele e antecipar os gozos celestiais, mesmo sabendo que o maior presente ainda não teremos neste mundo, mas lá onde Deus Pai nos espera de braços abertos, com aquele lindo e sublime no Seu rosto.
Deus seja louvado!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário