domingo, 17 de janeiro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - PARTILHA




Meus irmãos em Cristo Jesus...

É com muita alegria que nos unimos neste dia do Senhor, segundo domingo do tempo comum, onde a liturgia nos traz leituras que formam um conjunto da manifestação do Amor de Deus.

As Bodas de Caná é a primeira manifestação pública de Jesus, que juntamente com sua mãe Maria Virgem e os Seus discípulos, foram convidados para participarem da referida festa. Uma das características do agir de Maria está inserida nesta passagem bíblica, onde a sua forma de mostrar a familiaridade com Jesus se faz presente.

Começamos pelo detalhe da sua atenção, em participar na intimidade da vida das pessoas. Foi ela quem percebeu que estava começando a faltar vinho, o que seria uma total falta de consideração com todos os convidados se o vinho chegasse a acabar. Por ela estar em disponibilidade para servir, ela foi logo levando ao conhecimento do Seu filho Jesus este fato. Ninguém a pediu para intervir, foi ela mesma que tomou a iniciativa, pois ela está sempre de olho em tudo!

A resposta de Jesus para com sua mãe, dá uma impressão de que Ele foi duro: "Mulher, porque me dizeis isso? Minha hora ainda não chegou" (v.4). Podemos nos lembrar que este termo usado por Jesus: "mulher", tem um significado muito especial, pois Maria não é somente a mãe de Jesus e nossa, mas a nova Eva, ou seja, a nova Mulher. Em Maria inaugurou-se a nova humanidade, nascida em Jesus. Do homem Adão, Deus fez a mulher, e da nova Eva, Deus fez nascer o novo homem. Em Maria, Deus inaugurou o novo homem. Portanto, Jesus não foi criado como Adão, mas foi gerado no seio virginal da nova Mulher!

Passamos a diante, e começamos a perceber a forma com que Jesus faz as coisas acontecerem; ele não faz nenhum alvoroço e nem faz nada sozinho, como se dependêssemos apenas Dele para vermos sua Glória. Lembramos, também, que Maria simplesmente parece ignorar as palavras de seu filho e vai logo dizendo aos discípulos para fazer tudo conforme Jesus disser, mostrando com isso, total confiança e esperança que Ele vai dar um jeito naquela situação.

No gesto de responder a sua Mãe que ainda não tinha chegado a sua hora, Jesus quis dizer que ainda não seria ainda o tempo para ser manifestado ao mundo, mas como vimos, Ele foi obediente à sua Mãe e tratou logo de responder ao seu pedido. Maria sabia que somente Ele poderia resolver aquela situação, e que este era o momento para iniciar a sua nova vida, ou seja, iniciar o projeto do Pai, como também sabia do que Ele usaria um meio Divino para resolver o problema da falta de vinho.

Seis talhas de pedra pedidas por Jesus que comportam cem litros de água cada uma, representa aproximadamente a um peso de cem quilos cada. Mas, Jesus sabe que somente com a união de todos que se poderá realizar esta tarefa; essa é a pedagogia de Jesus: "todos somos um"! Jesus pede que sejam enchidas as talhas de água, mas não diz que fará algum gesto ou que imporá as mãos sobre aquela água, mas manda levar as talhas para o mestre-sala, sabendo que a obediência desta tarefa, pela fé, e pelo sofrimento deste caminho, acontecerá o milagre da transformação da água em vinho. Jesus mostra que o milagre não acontece como um passe de mágica, mas tão unicamente através da fé e naquilo que é mais necessário e nunca somente para mostrar Seu poder!
Irmãos e irmãs, teríamos muitas coisas a partilhar da Bodas de Caná, mas precisamos antes de tudo, refletir naquilo que tocou em nossos corações.

Que Maria, nossa Mãe e Mestra, esteja sempre disponível para nos levar a Jesus e abrir nossos corações para percebermos tudo que Ele nos disser!

Deus seja louvado e adorado por toda a eternidade!

Carlos Alberto Batista- Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário