domingo, 6 de maio de 2012

CANÇÃO NOVA - EVANGELIZAÇÃO


COMO UM JOVEM MANTERÁ PURA A SUA VIDA?

ARTIGOS

Conteúdo enviado pelo internauta Thiago Puccini (Jovens Sarados - Missão Barra Funda)
Juventude à flor da pele, a pressão de determinadas pessoas, a influência da mídia, os novos valores adotados pela sociedade, um mundo com uma mentalidade predominantemente impura. Diante disso, o jovem cristão se pergunta: “Será que é possível ser puro?”. Realmente é difícil, muito difícil. Mas não é impossível!
Paul Claudel, filósofo francês, disse, certa vez, que rapazes e moças não foram feitos para o prazer, mas para o desafio. Então, como alcançar a pureza? Há vários caminhos. Um deles é a vivência da castidade, chamada por São Pedro Damião de a “rainha das virtudes”.
De acordo com o teólogo Jason Evert, a castidade é uma virtude, é a fortaleza que uma pessoa tem para usar a sexualidade de acordo com o plano de Deus.
Nos programas vulgares de televisão e nos sites pornográficos, há maldade escondida nas palavras. Nessa confusão toda, como ser casto? São Carlos Borromeu afirma: “é impossível que te conserves casto, se não vigiares continuamente sobre ti mesmo, pois a negligência traz consigo muito facilmente a perda da castidade.
Professor Felipe Aquino fala sobre a castidade
Percebe-se, aqui, a necessidade de dominar-se para ter uma vida casta. Como disse o professor Felipe Aquino, apresentador do programa Escola da Fé, na TV Canção Nova, “ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz”. Para possuir-se a si próprio demandam-se meses, até anos!
Ninguém está imune. Como São Gregório disse, “ainda que expulsemos os maus pensamentos que costumam seguir o olhar voluntário, eles deixam sempre uma mancha na alma”. Sendo assim, precisamos ser limpos, lavados com o Sangue de Cristo, purificados ao olhar para Jesus Sacramentado e aprendendo com o exemplo de Maria. Preenchendo os pensamentos, busquemos as coisas do Alto!
Para se manterem puros e não pecarem, São Francisco revolveu-se na neve e São Bernardo mergulhou num tanque gelado. E você, o que pretende fazer?
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário