quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FORMAÇÃO - CANÇÃO NOVA



Coerência no Seguimento a Cristo

Por melhor que seja o caminho que optamos seguir, as nossas ações neste caminho que é bom, depende das nossas escolhas. Um coração orgulhoso mesmo estando em um caminho bom, pode se perder em si mesmo, em seus caprichos, vaidades. Um homem que compete um pensamento com outro, que quer ser melhor do que todos, que deseja ser elogiado, sabemos que a vangloria não nos leva para o céu. Se o nosso caminho é seguir o mestre, então vamos nos recordar:
Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”(Mc 9,30-37) ou “Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5,38)
ser humilde
Foto Wesley Almeida
Se não conseguimos viver esses ensinamentos nas situações rotineiras, nos enganamos a respeito da decisão que fizemos em seguir Jesus; Afinal o seguimento a Cristo é exigente, e só um coração humilde é capaz de responder concretamente ao chamado do Senhor em sua vida.
Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.
( Mt 16,24)
Nós falamos que queríamos ser discípulos de Jesus, mas estamos cumprindo aquilo que respondemos? As renúncias estão acontecendo? Naquilo que falo, tenho pesado as palavras? Estamos de fato carregando a nossa cruz?

Lembrando a parábola do jovem rico, pensamos logo que nem ousou tentar seguir jesus; Porém não sabemos se aquele homem iria ser fiel a exigência do seguimento, talvez nem mesmo ele soubesse disso. O jovem rico poderia ter dado todos os bens aos pobres e ter seguido com o coração insatisfeito, ainda corrompido por aquilo que é material, ter seguido “no mais ou menos”, só porque precisava dar uma resposta positiva para o Senhor. Ele foi sincero consigo mesmo e com Jesus, percebeu que não conseguiria viver assim tal exigência, e foi embora muito triste.
Será exigido de nós de acordo com nosso comprometimento, compromisso que assumimos diante do Senhor. De acordo com os nossos pensamentos, nossas palavras e ações. É preciso lutar contra nosso orgulho que nos corrompe a cada dia, e nos afasta de Deus sem que percebamos. Não somos melhores que ninguém, apenas olhemos pra Jesus e imitemos as suas ações. Quando isso começar a acontecer na nossa vida, estaremos correspondendo coerentemente com a nossa escolha.
A humildade nos humilha ao ponto do nosso orgulho nos sufocar, pois este mau sentimento não quer morrer em nós. Esse orgulho nos leva a querer saborear um gosto de vitória em cima do nosso irmão, em uma disputa desenfreada de querer ser melhor e o primeiro. Precisamos agir com maturidade e sabedoria diante desses sentimentos e situações. O Espírito Santo é quem guia o coração humilde a fazer o que agrada o coração de Deus.
Vamos falar com Deus onde quer que estejamos agora, vamos falar como estamos, como temos agido nos últimos dias, o que precisa ser mudado em nós, no nosso temperamento, gestos, palavras, nos nossos relacionamentos com as pessoas ao nosso lado. Coloquemos as dificuldades que temos diante do Senhor e peçamos o Espírito Santo para converter, mudar o nosso ser. Apresentemos as pessoas que para nós são difíceis de lidar. Dai-nos a graça de vivermos a coerência da nossa decisão em ti seguir, que a tua palavra Senhor que nos seduziu seja mais forte que as nossas fraquezas humanas.

FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário