segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS


                           




                   NOSSA MISSÃO: COMPROMISSO TOTAL COM JESUS!



                "Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda                            maiores do que estas." (Jo 14, 17b)  




                          Iniciamos a nossa partilha refletindo essas palavras         de Jesus. Este diálogo que vemos acima, aconteceu       naqueles         últimos encontros que Jesus teve com seus discípulos antes de começar o caminho do calvário. Na oportunidade, Jesus  se   viu envolvido com as         dúvidas apresentadas pelos discípulos em relação à sua pessoa e a sua    afinidade com o Pai.  Os   discípulos     não conseguiam entender apenas   com         a inteligência, o que Jesus tentava explicar com suas palavras.       Podemos perceber que Jesus falava claramente da sua intimidade do Pai, mas  para os discípulos isso era impossível de se entender. Filipe chegou a pedir Jesus que lhes mostrassem o Pai, pois isso já bastava (Cef. Jo 14, 8),  mas Jesus respondeu com a simplicidade de sempre: "Quem me viu, tem    visto o Pai." (Jo 14, 9)


Transportando para os dias de hoje, essa dificuldade de entender     Jesus ainda permanece em cada um de nós, batizados que   somos.          Em sua caminhada com os discípulos pelo tempo em que se manifestou           como sendo o Messias, Filho de Deus, Jesus vivia tudo  aquilo que ensinava        e pregava. Todos os que O seguiram, viam Nele,     com seus próprios olhos, toda a Sua ação, principalmente os seus escolhidos. Mas, isso não    era   o suficiente  para poderem entender a pedagogia do mestre, pois          para entender Jesus é preciso vivê-Lo. Aí se concentra toda a nossa    dificulda- de, assim, como é a de todos os cristãos, de todos os tempos.  Quanto aos discípulos, eles não poderiam entender as coisas concretamente,    mesmo vendo Jesus vivendo o que ensinava, porque todos eles somente    tinham sido  batizados com o batismo de João Batista, o batismo com água,      ou seja, batismo do arrependimento,  e ainda não com o Espírito Santo Reve-
lador.


Podemos perceber que entre Jesus vivendo verdadeiramente na    pessoa humana com seus discípulos, e agora em nossos tempos, conosco,    existe uma certa semelhança, mesmo sabendo que hoje somos batizados         na água e no Espírito: as dificuldades são as mesmas! Se hoje       possuímos o Espírito de Deus para nos revelar dentro de nós tudo que         precisamos, porque temos as mesmas dificuldades dos discípulos, sendo que eles    não tinham sido batizados com o Espírito Santo? Essa resposta é a         mesma para todos os tempos: FÉ! Eis a nossa maior dificuldade de entender         e viver Jesus! Somente pela fé os discípulos poderiam entender e viver aquilo que Jesus vivia e ensinava; também,  hoje, só poderemos  entender e viver Jesus vivo em nós, através da fé. Se foi impossível para os  discípu-   los ver Deus em Jesus, o mesmo acontece conosco: hoje, precisamos     vi-
ver sob ação do Espírito Santo que possuímos e não sob o nosso     instinto
humano que é ferido mortalmente pelo pecado.

Portanto, quando nossos pais decidiram pelo nosso batismo, ao      mesmo tempo em que fomos apresentado ao Nosso Deus Criador, também      fo-
mos adquiridos por Ele, e a Ele precisamos prestar nosso auxílio. Deixamos de ter unicamente a nossa natureza ferida pelo pecado como  o sentido da vida,  mas no batismo e no Crisma, recebemos a adoção        de filhos de Deus, como o próprio Jesus. E como  Jesus, recebemos a  mesma missão de colaborar na obra de salvação. Como os discípulos, Jesus  esco- lhe a quem se abre e se doa, sem medo  e com total confiança Nele,   mes- mo que todas as dificuldades inerentes à missão tentem nos     desanimar. Somos filhos de Deus e,   como filhos, precisamos ser obedientes ao     Pai. Este é o nosso chamado, essa é a nossa missão!



Deus seja louvado e adorado!


Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário