quarta-feira, 3 de outubro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS





                              JESUS QUER CURAR AS NOSSAS FERIDAS PARA VIVERMOS  UMA VIDA NOVA


                                   

                                  "É do coração que saem as más intenções" (Mt 15, 19)




           "Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e grita- ria, ultrajes e toda espécie de  maldade (Ef 4,31). Este é o convite que    Paulo Apóstolo faz a cada um de nós, através de suas palavras pronunciadas     na carta aos efésios. No entanto, o convite vem acompanhado de um   chamado de Jesus para segui-Lo pelo Caminho da conversão  e da   cura  de nossos co- rações. Durante a nossa vida, vamos acumulando em nossos corações todas as situações dolorosas que vão criando uma casca que acaba   transforman- do nossos sentimentos e dilacerando a nossa alma. 

A nossa natureza humana nos capacita entender toda a vontade de     Deus, nosso Criador, mas diante de um coração machucado   e envolvido por  esta casca que o endurece e lhe tira a sensibilidade para querer e fazer o      bem, acabamos sempre fazendo    as nossas escolhas sem discernir seus frutos. 
O que fazemos e vivemos sem estar completamente envolvidos na Luz        de Jesus, sempre vai causar danos para nós e para os    outros, principalmente para aqueles mais próximos de nós. Quando o coração começa a      guardar tudo que vivemos,  fatalmente perderemos o controle sobre ele: "O coração é 
o que há de mais enganador e dificilmente se cura. Quem poderá     entendê-
lo?
Assim podemos ler no livro de Jereminas (17, 9), onde o Senhor nos dá      um princípio eterno daquilo que somente Ele sabe. 

Como vemos, Deus nos fala de como é difícil curar um coração ferido,      ma- chucado, marcado pelas dores e cheio de coisas  passadas.    E o que      mais fazemos, é aquilo que nunca poderíamos fazer, que é acumular coisa velhas  dento de nós. 
Esse acúmulo vai transformando o nosso interior em escuridão. Diante  dis- so, passamos a viver sem rumo e sem direção. Mas, o que Jesus nos propõe é dar uma oportunidade a nós mesmos, afim de esvaziar o nosso interior,      o   que a Santa Igreja chama  de"mortificação". É um processo de cura interior, onde a mortificação significa matar a pessoa velha aos poucos,   arrancando de dentro do coração tudo que é velho. Isso significa uma condição de purifi- cação interior, onde podemos e precisamos voltar a ter um coração puro como de uma criança. Isso também nos custa muito, pois tem um sentido de poda, e podar dói. Renunciara todas as coisas que para nós era uma vida, nos custa muito. Mesmo sendo coisas nocivas para o nosso bem. Guardamos coisas ruins, como se fizessem parte de nós, por isso não renunciamos com facilidade. Mas, não tem outro jeito, precisamos nos esvaziar inteiramente para podermos nos encher de algo que realmente é a nossa vida:      Espírito  
Santo!      


Foi para isso que Jesus cumpriu toda a vontade do Pai: para que todos nós sejamos homens novos, vivendo em Seu Amor.
Que sejamos corajosos em abrir o nosso coração para Jesus entrar e curá-lo. Isso ocorrerá em nossas orações diárias, no Sacramento da Penitência,  em nossos encontros pessoais com Cristo, principalmente na Eucaristia.    Mas, não podemos  desanimar,

pois teremos que lutar bravamente conosco mesmo, pois é uma luta espiritual, pessoal e instransferível.


Quanto mais puro o nosso coração, mais perto de Deus estaremos. É justo que Deus se revele apenas àqueles que acreditam  em 

Jesus e purificam o seu coração, pois o Reino de Deus está dentro de nós"



Deus seja louvado e adorado!


Carlos A. Batista - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário