quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS


             


              NÃO FOMOS EDUCADOS PARA APRENDER DE DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA


          "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus" (Jo 1, 1)


                 Estamos vivendo num período, onde tudo se tornou muito simples e numa velocidade inacreditável. Tudo acontece rapidamente e se transforma na mesma velocidade. O que hoje é moderno, amanhã já pode estar ultrapassado. A tecnologia é tão futurista, que se conhece hoje o que ainda não existe. Hoje já se projeta alguma coisa para ser usada nos anos seguintes, tornando-se ultrapassado o que hoje seria moderno.

No campo da espiritualidade, estamos atrasados quando se trata do assunto da fé. Nossos pais nasceram numa época onde a fé era baseada nas tradições. Onde se lia muito pouco, e no campo das informações tudo era demorado, ou proibido. A Bíblia era um produto de difícil acesso e quem a possuía, era somente para ficar aberta sobre o suporte, aberta na mesma página por anos e anos.

Nesse tempo de modernidade, internet, onde as informações "bombam" a cada instante, informando a cada segundo o que acontece pelo mundo, onde todos estão on line e interligados, a leitura no papel está ficando cada dia mais ultrapassada, onde os livros e revistas passaram a ser virtuais. Jornais, livros e revistas estão sendo acessadas nas redes sociais e nos sites, e a leitura no papel cada dia menos acessada. A Bíblia está nesta situação, pois são poucos  os que descobriram nela o sentido da vida, onde a modernidade não tirou e nem diminuiu a sua importância. 

Mas, essa maturidade de fé e certeza de que a nossa vida não tem sentido sem a Palavra de Deus, expressa e declarada na Bíblia, não é, na maioria das vezes, uma herança dos nossos pais. No meu caso, vim a conhecer a Bíblia depois que casei. Para mim, aquele livro grande que eu via em certas casas, pois não eram comum em todas, fazia apenas parte da decoração, pois ninguém nunca me falou do seu conteúdo. Eu não conhecia o significado de nenhum símbolo cristão, nem o significado de Jesus morto na cruz era realmente explicado com a riqueza de detalhes que ele merece.

Portanto, a Palavra de Deus que hoje se transformou em carne através de Jesus, precisa ser integralmente conhecida e vivida por cada um de nós. Esta Palavra só tem fundamento se transformada em vida, que são palavras proclamadas, sentidas e vividas. As pessoas só têm uma fonte para conhecer Deus: através da vida de alguém que vive e proclama a Boa Nova trazida por Jesus. O único sinal que Deus dá ao mundo e às pessoas, é através de alguém que, na sua liberdade, tomou a inciativa de conhecer, aprender, viver e colocar em prática a Palavra de Deus expressa na Bíblia. Quando isso acontece, esta pessoa é inspirada a se unir à Santa Igreja, pois esta nova vida o lançará aos confins do mundo para anunciar aquilo que abriu os olhos do seu coração e deu vida à sua alma.

O mundo vive uma dura realidade, pois, a secularização trouxe velocidade nas horas; onde tudo precisa ser rápido, senão perde-se espaço e oportunidades. Vivemos uma geração "miojo", onde a rapidez tomou conta da qualidade de vida. As pessoas não têm mais tempo para escolher o melhor e buscar aquilo que lhe dá verdadeiro sentido para sua vida. Fieis reclamam do tempo das celebrações, cultos e missas. Ninguém mais perde seu tempo visitando amigos e parentes. 

Quando estávamos disponíveis para conhecer Jesus, a Bíblia era quase inacessível. Agora que temos todos os meios e facilidades para o acesso, não temos tempo!

Que Deus tenha piedade da nossa preguiça e infidelidade para acessar seu site oficial!


Carlos - Comunidade Pedras Vivas






       


                   

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

      


   ESTAMOS PREPARADOS PARA O SOFRIMENTO?


"No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!" (Jo 16, 33)

               Momentos como esses em que tragicamente morreram mais de 230 jovens na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, servem para refletirmos sobre o sofrimento que estão passando os familiares, parentes, amigos e, porque não dizer, toda a humanidade que toma conhecimento do fato ocorrido. A fatalidade não manda recado, vem inesperadamente, mesmo a gente conhecendo os riscos que estamos passando. 

Naquilo que propomos partilhar através desses fatos, podemos nos perguntar se existe alguma receita pronta para podermos nos preparar para acontecimentos que promoverão dores e sofrimentos em nossas vidas. Se existe, onde poderemos recorrer para obter esta receita? A única resposta que podemos dar, está em Jesus Cristo, o Filho de Deus! 

Quando buscamos na história da salvação uma resposta firme, concreta e verdadeira para as nossas dúvidas, encontraremos em Jesus tudo aquilo que precisamos para compreender a nossa humanidade. Não se trata de algo novo, mas a Boa Nova anunciada  por Jesus em nosso mundo, onde instaurou o Reino de Deus, nos remetem a buscar dentro de nós, todas as respostas que precisamos para entendermos a nossa própria vida. 

Aquilo que arranhou a nossa natureza e nos fez herdar a morte, falamos do pecado, não só feriu mortalmente a nossa dignidade de filhos de Deus, como também, tirou a nossa capacidade de viver nossos sofrimentos, através da nossa própria capacidade humana.
No entanto, somente em profunda comunhão com Deus, em Jesus, pela força do Espírito Santo, seremos capazes de suportar, sem perder a essência do Amor, qualquer sofrimento que bater em nossa porta. Sim! Somos capazes de suportar, assim como Jesus suportou, todos os tipos de sofrimentos que por ventura vierem em nossas vidas. Como poderemos crer nisso? Obedecendo a nossa fé cristã! 

Todos nós, batizados e portadores do Espírito Santo, somos capazes de responder com a nossa própria vida, tudo aquilo que Jesus nos prometeu através dos Apóstolos e dos discípulos: "Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai." (Jo 14, 12)

Portanto, viver e sofrer...Sofrer e amar, jamais será um peso maior do que aquele sofrido e vivido por Jesus, pois o seu Amor foi tanto, que acabou precisando morrer como o pior homem do mundo para nos salvar.

Que sejamos corajosos e decididos, escolhendo o Espírito Santo que habita em nós, como o nosso único mediador entre nós e a nossa humanidade.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas
         
      

REVOLUÇÃO JESUS - CANÇÃO NOVA

http://blog.cancaonova.com/revolucaojesus/2013/01/28/onde-estava-deus/

FONTE: Canção Nova

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                                   
                                  UM NOVO TEMPO NA IGREJA

                     A Igreja Católica Apostólica Romana é jovem porque não pára no tempo


                    O que não podemos afirmar é que a Igreja Católica é velha. Se existe uma instituição fincada neste mundo que vive com perfeição o sinal dos tempos, essa é a Igreja Católica. Jesus é um  bebê, um adolescente, um jovem, um adulto e um idoso. Jesus é um ser em todos. Se a nossa fé cristã se funde num Jesus vivo, sendo cabeça e fonte de vida da Igreja, todos nós, batizados, nos tornamos Cristos num mundo onde existem homens de todas as idades. A Igreja tem o poder de garantir a dignidade de cada ser humano, sabendo das suas necessidades em qualquer parte do mundo, em todas as culturas. Tem o poder de defender a vida, onde existir um ser vivente. 
Numa cultura onde o poder se torna o objetivo principal dos governantes, a Igreja anuncia um Jesus que se mostra pobre. Num mundo onde a realização pessoal é disputada a unhas e dentes, a Igreja ensina que a nossa pátria, a nossa vida verdadeira não está aqui. Portanto, se a Igreja fosse envelhecida pela sua idade cronológica, a caducidade seria o maior empecilho para fazer Jesus ser revelado num mundo globalizado e moderno. Mas, graças a Jesus, que é o mesmo de ontem, de hoje e de sempre, a Igreja está realmente, na frente de qualquer outra instituição, cultura e costumes. Nada e ninguém pode enganar a Igreja, pois a Igreja é o próprio Deus, em Jesus!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                           

                               O QUE GANHA A IGREJA COM ESSE GRANDE EVENTO DA JMJ?


                  Jovens do mundo inteiro são chamados a fazerem uma experiência pessoal com Jesus na JMJ



                        Inspirada pelo nosso querido Papa João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude tem levado jovens do mundo inteiro a fazerem um encontro pessoal com Cristo, não somente aqueles que participam como peregrinos, mas principalmente pelos jovens que se inscrevem para serem voluntários, pois esses participam mais ativamente no trabalho missionário e têm oportunidade de viver a JMJ com uma espiritualidade de trabalho e partilha, envolvendo-se com a pedagogia do próprio Senhor Jesus, onde a caminhada de convivência fraterna ajuda a discernir melhor o Caminho do Mestre.

Em cada evento, jovens se inscrevem para o trabalho voluntário, e no Rio de Janeiro espera-se mais de 60.000 deles. A oportunidade de fazer amigos, oração, partilha, convivência fraterna, formação religiosa e outros aspectos, contribuem para que o jovem encontre meios eficazes para ver Jesus na pessoa de quem está fazendo esta caminhada. Sim, é na simplicidade de um trabalho, de uma caminhada, que Jesus se manifesta com mais facilidade, já que Ele não se esconde ao coração de quem se doa. É nesta espiritualidade de doação de si mesmo, que o jovem tem um encontro com Jesus vivo e ressuscitado. Temos tido vários testemunhos de jovens voluntários que descobriram a sua verdadeira vocação durante a Jornada, e aqueles casos onde também se abriram para dar o verdadeiro sentido em suas vidas.

Este é o principal objetivo da JMJ: fazer com que o jovem encontre no outro jovem a razão de ser cristão e de passar a desejar conhecer a pessoa de Jesus. A linguagem do jovem, seus desejos, suas metas, suas dificuldades pessoais, sua cultura, seus costumes e a sua fé, levam o outro jovem a despertar-se do seu sono e a levantar-se com coragem para seu novo Caminho. Quem faz uma experiência de Amor com Jesus, não volta pelo mesmo caminho. Seus passos começam a tomar outra direção e Jesus passa a ser o seu alvo. Assim, com esta certeza, João Paulo II nos deixou esta porta para entrarmos no Caminho da Santa Igreja, pois ela é aberta a todos que desejam um mundo novo, e ao descobri-lo, se juntam àqueles que estão na luta para a construção nunca parar.

Teremos muitas coisas a dizer sobre a Jornada Mundial da Juventude, porém, nosso desejo se une ao desejo de Jesus, que é levar a Boa Nova a todos os povos, e cada jovem é chamado a ser operário desta messe.

Deus seja louvado!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas