segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

      


   ESTAMOS PREPARADOS PARA O SOFRIMENTO?


"No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!" (Jo 16, 33)

               Momentos como esses em que tragicamente morreram mais de 230 jovens na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, servem para refletirmos sobre o sofrimento que estão passando os familiares, parentes, amigos e, porque não dizer, toda a humanidade que toma conhecimento do fato ocorrido. A fatalidade não manda recado, vem inesperadamente, mesmo a gente conhecendo os riscos que estamos passando. 

Naquilo que propomos partilhar através desses fatos, podemos nos perguntar se existe alguma receita pronta para podermos nos preparar para acontecimentos que promoverão dores e sofrimentos em nossas vidas. Se existe, onde poderemos recorrer para obter esta receita? A única resposta que podemos dar, está em Jesus Cristo, o Filho de Deus! 

Quando buscamos na história da salvação uma resposta firme, concreta e verdadeira para as nossas dúvidas, encontraremos em Jesus tudo aquilo que precisamos para compreender a nossa humanidade. Não se trata de algo novo, mas a Boa Nova anunciada  por Jesus em nosso mundo, onde instaurou o Reino de Deus, nos remetem a buscar dentro de nós, todas as respostas que precisamos para entendermos a nossa própria vida. 

Aquilo que arranhou a nossa natureza e nos fez herdar a morte, falamos do pecado, não só feriu mortalmente a nossa dignidade de filhos de Deus, como também, tirou a nossa capacidade de viver nossos sofrimentos, através da nossa própria capacidade humana.
No entanto, somente em profunda comunhão com Deus, em Jesus, pela força do Espírito Santo, seremos capazes de suportar, sem perder a essência do Amor, qualquer sofrimento que bater em nossa porta. Sim! Somos capazes de suportar, assim como Jesus suportou, todos os tipos de sofrimentos que por ventura vierem em nossas vidas. Como poderemos crer nisso? Obedecendo a nossa fé cristã! 

Todos nós, batizados e portadores do Espírito Santo, somos capazes de responder com a nossa própria vida, tudo aquilo que Jesus nos prometeu através dos Apóstolos e dos discípulos: "Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai." (Jo 14, 12)

Portanto, viver e sofrer...Sofrer e amar, jamais será um peso maior do que aquele sofrido e vivido por Jesus, pois o seu Amor foi tanto, que acabou precisando morrer como o pior homem do mundo para nos salvar.

Que sejamos corajosos e decididos, escolhendo o Espírito Santo que habita em nós, como o nosso único mediador entre nós e a nossa humanidade.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas
         
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário