quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS


             


              NÃO FOMOS EDUCADOS PARA APRENDER DE DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA


          "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus" (Jo 1, 1)


                 Estamos vivendo num período, onde tudo se tornou muito simples e numa velocidade inacreditável. Tudo acontece rapidamente e se transforma na mesma velocidade. O que hoje é moderno, amanhã já pode estar ultrapassado. A tecnologia é tão futurista, que se conhece hoje o que ainda não existe. Hoje já se projeta alguma coisa para ser usada nos anos seguintes, tornando-se ultrapassado o que hoje seria moderno.

No campo da espiritualidade, estamos atrasados quando se trata do assunto da fé. Nossos pais nasceram numa época onde a fé era baseada nas tradições. Onde se lia muito pouco, e no campo das informações tudo era demorado, ou proibido. A Bíblia era um produto de difícil acesso e quem a possuía, era somente para ficar aberta sobre o suporte, aberta na mesma página por anos e anos.

Nesse tempo de modernidade, internet, onde as informações "bombam" a cada instante, informando a cada segundo o que acontece pelo mundo, onde todos estão on line e interligados, a leitura no papel está ficando cada dia mais ultrapassada, onde os livros e revistas passaram a ser virtuais. Jornais, livros e revistas estão sendo acessadas nas redes sociais e nos sites, e a leitura no papel cada dia menos acessada. A Bíblia está nesta situação, pois são poucos  os que descobriram nela o sentido da vida, onde a modernidade não tirou e nem diminuiu a sua importância. 

Mas, essa maturidade de fé e certeza de que a nossa vida não tem sentido sem a Palavra de Deus, expressa e declarada na Bíblia, não é, na maioria das vezes, uma herança dos nossos pais. No meu caso, vim a conhecer a Bíblia depois que casei. Para mim, aquele livro grande que eu via em certas casas, pois não eram comum em todas, fazia apenas parte da decoração, pois ninguém nunca me falou do seu conteúdo. Eu não conhecia o significado de nenhum símbolo cristão, nem o significado de Jesus morto na cruz era realmente explicado com a riqueza de detalhes que ele merece.

Portanto, a Palavra de Deus que hoje se transformou em carne através de Jesus, precisa ser integralmente conhecida e vivida por cada um de nós. Esta Palavra só tem fundamento se transformada em vida, que são palavras proclamadas, sentidas e vividas. As pessoas só têm uma fonte para conhecer Deus: através da vida de alguém que vive e proclama a Boa Nova trazida por Jesus. O único sinal que Deus dá ao mundo e às pessoas, é através de alguém que, na sua liberdade, tomou a inciativa de conhecer, aprender, viver e colocar em prática a Palavra de Deus expressa na Bíblia. Quando isso acontece, esta pessoa é inspirada a se unir à Santa Igreja, pois esta nova vida o lançará aos confins do mundo para anunciar aquilo que abriu os olhos do seu coração e deu vida à sua alma.

O mundo vive uma dura realidade, pois, a secularização trouxe velocidade nas horas; onde tudo precisa ser rápido, senão perde-se espaço e oportunidades. Vivemos uma geração "miojo", onde a rapidez tomou conta da qualidade de vida. As pessoas não têm mais tempo para escolher o melhor e buscar aquilo que lhe dá verdadeiro sentido para sua vida. Fieis reclamam do tempo das celebrações, cultos e missas. Ninguém mais perde seu tempo visitando amigos e parentes. 

Quando estávamos disponíveis para conhecer Jesus, a Bíblia era quase inacessível. Agora que temos todos os meios e facilidades para o acesso, não temos tempo!

Que Deus tenha piedade da nossa preguiça e infidelidade para acessar seu site oficial!


Carlos - Comunidade Pedras Vivas






       


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário