quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                           

                               O QUE GANHA A IGREJA COM ESSE GRANDE EVENTO DA JMJ?


                  Jovens do mundo inteiro são chamados a fazerem uma experiência pessoal com Jesus na JMJ



                        Inspirada pelo nosso querido Papa João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude tem levado jovens do mundo inteiro a fazerem um encontro pessoal com Cristo, não somente aqueles que participam como peregrinos, mas principalmente pelos jovens que se inscrevem para serem voluntários, pois esses participam mais ativamente no trabalho missionário e têm oportunidade de viver a JMJ com uma espiritualidade de trabalho e partilha, envolvendo-se com a pedagogia do próprio Senhor Jesus, onde a caminhada de convivência fraterna ajuda a discernir melhor o Caminho do Mestre.

Em cada evento, jovens se inscrevem para o trabalho voluntário, e no Rio de Janeiro espera-se mais de 60.000 deles. A oportunidade de fazer amigos, oração, partilha, convivência fraterna, formação religiosa e outros aspectos, contribuem para que o jovem encontre meios eficazes para ver Jesus na pessoa de quem está fazendo esta caminhada. Sim, é na simplicidade de um trabalho, de uma caminhada, que Jesus se manifesta com mais facilidade, já que Ele não se esconde ao coração de quem se doa. É nesta espiritualidade de doação de si mesmo, que o jovem tem um encontro com Jesus vivo e ressuscitado. Temos tido vários testemunhos de jovens voluntários que descobriram a sua verdadeira vocação durante a Jornada, e aqueles casos onde também se abriram para dar o verdadeiro sentido em suas vidas.

Este é o principal objetivo da JMJ: fazer com que o jovem encontre no outro jovem a razão de ser cristão e de passar a desejar conhecer a pessoa de Jesus. A linguagem do jovem, seus desejos, suas metas, suas dificuldades pessoais, sua cultura, seus costumes e a sua fé, levam o outro jovem a despertar-se do seu sono e a levantar-se com coragem para seu novo Caminho. Quem faz uma experiência de Amor com Jesus, não volta pelo mesmo caminho. Seus passos começam a tomar outra direção e Jesus passa a ser o seu alvo. Assim, com esta certeza, João Paulo II nos deixou esta porta para entrarmos no Caminho da Santa Igreja, pois ela é aberta a todos que desejam um mundo novo, e ao descobri-lo, se juntam àqueles que estão na luta para a construção nunca parar.

Teremos muitas coisas a dizer sobre a Jornada Mundial da Juventude, porém, nosso desejo se une ao desejo de Jesus, que é levar a Boa Nova a todos os povos, e cada jovem é chamado a ser operário desta messe.

Deus seja louvado!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas




Nenhum comentário:

Postar um comentário