terça-feira, 2 de março de 2010
LITURGIA DIÁRIA - PARTILHA
QUEM ANUNCIA O EVANGELHO NÃO TEM O DIREITO DE ESVAZIÁ-LO
Irmãos e irmãs, é com alegria no Senhor Jesus que partilhamos a liturgia de hoje: Mt 23,1-12
Existe uma tensão muito grande entre Jesus e os chefes do povo, atestada no Evangelho de Mateus a partir do cap. 21.
Jesus se dirige às multidões e também aos Seus discípulos e declara veementemente para não imitarem as atitudes dos que se dizem mestres, pois eles amarram pesados fardos e colocam nos ombros dos homens. Praticam todas as ações para serem vistos pelos homens. Gostam dos melhores lugares e de receberem saudações em praças públicas. Era assim naquele tempo!
Transportando para os dias de hoje, podemos refletir em nossa vida, nossas ações e em nossos comportamentos e compararmos com as atitudes dos mestres da lei.
Será que não estou sendo um daqueles fariseus, que dizendo estar cumprindo a lei e sendo justo aos olhos de Deus?
Será que estou praticando a verdade do Evangelho e não esvaziando o seu sentido?
Irmãos, todos nós batizados dizemos ser cristãos, mas certamente Jesus está tendo a mesma atitude comigo, tal e qual é narrado no Evangelho.
Preciso rever os meus conceitos de Cristão e discípulo, pois aquilo que se exige deles é uma vida totalmente diferente desta que vivo hoje.
Jesus cobra uma vida voltada para o Amor, onde a verdadeira atitude coloca o próximo como o alvo principal, e não a mim mesmo.
Esquecer-se de mim é começar a entender as palavras de Jesus. Quando passamos a cuidar dos outros, iniciamos o processo de conversão, ou seja, passamos a caminhar nas pegadas de Jesus; a seguí-Lo em seu Caminho; a imitá-Lo em Suas atitudes concretas de Amor, misericórdia, piedade, justiça, fraternidade, coragem e confiança total no Pai.
Deus revela a verdade por este Caminho e não se anda mais perdidamente, sem rumo. Tudo se esclarece e a vida toma outro sentido. Tudo se transforma e passamos a não sermos mais compreendidos pelos que ficam esperando, parados.
O verdadeiro Amor, Deus, é revelado a todos, pois a vida consagrada é exatamente o meio para Jesus ser revelado ao mundo. Esse é o mistério da revelação de Deus. Ele se revela em cada um de nós. Podemos percebê-Lo num milagre acontecido, mas podemos vê-Lo apenas na pessoa de alguém. Deus se revela em cada um de nós que abraçamos a fé e caminhamos com Cristo.
Não temos outro caminho que não seja Jesus!!
Deus seja louvado, adorado e glorificado...!!
Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário