segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

           


               PRECISAMOS VER ATRAVÉS DAS COISAS, DOS FATOS E DAS PESSOAS


                     "Estou vendo as pessoas como se fossem árvores andando" (Mc 8, 24)



                                    Podemos começar a nossa partilha refletindo nesta resposta que o cego     de Betsaida deu a Jesus,  quando Este lhe perguntou se ele estava vendo alguma coisa, tão logo   ter-lhe cuspido em seus olhos e tocado nele. Como podemos notar, o cego via as pessoas, mas as    via
como árvores andando. O fato de Jesus ter lhe tocado e lhe curado da cegueira, foi dando a       ele uma capacidade de ver aos poucos. Antes, não enxergava nada. Na primeira ação de Jesus,         o cego começou a ver as coisas ainda embaralhadas. Posteriormente, Jesus tocou novamente      nos olhos do cego, nisso ele começou a ver tudo claramente. 

Transportando esse fato para a nossa vida, primeiramente necessitamos reconhecer a           nossa cegueira, assim, como reconheceu o cego das páginas Sagradas. Em vista da nossa    incapacidade de ver o que se esconde atrás das aparências, Jesus se colocou à nossa disposição para nos curar. Não será uma cura física, pois já vemos as coisas materiais, porém, uma cura espiritual, onde está a nossa verdadeira cegueira. Se não vemos o que se esconde atrás das aparências, é porque    não buscamos ver através das coisas, dos fatos e das pessoas, mas apenas ver.    Entre ver e perceber existe um abismo. Para encontrar a verdade escondida aos nossos olhos, é necessário              uma profunda comunhão com quem se esconde em nós: O Espírito Santo! Somente Ele é  capaz de  nos     revelar tudo que está escondido. 

A Luz de Deus que habita em cada um de nós, abre ao nosso inconsciente uma porta que    mostra as coisas escondidas aos nossos olhos. Deus se revela e tudo revela. Passamos a discernir,       ou seja, entrar no cerne, no interior de tudo, e até das pessoas. Portanto, não nos custa          trabalho algum, mas somente estando em perfeita comunhão com Quem já habita em nós. Esta é a      única forma de vivermos sem nada ficar escondido. Nada estará oculto, e nada nos enganará. Tudo  que for falado às escondidas será manifestado na Luz. Aquele que discerne tudo não se amolda        ao mundo, mas passa a se conformar com Cristo, a tomar a forma de Cristo. Não se trata de exagero, nem de invenção humana, mas é promessa do próprio Jesus, pois Ele disse: "Quem crê em    Mim fará as obras que Eu faço, e fará ainda maiores do que estas." (Jo 14, 12)

A Santa Igreja possui todos os meios e nos disponibiliza os caminhos para a nossa purificação     e santificação. A Eucaristia possui todos os elementos que alimentam a nossa alma, fortalece         o nosso Espírito, cura as nossas feridas, rompe com todas as barreiras e, mais ainda, é o        próprio Senhor Jesus que se torna, Ele, em nós. Portanto, esse é o nosso Caminho: Jesus vivo! Ele não  só 
cuspirá em nossos olhos e nos tocará, mas Ele todo, em Espírito, Alma, Corpo e Divindade, estará dentro de cada um de nós, batizados em Seu grande Amor.

Por isso, peçamos a Deus Pai e Criador que nos conceda a graça desta cura interior,              onde poderemos sentir a presença viva de Jesus olhando em nós e por nós. Que seja Ele mesmo a usar todo o nosso ser, não para servir a nós mesmos, mas para levar ao mundo e às pessoas o mistério de Amor escondido em nós.

Deus seja Louvado e Adorado. Que a Virgem Maria interceda por nós!

Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas






                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário