sábado, 10 de abril de 2010

LITURGIA DIÁRIA - HOMILIA




AS APARIÇÕES DE CRISTO RESSUSCITADO*

Postado por: Padre Pacheco

10 de abril/2010

As coincidências ou pontos comuns a todas as aparições, segundo encontram-se no relatos das mesmas são estas:
1- A iniciativa é sempre de Cristo, que de maneira inesperada aparece e desaparece, inclusivamente com as portas fechadas. Nenhuma aparição aparece de noite nem em sonhos, nem é provocada pela ilusão, expectativa ou alucinação do grupo dos discípulos.
2- Jesus não é reconhecido no primeiro momento. Os discípulos duvidam e mostram-se resistentes em acreditar. Isso motiva que ele apresente sinais e indícios da sua identidade.
3- Mediante um processo gradual de fé, o Senhor é reconhecido num segundo momento, graças a uma palavra, um sinal (por exemplo, as chagas) ou outro gesto característico que vence as suas hesitações inicias e os leva à certeza total: é Jesus ressuscitado. Estão totalmente seguros. Por isso dirão depois, inclusivamente até ao martírio: somos testemunhas.
4- Finalmente, o mandato missionário, a missão, o envio para o testemunho e a evangelização. Para esta missão da Igreja, que é a mesma de Jesus, ele dá-lhes a força e o dinamismo do seu Espírito.
A primeira leitura mostra-nos o serviço incondicional dos apóstolos para este mandato missionário de Jesus. Pedro e João estão diante do sinédrio por causa do enfermo curado no templo. Perante o apoio popular, o conselho não pode castigar os apóstolos, mas proíbe-os de falar de Jesus. A réplica de Pedro e João é terminante: temos que obedecer a Deus antes que a vós; e não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos.
Admirável exemplo da audácia apostólica para os cristãos de todos os tempos, incluindo os nossos. Apesar de todas as ameaças e proibições, não podemos ceder no anuncio e testemunho de Cristo ressuscitado.
Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 187-188. Paulus: 2000.

FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário