segunda-feira, 26 de abril de 2010

REFLEXÃO


EU SOU O BOM PASTOR E CUIDO DO MEU REBANHO


Queridos irmãos e irmãs, é com muita alegria que partilhamos hoje a liturgia do 4º domingo da páscoa.
"Eu Sou o bom pastor", disse Jesus aos ouvintes reunidos ao Seu redor.
Vamos lembrar algumas realidades a respeito desta comparação que Jesus faz entre nós e a um rebanho de ovelhas.
Devemos lembrar que a ovelha é o único animal criado por Deus, que não sabe viver sem ajuda de um homem. A todos os outros animais, quer da água, terra ou ar, Deus os fizeeram capazes de sobreviverem por seus próprios instintos, desde seus nascimentos. Como sempre acontece, os pais cuidam dos filhotes até que eles aprendem a se virarem sozinhos, por conta própria.
Às ovelhas, portanto, foi dada a necessidade de uma ajuda para poderem sobreviver e, por isso, nasceu a figura do pastor. Pastor é aquele que precisa fazer-se conhecido pelo rebanho, pois, é a partir da sua voz que as ovelhas entendem o que fazer. O que o pastor ensinar, as ovelhas seguem, sabendo que é para o seu próprio bem. Portanto, a figura do pastor é muito importante para o cuidado com o rebanho.
A ovelha, por si só, não distingue o que ela pode e não pode comer. Qualquer outro animal consegue distinguir o que é nocivo para ele; ou seja, uma vaca ou um cavalo, sabe distuinguir entre todos os tipos de capins, aqueles que são venenosos. Um peixe, em sua cadeia alimentar, não come um outro que não venha a lhe fazer bem; um elefante, mesmo morrendo de fome, não comerá outra coisa que não seja capim.
As ovelhas têm todas as características de fraqueza e total necessidade de cuidados especiais. Daí, podemos começar a entender o porque de Jesus nos considerar como ovelhas do Seu rebanho. Somos assim, como as ovelhas, totalmente necessitados de um pastor, mas não de qualquer um, pois como elas, precisamos conhecer íntimamente a voz de quem nos guia.
Porque chegamos ao ponto de não sabermos, como as ovelhas, distinguir o que é bom e ruim para nós? Este é outro fato relevante que precisamos refletir em nossa caminhada. Porque um animal qualquer, menos as ovelhas, é mais esperto do que nós? Isso não é nenhum mistério, pois o pecado original nos tirou toda a capacidade de vivermos por nós mesmos, já que perdemos a nossa natureza divina. Diferentemente das ovelhas, que foram criadas desse jeito, nós nascemos totalmente acima de todas as criaturas de Deus, tanto que Ele nos deu a capacidade de dominá-las. No entanto, perdemos esta capacidade de viver por nós mesmos e passamos a necessitar de um pastor para nos guiar. Não sabemos o que é veneno para nós, pois comemos de tudo que o mundo nos oferece. Não temos como nos defender do inimigo, pois não possuímos arma para nossa defesa.
Uma ovelha não distuingue o que quer que seja a mais de 5 metros de distância. Nós também, sem o pastor, não distuinguimos o que seja diante mesmo de nossos olhos.
Poderíamos ficar aqui buscando tantas outras situações para compreendermos com mais profundidade, mas deixamos para Jesus, no Seu Santo Espírito, nos revelar conforme a Sua Graça, tudo aquilo que nos faz abrir os olhos e o coração.
Se Jesus fala que Ele é o bom Pastor que conhece e cuida do Seu rebanho, devemos acreditar, pois, quem criou a ovelha é portador de todos os bens e sabe como ninguém daquilo que precisamos para viver plenamente a vida que ganhamos.
Uma ovelha nunca deixa se seguir o seu pastor, pois depende dele para tudo!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!
Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário