terça-feira, 13 de abril de 2010

LITURGIA DIÁRIA - HOMILIA




UM SÓ CORAÇÃO*

Postado por: Padre Pacheco

13 de abril/2010

No livro dos Atos dos Apóstolos, percebemos uma comunidade com traços visíveis do Cristo ressuscitado, de uma comunidade animada, verdadeiramente, pelo Espírito. Eis alguns sinais:

Comunidade de fé à escuta da Palavra: o anúncio de Cristo, morto pelos nossos pecados e ressuscitado para nossa salvação, cria a comunidade de fé e constitui o centro vital desta, na qual se mantém a escuta da Palavra transmitida pelos apóstolos. Pois a fé nasce da mensagem e esta consiste no anúncio de Cristo. Além disso, a fé é vivida em comunidade, e não de modo independente e isolado. O que mantém o grupo cristão em coesão interna, presidido pelos seus pastores, é a fé em Cristo ressuscitado; e não a mera camaradagem, a amizade, a ideologia, um compromisso político e menos ainda um projeto econômico.

Comunidade de vida e amor: os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum; o fundo comunitário repartia-se segundo as necessidades de cada um. Amar é o essencial do Evangelho de Jesus, o seu mandato é o sinal dos Seus discípulos perante os outros.

Comunidade eucarística e de oração: eram assíduos na fração do pão e nas orações. A Eucaristia é a fonte e o ponto mais alto da vida comunitária e cultural; por isso desde o princípio, segundo o desejo de Jesus, a Ceia do Senhor celebrou-se em todas as igrejas da primeira cristandade. Sem Eucaristia viva e eficaz não pode haver comunidade cristã; a qualidade das nossas Eucaristias é a medida exata da valia da nossa oração comunitária.

Comunidade missionária: a missão é traço fundamental do grupo cristão. A missão expressa-se na evangelização, isto é, no anúncio e no testemunho de Cristo salvador, de quem nos vem a libertação do pecado e a reconciliação com Deus. Assim o praticaram desde o princípio os apóstolos e a comunidade, por mandato e envio de Jesus. O Espírito é o dom de Cristo ressuscitado ao seu povo, a Igreja, para a tarefa evangelizadora confiada ao grupo que herda e continua a missão do próprio Jesus: anunciar aos pobres a Boa Nova da libertação em todas as suas dimensões.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 191-192. Paulus: 2000.
FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário