sexta-feira, 15 de abril de 2011

LITURGIA DO DIA

Evangelho (João 10,31-42)
Sexta-Feira, 15 de Abril de 2011
5ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

FONTE: Canção Nova


PARTILHA DA PALAVRA


Irmãos e irmãs, neste dia em que podemos partilhar a Palavra de Deus, abramos os nossos corações para podermos refletir, nas palavras do próprio Jesus que tenta com a sua delicadeza que Lhe é peculiar, convencer os judeus a acreditarem que Ele realmente era o Messias esperado, o Cristo, o Deus conosco, o Filho de Deus.

Transportando este diálogo do Evangelho para os dias de hoje, somos todos chamados a viver esta real presença de Jesus em nossas vidas, fato que os judeus ainda nesses dias não conseguiram. Portanto,comecemos meditando em nossos corações, buscando nessas perguntas, uma resposta: onde está Jesus? Estamos vivendo, como Cristãos, esta relação familiar com o Deus conosco? Se Ele disse "estarei convosco até o fins dos tempos", onde Ele está? Respostas estas, que terão que ser a razão da nossa esperança!

Jesus está no meio de nós e, como sempre, disposto a mudar o rumo da nossa história. Transformar aquilo que somos e vivemos. Fazer morrer em nós o homem velho e fazer nascer o homem novo, neste mesmo corpo que somos. É o mistério da Sua encarnação e do projeto de Deus. Jesus está aqui entre nós! É o verdadeiro sentido da existência da Igreja. Se Cristo é a cabeça da Igreja, a Igreja é Jesus e nós somos o seu corpo, pois recebemos o mesmo Espírito Santo que Jesus recebeu em seu batismo. Este é o mais perfeito sinal de que Deus está no meio de nós.
É Ele mesmo que nos move e nos dá a vida. Ao contrário dos judeus que somente acreditam no Deus que ainda não se manifestou ao mundo, mas acreditando somente no Deus das leis, das tradições e da cultura; somos atraídos pelo Deus Pai que nos fez conhecer Seu Amor na humanidade de Jesus.
Esse é o caminho: Jesus humano em nossa humanidade. É assim que vamos percebendo a Sua divina presença aqui entre nós. É em nós mesmos que vamos percebendo Deus. Deus abre os olhos do nosso interior e uma Luz vai nos revelando quem somos e como somos conhecidos por Ele. Os judeus não conseguem ver isso; não podem se convencer, pois acham que irão blasfermar, como Jesus, ao se sentirem como filhos de Deus. O Deus verdadeiro está presente em nossa humanidade e não mais somente escondido em algum lugar. Deus é Espírito, mas um Espírito de vida e vive em nós que recebemos o batismo.
O Espíto é que dá a vida. O Espírito Santo é Aquele que nos devolve a natureza perdida pelo pecado. Ele nos revela quem somos e assim, sentir e viver o Deus que procuramos; o Deus que o pecado esconde de nós.
Portanto, somos aqueles que podem mostrar ao mundo o Jesus que todos esperam, que todos procuram. Estamos preparados para manifestar ao mundo esta Boa Nova. A nova vida vivida por nós será o sinal de que JESUS ESTÁ AQUI!
Deus seja louvado!

Carlos A. Batista - Missionário/fundador da Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário