Evangelho (João 10,31-42)
Sexta-Feira, 15 de Abril de 2011
5ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
FONTE: Canção Nova
PARTILHA DA PALAVRA
Irmãos e irmãs, neste dia em que podemos partilhar a Palavra de Deus, abramos os nossos corações para podermos refletir, nas palavras do próprio Jesus que tenta com a sua delicadeza que Lhe é peculiar, convencer os judeus a acreditarem que Ele realmente era o Messias esperado, o Cristo, o Deus conosco, o Filho de Deus.
Transportando este diálogo do Evangelho para os dias de hoje, somos todos chamados a viver esta real presença de Jesus em nossas vidas, fato que os judeus ainda nesses dias não conseguiram. Portanto,comecemos meditando em nossos corações, buscando nessas perguntas, uma resposta: onde está Jesus? Estamos vivendo, como Cristãos, esta relação familiar com o Deus conosco? Se Ele disse "estarei convosco até o fins dos tempos", onde Ele está? Respostas estas, que terão que ser a razão da nossa esperança!
Jesus está no meio de nós e, como sempre, disposto a mudar o rumo da nossa história. Transformar aquilo que somos e vivemos. Fazer morrer em nós o homem velho e fazer nascer o homem novo, neste mesmo corpo que somos. É o mistério da Sua encarnação e do projeto de Deus. Jesus está aqui entre nós! É o verdadeiro sentido da existência da Igreja. Se Cristo é a cabeça da Igreja, a Igreja é Jesus e nós somos o seu corpo, pois recebemos o mesmo Espírito Santo que Jesus recebeu em seu batismo. Este é o mais perfeito sinal de que Deus está no meio de nós.
É Ele mesmo que nos move e nos dá a vida. Ao contrário dos judeus que somente acreditam no Deus que ainda não se manifestou ao mundo, mas acreditando somente no Deus das leis, das tradições e da cultura; somos atraídos pelo Deus Pai que nos fez conhecer Seu Amor na humanidade de Jesus.
Esse é o caminho: Jesus humano em nossa humanidade. É assim que vamos percebendo a Sua divina presença aqui entre nós. É em nós mesmos que vamos percebendo Deus. Deus abre os olhos do nosso interior e uma Luz vai nos revelando quem somos e como somos conhecidos por Ele. Os judeus não conseguem ver isso; não podem se convencer, pois acham que irão blasfermar, como Jesus, ao se sentirem como filhos de Deus. O Deus verdadeiro está presente em nossa humanidade e não mais somente escondido em algum lugar. Deus é Espírito, mas um Espírito de vida e vive em nós que recebemos o batismo.
O Espíto é que dá a vida. O Espírito Santo é Aquele que nos devolve a natureza perdida pelo pecado. Ele nos revela quem somos e assim, sentir e viver o Deus que procuramos; o Deus que o pecado esconde de nós.
Portanto, somos aqueles que podem mostrar ao mundo o Jesus que todos esperam, que todos procuram. Estamos preparados para manifestar ao mundo esta Boa Nova. A nova vida vivida por nós será o sinal de que JESUS ESTÁ AQUI!
Deus seja louvado!
Carlos A. Batista - Missionário/fundador da Comunidade Pedras Vivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário