segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DIA A DIA

                           




                           PORQUE SEMPRE PROCURAMOS O CAMINHO MAIS FÁCIL?


                              Nossos sofrimentos do dia a dia nos levam a buscar o meios fáceis




Quando Jesus nos convida a deixar o nosso fardo e carregar o Dele, a primeira coisa que nos vem na mente é aquela velha máxima de ser uma cruz. E que cruz! A cruz supõe mais sofrimento e até a morte, pois não conseguimos imaginar outra coisa que não seja isso. Em nossa vida parece que a nossa cruz é pesada demais e não conseguimos carregá-la, por isso, imaginamos ser impossível carregar a cruz de Cristo.


Este convite que Jesus nos faz, tem nele algo escondido aos nossos olhos, pois como pode ser melhor a cruz da morte, melhor do que a cruz da nossa vida? Aí está parte do mistério da cruz, pois carregando o nosso fardo, somos induzidos a procurar os meios mais fáceis e mais rápidos para resolver os nossos problemas, e nisso está a nossa esperança. Não acreditamos em outra coisa que não resolva logo os nossos sofrimentos, nossas dores e nossos problemas. Queremos um milagre imediato!


No cotidiano da nossa vida acontece de tudo; cada dia é uma nova experiência de vida e sempre estaremos correndo o risco de passar por situações inéditas e também por situações rotineiras. Mas, o que pesa para nós são o peso que cada situação vem nos atingir. Em muitos casos, estaremos preparados para suportar e até resolver, mas na maioria das vezes, somos pegos de surpresa. 


No entanto, o convite que Jesus nos faz para deixar a nossa cruz e carregar a Dele, vem contradizer ao nosso desejo de viver esta vida sem carregar peso algum. Queremos sempre os meios mais fáceis para seguir o nosso caminho, resolver os nossos problemas e curar as nossas feridas. Então, que cruz é essa? A
fé enraizada em cada um de nós, depositada pelas mãos do Senhor Deus, nos dá uma capacidade de compreender o que deseja mostrar Jesus através deste convite, pois a Cruz não representa a morte, mas a vitória sobre a morte... representa a vida!


Bendita cruz, podemos assim dizer, pois aquilo que nossos olhos viram, ou seja, a morte na cruz, Deus transformou em vida. Esse é o mistério escondido na cruz: nela está a nossa vida! Nela não está o caminho mais fácil, mas o Caminho que nos levará à plenitude da vida! Temos medo do peso da cruz, porque não conseguimos imaginar que Jesus estará carregando conosco. Não se trata de imaginações, mas de uma realidade palpável, onde seguir Jesus em sua radicalidade evangélica, é carregar a cruz da vida, onde morrer para as coisas do mundo e das suas delícias, torna-nos capazes de compreender esse Caminho.


A cruz é vida, apesar de supor a morte! A cruz não é apenas dois pedaços de madeira, uma haste, mas um projeto de salvação, onde cada um de nós precisa buscar com nosso entendimento, nossa inteligência e com todas as nossas forças para compreender qual o desejo de Deus escondido na cruz. Portanto, não tenhamos medo do chamado de Jesus a seguir o Seu Caminho, a andar em Suas pegadas, pois mesmo se acharmos ser um caminho difícil, é o mais perfeito e mais seguro, pois nos levará onde está o verdadeiro sentido da nossa vida. Como diz São Paulo: "Vocês estão mortos e a sua vida está escondida com Cristo, em Deus." (Cl 3,3)


Queridos amigos e irmãos, esta é uma partilha onde tentamos mostrar que o caminho fácil nos leva a tentar resolver os nossos problemas, mas o Caminho que Jesus nos convida é para aprendermos a amar e a suportar todas as nossas dificuldades, pois elas serão tantas em nossa vida. Enquanto estivermos vivendo, jamais estaremos imunes de sofrimentos e dificuldades, mas a nossa esperança está na cruz de Cristo, onde carregar é fazer a vontade do Pai, assim como fez Jesus!


Um abraço cheio da ternura de Cristo!


Deus seja louvado e adorado!!!


Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas



Nenhum comentário:

Postar um comentário