SOMOS CHAMADOS A SERVIR AO REINO
Somos vocacionados do Pai
Em sua missão de vir ao mundo como um de nós, Jesus trouxe em sua bagagem um pedido do Pai: "Vai, e anuncia o Reino dos céus até os confins da terra". Nem precisamos citar essa passagem bíblica, pois é-nos conhecida por ser primeira missão de Jesus. Anunciar o Reino dos céus está inserido no projeto da salvação, pois foi para isso que a Palavra se tornou carne e habitou entre nós.
Diante desta realidade, refletir nos evangelhos torna-se necessário para compreendermos a missão salvífica de Jesus, onde Ele mesmo foi escolhendo em sua caminhada, aqueles que seriam os seus discípulos e apóstolos. É também necessário, voltarmos aos Evangelhos e perceber que Jesus tinha um critério pessoal para escolher aqueles que seriam os arautos da Palavra: eram sempre aqueles rejeitados pela sociedade e tidos como os piores homens da região: iletrados, incultos, maus pescadores, cobradores de impostos e até ladrões.
Seriam esses os melhores para Jesus? Porque Jesus não escolhia os doutores da lei; os sacerdotes e os mais ilustres homens da época? O Reino de Deus não tem lógica para nós! É impossível buscar em nossa razão a forma com que Deus vive o Seu Reino.
Escolhidos os seus homens de confiança, Jesus foi mostrando e revelando a todos como seria o novo Reino. Os discípulos seguiam a Jesus, comiam com Ele; dormiam no mesmo lugar; caminhavam por toda a região da Galileia e Judeia, Samaria e Jerusalém. Mas os discípulos não conseguiam ver naquele homem mais do que um bom mestre. Como era difícil perceber a Divindade em Jesus!
Jesus foi conseguindo no dia a dia de caminhada com os discípulos, ensiná-los e capacitá-los para continuarem a missão, tão logo fosse consumado a sua paixão e morte na cruz. Jesus sabia que chegaria o momento em que os discípulos teriam que seguir com a missão de viverem, ensinarem e pregarem o Evangelho, assim como Ele próprio havia feito. Jesus foi preparando minunciosamente tudo que era necessário para que nada fosse perdido.
Tudo consumado, numa das Suas últimas aparições aos discípulos, Jesus ordenou que todos se reunissem no mesmo lugar de costume(Cenáculo), para que fosse enviado a eles o Bem maior prometido pelo Pai, a todos aqueles que O seguissem até o fim. Todos sabemos que se trata do Espírito Santo. Naquele momento em que os discípulos recebiam o Batismo do Espírito Santo, nascia a Igreja Apostólica. E neste momento, todos estavam sendo santificados e preparados para continuarem a missão de Jesus.
Essa é a Igreja de hoje! Não existe outro sentido que não seja a nossa santificação e nos capacitar a servi-la através da nossa santidade de vida. Todos nós batizados pelo mesmo Espírito Santo, somos convidados a aprender com os discípulos, Apóstolos e os santos da Igreja, afim de colocar tudo a serviço do anuncio do Reino de Deus. Nossa missão de cristãos começa no batismo. Somos a igreja instituída pode Jesus e iniciada pelos Apóstolos no Cenáculo, juntamente com Maria que continua a nos guiar até os dias de hoje.
Portanto, não podemos ser apenas ouvintes da Palavra, mas torná-Las como carne da nossa carne e corpo do nosso corpo, pois somente assim nos tornamos aqueles escolhidos para anunciar o Reino de Amor. Seja como homens e mulheres em qualquer situação de vida. O que Deus vê é somente a intenção do nosso coração, e vendo a nossa inteira disponibilidade nos dá a sublime missão.
Que sejamos corajosos em abrir largamente os nossos corações para Jesus, assim como a nossa mãe e mestra abriu. Assim, como cada discípulo e Apóstolo também aderiram ao projeto de salvação.
Deus seja louvado e adorado!!
Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário