segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DIA A DIA

               



                      QUEM VERDADEIRAMENTE SOFRE COM A SEPARAÇÃO DOS PAIS?
                             
                                Somente quem passa pela experiência da separação tem a resposta


Temos vivido nas últimas décadas, um fenômeno que podemos chamar de caminho mais simples para resolver os problemas referentes ao relacionamento dos casais unidos pelo Sacramento do Matrimônio, e porque não dizer, até pelos casais unidos apenas de fato, sem nenhum vínculo civil ou religioso.

De acordo com as pesquisas realizadas pelos institutos especializados, o número de separações e divórcios tem aumentado sistematicamente a cada ano, tanto no Brasil, como no resto do mundo. Virou uma epidemia sem precedentes o divórcio entre os casais. A separação virou o meio mais fácil para resolver os problemas conjugais, pois o Sacramento está sendo banalizado pelos casais. 

Onde está o valor do Sacramento? Onde Deus entra na história dos casais casados sob o juramento e a promessa de fidelidade até que a morte os separe? Se tivermos a consciência cristã, sabemos que nos "sete" Sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana, Jesus é presença viva. Os sacramentos não são simples lembrança de Deus em nossa história, mas em cada um deles Deus se faz presente, vivo! Podemos dizer com fé e esperança que os Sacramentos foram instituídos pela Igreja para Jesus ter vida aqui entre nós.

Parece exagero colocar nos Sacramentos essa grandeza Divina, mas é verdade absoluta! Deus se faz presente nos Sacramentos da Igreja, e podemos afirmar que Ele está tão presente, que os casais poderiam colocar sobre o leito nupcial, ao invés dos dois travesseiros tradicionais, mais um para que Deus possa deitar e se deleitar com todos os momentos de Amor e prazer do casal.  

Portanto, desejamos aprofundar a reflexão sobre as sequelas deixadas pela separação e divórcio dos casais constituídos em família, no caso específico: pais e filhos. Diante de uma realidade tão real nos dias de hoje, filhos de pais separados são comuns em qualquer lugar que estivermos, e podemos perceber o quanto são diferentes dos filhos que ainda convivem com os pais no dia a dia.

Para Deus e para os filhos, uma família é constituída de pai e mãe, sempre juntos em casa. Quando se quebra esse vínculo, para Deus e para os filhos fica faltando alguma coisa muito importante. No caso dos filhos, não é normal aceitarem a separação dos pais, assim como para o casal isso é uma coisa normal e até natural. Os pais se conheceram pelo caminho da vida,  somente se unirão como uma só carne através da fé. Para os filhos, esses estão intimamente ligados aos pais desde a suas gestações. Tornam-se inseparáveis, pois os laços não são invisíveis, mas correm nas veias em forma sangue.

Encontramos em nossas missões, crianças e adolescentes que passam por essa experiência de separação dos pais, e podemos perceber o quanto são bombardeadas por todos os lados, tanto pelos pais, como pelas mães, pois eles passam a ser instrumentos de uso para a guerra do desamor, do ódio, do ressentimento e das mágoas. 

Concluímos que são os filhos os mais afetados pelo divórcio e separação dos pais. São eles que pagam pela impaciência e desamor. São eles usados como escudo e como espada. São eles que precisamos cuidar, pois o mundo precisa dos filhos que conseguem viver como família, mesmo não estando os pais unidos debaixo do mesmo teto. São eles que precisam experimentar o Amor, pois onde existe o Amor, Deus renova e ordena tudo que não compreendemos.

Suplicamos a Deus Pai das Misericórdias e da união, que nos ensine e nos capacite a cuidar dos seus filhos espalhados pelo mundo, onde a alegria da família foi apagada pela dor dos pais em desunião.

Deus seja louvado e adorado!!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário