domingo, 31 de julho de 2011
DIA A DIA
COMO ESTÁ A NOSSA FAMÍLIA?
A família que reza unida, permanece unida!
"Mais uma vez nos reunimos aqui para partilhar este momento que o Senhor Deus nos concedeu." Poderia ser assim o início do encontro familiar em cada um dos lares do mundo inteiro. E o Senhor Deus estaria repetindo sua alegria como no salmo: "Como é bom ver que meus filhos caminham na Verdade" (Sl 126, 4)
Ao contrário da vontade do Pai, vivemos uma época em que esse valor foi trocado pelo individualismo; onde cada um vive a seu modo e se transforma numa ilha. A família foi perdendo a sua referência e a união se tornou tão difícil que irmãos conseguem encontrar a solidão dentro da sua própria casa. Como dizia Pe. Leo: "a família se tornou uma fami...ilha!"
Está tudo acabado? Certamente que não! O Senhor Deus nunca desiste de nós, e vai buscando meios através da sua sabedoria de Criador, e nos concede penetrar em Seus mistérios através da Santa Igreja. Jesus vivo e atuante entre nós não se cansa de mostrar o Verdadeiro Caminho, e agora mesmo nos dá um conselho: "pais, mães, filhos e irmãos, unam-se em torno da Palavra, da Santa Missa, da Eucaristia e da oração cotidiana entre vocês em seus lares e verão o que esta comunhão de Amor pode fazer em suas vidas, pois somente nesta comunhão de Amor a vida de vocês terão um verdadeiro sentido!"
É nesta alegria da presença viva de Jesus entre nós, que depositamos a nossa esperança de ver as famílias sendo o berço da esperança para um mundo melhor.
Deus seja louvado
Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas
sábado, 30 de julho de 2011
DIA A DIA
LIBERDADE: O QUE FAZER PARA USÁ-LA PARA O BEM?
"A mim tudo é permitido, mas nem tudo me convém. A mim tudo é
permitido, mas não me deixarei dominar por coisa alguma."
(1 Cor 6, 12)
Estamos vivendo uma realidade nesses novos tempos, que comprovam as dificuldades que temos para discernir o que nos convém através dos nossos atos.
O mundo com as suas propostas de vida e liberdade, tem oferecido algo que muda o sentido verdadeiro da moralidade e, para não dizer, a dignidade humana. A dignidade humana, bem como o pecado, estão sendo banalizados pela forma com que o livre arbítrio passe a ser somente um direito de fazer o quiser, mesmo que isso torne o ser humano como uma coisa qualquer, onde o prazer vale mais do que a sua própria dignidade de filhos de Deus.
Entre tantos problemas vividos nesta época, o que mais têm nos chamado a atenção é relativo à sexualidade. O mundo está aceitando passivamente o homossexualismo, como se fosse uma opção natural para os homens e mulheres. Nações e Estados estão oficializando as relações homossexuais, dando os mesmos direitos dos casais naturais, ou seja, homem/mulher.
Em nossa observação, não se trata de preconceitos, pois todos nós somos irmãos e filhos de um Deus presente, paciente e de puro Amor, mas buscando numa ótica natural da virtude moral, uma forma de mostrar que ser homossexual não é uma opção de alguém, mas uma disfunção na formação genética dentro do ventre da sua mãe.
Podemos nascer com essa mal formação e até sermos tentados a colocar em prática as nossas tendências, mas não cabe ao governo oficializar a ação homossexual como sendo bom e normal para o ser humano. Ao criar meios para tornar oficial essa relação, as crianças já vão sendo instruídas a buscar outros valores, caso a sua vida afetiva e a sua sexualidade sejam abaladas por problemas pessoais.
Diante desta realidade, não podemos deixar de colocar a nossa esperança em nosso Criador, pois Ele mesmo quis nascer de uma mãe e experimentar ser um de nós, não se igualando somente no pecado. Ele quis ser um de nós e certamente sentiu em sua carne a dor de todos os nossos pecados; o sentimento de medo; as tentações normais que todos nós passamos; sentiu a dor da rejeição e a morte de cruz, como o pior de todos os homens vividos nesta terra.
Vem, Senhor Jesus!...Vem em nosso favor e nos ajude a vencer as nossas dificuldades para discernir com a pureza de coração e fazer as melhores escolhas para a nossa vida, fazendo da nossa liberdade um caminho para revelar o Seu Amor em todos os lugares deste mundo. Amém!
Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas
quinta-feira, 28 de julho de 2011
DIA A DIA
NASCER A CADA DIA, UM DESAFIO!
Quando começamos a fazer experiências com a presença viva de Jesus em nossa vida, somos envolvidos por desejos que superam a nossa capacidade humana de entender. Lembramos que o pecado tirou de nós a razão natural e perdemos a nossa natureza de filhos. Claro, Jesus veio e nos resgatou com a sua morte de cruz e ressurreição, mas ainda carregamos em nossa carne o peso deste pecado original.
Os desejos vão sendo construídos em nossa caminhada e nos levam ao encontro pessoal com Jesus em nosso dia a dia, razão pela qual Ele mesmo vai nos revelando a sua vontade, de acordo com aquilo que vamos realizando em nossa missão.
O que nos envolve é tão sublime, que passamos a nos encontrar com uma pessoa nova a cada dia, pessoa que não vive mais o que era ontem, mas o que está reservado para hoje.
Como um novo sol nasce a cada dia, somos chamados também a nascer um novo homem e uma nova mulher, pois quem envelhece é o nosso corpo e não a nossa alma, pois esta se renova para uma realidade nova em nossa vida. Portanto, é este o nosso desafio em cada manhã que nasce: nos deixar modelar por Jesus que nos espera pela manhã como Seus braços abertos a nos presentear com aquele doce olhar e sorriso nos lábios, dizendo: "vem, filho...vem receber de mim a vida nova de hoje, pois a novidade de hoje é o Amor que você terá para amar a todos que lhe virão neste dia!"
Abramos largamente o nosso coração para esse encontro pessoal com Jesus a cada instante da nossa vida, pois é neste encontro que descobrimos o novo homem e a nova mulher que acaba de nascer.
Com a ternura de Cristo
Carlos - CCPV
terça-feira, 26 de julho de 2011
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA
Estamos vivendo uma grande espera nesses últimos dias. Faltam apenas 20 dias para o início da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, que será realizada em Madri, Espanha, de 15 a 21 de agosto. A cidade de Madri está preparada para receber milhões de jovens de todo o mundo, onde a presença do nosso Papa contribui calorosamente para este encontro com o maior de todos os jovens: Jesus Cristo!
Sim, Jesus é o protagonista deste grande encontro, onde cada jovem ali presente, e todos os outros que lá não estiverem, colocam a sua esperança e a sua confiança. A Igreja tem se mostrado jovem, ao contrário do que pensam os menos informados e esclarecidos, pois sabemos que somente na Igreja e pela Igreja, podemos ver o rosto de Cristo.
A Igreja é jovem e carrega a juventude de Cristo em sua missão de santificar. Olhemos para esta Igreja com os olhos de fé, numa esperança viva, buscando na Boa Nova da Salvação a força e a coragem para anunciar a todos os povos o Jovem Jesus.
Viva o mês de agosto, viva a JMJ e acima de tudo, viva o Jovem Jesus que estará também em Madri vivendo cada momento de alegria, louvor, adoração, partilha, amizade, oração e esperança!
Deus seja louvado!
Carlos - CCPV
sábado, 23 de julho de 2011
REFLEXÃO
sexta-feira, 1 de julho de 2011
PARTILHA DA PALAVRA
Evangelho (Mateus 11,25-30)
Sexta-Feira, 1 de Julho de 2011
Sagrado Coração de Jesus
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Irmãos e irmãs, como é saudável partilhar aquilo que Jesus trás para nós neste dia. A Igreja faz da Liturgia, um Caminho para que todos nós participemos da atualização da vida, morte e ressurreição de Jesus. A missa diária transporta e atualiza tudo aquilo que é a própria vida de Jesus hoje, e não apenas uma lembrança de 2011 anos atrás.
Sim, Jesus fala neste momento a todos que se colocaram à Sua escuta e, através da voz de quem O proclama, comunica com a mesma intensidade que um dia saiu da sua boca.
No Evangelho de hoje, Jesus comunica ao Pai através do louvor o sentimento que brota da sua experiência aqui entre nós. Ele reafirma aquilo que pregou e ensinou no sermão da montanha, relebrando que o Pai revela aos pequeninos a Sua realidade Divina. Diante dessa realidade, entendemos que Jesus veio, não só para revelar o Pai, mas principalmente revelar o homem ao próprio homem.
Na imensidão dos mistérios divinos, Jesus afirma que não conseguiremos ver o Pai como pessoas velhas, caducas, mas voltando nós mesmos, na condição de pureza infantil, ou seja, pureza de uma criança. Ir ao encontro de Jesus é cômodo para todos nós, mas colocar em prática a vontade do Pai, somente arrancando de dentro de nós o peso enfadonho que o pecado foi depositando, pois, com o coração livre de todos os pecados, mágoas, angústias, sentimentos maus e todas as feridas do nosso coração, voltamos à nossa condição de pureza e, assim, acender a Luz que fará brilhar toda a plenitude do céu, tirando-nos das trevas e nos capacitando a participar de todo o mistério celestial.
Assim seja! Deus seja louvado!!
Carlos - Comunidade Pedras Vivas
Sexta-Feira, 1 de Julho de 2011
Sagrado Coração de Jesus
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Irmãos e irmãs, como é saudável partilhar aquilo que Jesus trás para nós neste dia. A Igreja faz da Liturgia, um Caminho para que todos nós participemos da atualização da vida, morte e ressurreição de Jesus. A missa diária transporta e atualiza tudo aquilo que é a própria vida de Jesus hoje, e não apenas uma lembrança de 2011 anos atrás.
Sim, Jesus fala neste momento a todos que se colocaram à Sua escuta e, através da voz de quem O proclama, comunica com a mesma intensidade que um dia saiu da sua boca.
No Evangelho de hoje, Jesus comunica ao Pai através do louvor o sentimento que brota da sua experiência aqui entre nós. Ele reafirma aquilo que pregou e ensinou no sermão da montanha, relebrando que o Pai revela aos pequeninos a Sua realidade Divina. Diante dessa realidade, entendemos que Jesus veio, não só para revelar o Pai, mas principalmente revelar o homem ao próprio homem.
Na imensidão dos mistérios divinos, Jesus afirma que não conseguiremos ver o Pai como pessoas velhas, caducas, mas voltando nós mesmos, na condição de pureza infantil, ou seja, pureza de uma criança. Ir ao encontro de Jesus é cômodo para todos nós, mas colocar em prática a vontade do Pai, somente arrancando de dentro de nós o peso enfadonho que o pecado foi depositando, pois, com o coração livre de todos os pecados, mágoas, angústias, sentimentos maus e todas as feridas do nosso coração, voltamos à nossa condição de pureza e, assim, acender a Luz que fará brilhar toda a plenitude do céu, tirando-nos das trevas e nos capacitando a participar de todo o mistério celestial.
Assim seja! Deus seja louvado!!
Carlos - Comunidade Pedras Vivas
FORMAÇÃO
NAMORAR É PRECISO?
Como conviver com o desejo de encontrar o namoro certo?
Temos observado nos sites de relacionamentos da internet, casos muito interessantes relacionados ao namoro. Observamos situações que mostram o quanto os jovens desse
tempo estão sendo absorvidos pela cultura do imediatismo. Jovens, homens e mulheres, são convidados a se relacionarem de forma completa com seus parceiros, como se fosse o ideal para um conhecimento recíproco.
O mundo secularizado banalizou a pureza do namoro, dando um sinal aos jovens namorados de que tudo pode ser feito, basta fazer uso da liberdade que se tem. Podemos perceber que a juventude perdeu a graça no Amor, pois o Amor que precisa dar para receber foi introduzido na vida como um fato real. Então, como encontrar alguém que seja capaz de mudar esta concepção de que o namoro para dar certo, precisa ser vivido com as mesmas características próprias de um casamento?
Entender a vida através dos sinais dos tempos, gera nas pessoas, no caso específico dos jovens, uma maior dificuldade em desejar o bem para si e para os outros, pois passou a ser um ritual consagrado viver tudo agora sem precisar esperar por aquele momento tão sublime depois da cerimônia religiosa.
O mundo ensina a viver intensamente e rápido o que é melhor esperar. O imediatismo tirou a beleza da espera, do sonhar juntos, do viver os momentos e a ansiedade na alegria de contar os dias. O mundo tirou a pureza dos corações, onde brotava sempre no coração das pessoas o desejo de cuidar um do outro e ajudá-lo na caminhada, a vencer as tentações e aos maus desejos.
Por isso, namorar deixou de ser um caminho a dois, onde foi se transformando em posse do outro; onde tirar proveito para si mesmo passou a ser: "preciso do seu amor"; ou "sem você a minha vida não tem sentido"; ou mais ainda: "você é o meu porto seguro". No entanto, os jovens vão se transformando em pessoas frias, sem compromisso e sem Amor. Sem olhar nos olhos da amada e tentar descobrir as maravilhas escondidas na alma, onde não precisa tocar, fazer carícias e nem despejar seu prazer.
Que o Amor do Pai nos envolva em Sua ternura e nos faça compreender a grandeza da vida de santidade, onde está a nossa verdadeira felicidade.
Deus seja louvado!
Carlos - Comunidade Pedras Vivas
Como conviver com o desejo de encontrar o namoro certo?
Temos observado nos sites de relacionamentos da internet, casos muito interessantes relacionados ao namoro. Observamos situações que mostram o quanto os jovens desse
tempo estão sendo absorvidos pela cultura do imediatismo. Jovens, homens e mulheres, são convidados a se relacionarem de forma completa com seus parceiros, como se fosse o ideal para um conhecimento recíproco.
O mundo secularizado banalizou a pureza do namoro, dando um sinal aos jovens namorados de que tudo pode ser feito, basta fazer uso da liberdade que se tem. Podemos perceber que a juventude perdeu a graça no Amor, pois o Amor que precisa dar para receber foi introduzido na vida como um fato real. Então, como encontrar alguém que seja capaz de mudar esta concepção de que o namoro para dar certo, precisa ser vivido com as mesmas características próprias de um casamento?
Entender a vida através dos sinais dos tempos, gera nas pessoas, no caso específico dos jovens, uma maior dificuldade em desejar o bem para si e para os outros, pois passou a ser um ritual consagrado viver tudo agora sem precisar esperar por aquele momento tão sublime depois da cerimônia religiosa.
O mundo ensina a viver intensamente e rápido o que é melhor esperar. O imediatismo tirou a beleza da espera, do sonhar juntos, do viver os momentos e a ansiedade na alegria de contar os dias. O mundo tirou a pureza dos corações, onde brotava sempre no coração das pessoas o desejo de cuidar um do outro e ajudá-lo na caminhada, a vencer as tentações e aos maus desejos.
Por isso, namorar deixou de ser um caminho a dois, onde foi se transformando em posse do outro; onde tirar proveito para si mesmo passou a ser: "preciso do seu amor"; ou "sem você a minha vida não tem sentido"; ou mais ainda: "você é o meu porto seguro". No entanto, os jovens vão se transformando em pessoas frias, sem compromisso e sem Amor. Sem olhar nos olhos da amada e tentar descobrir as maravilhas escondidas na alma, onde não precisa tocar, fazer carícias e nem despejar seu prazer.
Que o Amor do Pai nos envolva em Sua ternura e nos faça compreender a grandeza da vida de santidade, onde está a nossa verdadeira felicidade.
Deus seja louvado!
Carlos - Comunidade Pedras Vivas
Assinar:
Postagens (Atom)