sexta-feira, 1 de julho de 2011

PARTILHA DA PALAVRA

Evangelho (Mateus 11,25-30)


Sexta-Feira, 1 de Julho de 2011

Sagrado Coração de Jesus


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos peque­ninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde­ de coração, e vós encon­trareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Irmãos e irmãs, como é saudável partilhar aquilo que Jesus trás para nós neste dia. A Igreja faz da Liturgia, um Caminho para que todos nós participemos da atualização da vida, morte e ressurreição de Jesus. A missa diária transporta e atualiza tudo aquilo que é a própria vida de Jesus hoje, e não apenas uma lembrança de 2011 anos atrás.

Sim, Jesus fala neste momento a todos que se colocaram à Sua escuta e, através da voz de quem O proclama, comunica com a mesma intensidade que um dia saiu da sua boca.
No Evangelho de hoje, Jesus comunica ao Pai através do louvor o sentimento que brota da sua experiência aqui entre nós. Ele reafirma aquilo que pregou e ensinou no sermão da montanha, relebrando que o Pai revela aos pequeninos a Sua realidade Divina. Diante dessa realidade, entendemos que Jesus veio, não só para revelar o Pai, mas principalmente revelar o homem ao próprio homem.

Na imensidão dos mistérios divinos, Jesus afirma que não conseguiremos ver o Pai como pessoas velhas, caducas, mas voltando nós mesmos, na condição de pureza infantil, ou seja, pureza de uma criança. Ir ao encontro de Jesus é cômodo para todos nós, mas colocar em prática a vontade do Pai, somente arrancando de dentro de nós o peso enfadonho que o pecado foi depositando, pois, com o coração livre de todos os pecados, mágoas, angústias, sentimentos maus e todas as feridas do nosso coração, voltamos à nossa condição de pureza e, assim, acender a Luz que fará brilhar toda a plenitude do céu, tirando-nos das trevas e nos capacitando a participar de todo o mistério celestial.

Assim seja! Deus seja louvado!!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário