quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA A DIA






ONDE ESTÁ A RESPOSTA PARA OS NOSSOS ANSEIOS?


Santo Agostinho é um dos Santos doutores da Igreja. Nasceu num dos países africanos, e em sua vida e história tiveram fatos interessantes, com valores preciosos e teológicos que podemos ter acesso através dos seus escritos, entre eles: "Confissões".

Agostinho viveu toda a sua juventude buscando em sua liberdade os meios para ser feliz. Ele era ávido em sua busca pela tal felicidade, pois buscava dentro dele todas as forças para viver aquilo que ele era seduzido a procurar: ser feliz!

Vamos deixar Agostinho para o passo final desta partilha, e buscar nesse primeiro trecho alguma semelhança conosco e com a nossa história. Podemos perceber que aquilo que fazia Agostinho se lançar ávidamente em busca da felicidade se encontrava dentro dele mesmo. Uma força tirada dos seus anseios o lançava para o mundo em busca do seu bem maior!

Todos nós somos assim, ávidos para encontrar a nossa tal felicidade. Nascemos movidos em busca de sermos felizes. O nosso Criador insere em cada um de nós esse desejo de ser feliz. Portanto, não somos nós que cultivamos esse desejo, mas já nascemos com ele. Então, onde está a tal felicidade?

Voltando a Agostinho, ele faz a si mesmo esta pergunta: "Oh! Doce felicidade, onde foi que te conheci para desejá-la tanto?" Com isso, foi nascendo um desejo diferente no coração desse homem, pois sentia a cada dia uma voz dentro de si mesmo a chamá-lo a ver que as maravilhas que o mundo oferecia, mas não se podia ver com os seus olhos de fora para dentro, mas de dentro para fora.

Agostinho descobriu algo novo que mudou o rumo da sua história. Descobriu que tudo aquilo que procurava se encontrava dentro dele mesmo. Descobriu que tudo ao seu redor, para ter a verdade em sua beleza, precisava ser visto com os olhos daquele que havia sido descoberto dentro dele: Deus! A felicidade era Deus! O mundo, as coisas e as pessoas passaram a ter um outro sentido; não eram do mesmo jeito como antes desta sublime descoberta. Deus transformou a sua visão! De fora para dentro, tudo pode ser visto conforme está a nossa visão, pois os nossos olhos são lâmpadas para o nosso corpo. Se nossos olhos estão na escuridão, também assim estará o nosso coração!

Portanto, terminamos essa partilha de hoje lembrando a célebre frase de Agostinho, que após descobrir dentro de si mesmo todas as respostas, disse: "Tarde demais te amei, ó beleza tão antiga e tão nova; tarde demais te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procura do lado de fora!" (do livro "Confissões)

Senhor Jesus, conceda-nos a docilidade que fez Agostinho voltar a Ti.

Deus seja louvado e adorado!!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas








Nenhum comentário:

Postar um comentário