terça-feira, 9 de agosto de 2011

REFLEXÃO DO DIA





POR QUE PRECISAMOS PERDOAR?

O perdão tem em sua ação a cura e a libertação de quem perdoa


Certo dia, uma amiga desses sites de relacionamentos sociais, postou um comentário em seu mural, tipo um desabafo por ter sido traída por seu namorado. Suas palavras eram mais ou menos assim: "É incrível como os homens são tão (...)... Mesmo AMANDO uma mulher são capazes de trair!"

À primeira vista, lendo esse texto tirado de um coração ferido, podemos sentir em nós, a dor e a aflição que essa menina estava passando, pois o sentimento de traição é muito dolorido, pois ele vem acompanhado de muitas outras coisas, entre elas, uma corroída dúvida: porque? Porque fui traída, pois depositei nele todo o meu Amor? O que essa outra mulher possui que eu não poderia possuir? É doloroso!

Podemos refletir que a maior dor que um ser humano pode sofrer está no sentimento de rejeição. Dói a gente se doar e receber como retribuição uma traição. Dói a gente depositar toda a nossa confiança em alguém, e esse alguém retribuir traindo. Dói...Dói muito dar a própria vida para a salvação de toda a humanidade, mas assim mesmo ser traído para morrer como o pior, dos piores homens deste mundo.

Numa partilha de Jesus com seus discípulos, Pedro perguntou ao Mestre quantas vezes devemos perdoar a quem pecar contra nós? E complementa: até sete vezes? Jesus sabiamente lhe responde: não digo sete vezes, mas setenta vezes sete! O número 7 tem seu destaque na Teologia Bíblica, pois significa a totalidade, perfeição! Jesus quis dizer a Pedro que o perdão não tem limites. Não existem motivos para perdoarmos e nem quantas vezes a pessoa merece o nosso perdão!

O perdão é incondicional! Não existe quem mereça o perdão, pois cometeu algo que causou danos a alguém, ou até a si próprio. Quando sentimos uma dor por alguma perda, queremos a justiça. Essa justiça poderá ser através de uma vingança, ou até uma condenação, pois queremos que a justiça seja feita. Com isso, Jesus quer nos ensinar que o melhor caminho para a nossa verdadeira justiça, é o perdão, pois na ótica de Jesus, não existe paz dentro de nós, se não existir a justiça. O melhor disso é que Jesus não conhece outra justiça que não seja acompanhada pelo perdão!

Portanto, não existe Paz sem justiça e nem justiça sem perdão! Aprendamos nesta pedagogia de Jesus que o perdão é fruto do Amor. Não se perdoa simplesmente por perdoar, mas somente o Amor é capaz de perdoar sem causar traumas e sequelas. Jesus disse em sua últimas palavras: "Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem." (Lc 23, 34) Não sabemos o que fazemos sem estar no Amor de Jesus, por isso decepcionamos a quem nos ama e até dá sua vida por nós!

Senhor Jesus, ensina-nos a buscar o Seu Amor, pois nesta vida vamos precisar a cada instante de perdoar!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas




Nenhum comentário:

Postar um comentário