quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PARTILHA




COMO ESTÁ O NOSSO CORAÇÃO?


Para Deus, precisamos ser vias de santidade e não de pecado


É-nos necessário voltarmos às primeiras páginas das Sagradas Escrituras, onde o Nosso Criador manteve um dos mais longos e decisivos diálogos com a sua criatura, para podermos lembrar da nossa dignidade de filhos de Deus. Esse diálogo aconteceu logo depois dos primeiros frutos do pecado, onde Caim matou o seu irmão Abel, por causa da inveja que se abateu eu seu coração, por Deus ter-se agradado mais pela oferta do trabalho de Abel, do que pela sua oferta.

"A ti vai seu desejo, mas tu deve dominá-lo" (Gn 4,7c). Aparentemente, à primeira vista, parece ser uma frase cotidiana, dessas que lemos em qualquer lugar, e até num para-choque de caminhão. Mas nesta Palavra de Deus está contido o maior testemunho do próprio Senhor, de quanto seremos tentados pelos desejos. Virão sempre...sempre! Podemos até perder o sentido de tentação, achando que será somente pelas vias da nossa sexualidade, mas não é somente por ela, e sim, também pela nossa afetividade.

Afetividade e sexualidade andam juntas em nós e precisam estar num perfeito sincronismo. Uma não pode sobrepor à outra, sob pena de agirmos deliberadamente sem nenhum sentido e domínio. Sem a nossa afetividade restaurada sob os aspectos naturais da nossa dignidade de filhos, perderemos o controle sobre nós mesmos, e ficamos totalmente fracos para dominar os nossos instintos feridos pelo pecado. Ou seja, os sentimentos gerados pela falta de domínio, nos remeterão para a ação sem nenhum controle emocional da razão. Agiremos sob o domínio do mal!

Caim não teve como acolher com humildade a escolha de Deus pela oferta de Abel. Seu coração estava cheio de sentimentos ruins acumulados, e a sua reação veio com um furor ao ponto de matar seu próprio irmão. Caim não teve domínio do seu desejo de matar, como ensinou o Senhor Deus. Não podemos nos perturbar com isso, pois todos nós somos como Caim. Por isso, devemos usar essa partilha como um instrumento para refletirmos como está o nosso coração. Como temos acolhido os fatos da nossa vida? Como está o nosso coração? Muitas vezes nos assustamos quando vemos uma notícia de que alguém matou uma pessoa da família por causa de uma coisinha tão simples. Ficamos assustados com isso, achando um absurdo e até condenamos o autor sem complacência.

Eis a questão! Para quem está sob a condição de dominar os seus desejos, tudo começa com aquilo que ele produz em sua vida para ofertar a Deus. Estamos oferecendo o nosso melhor e o que Lhe agrada? Estamos caminhando sob as pegadas de Jesus afim de encontrar os meios para a nossa santificação e oferecer o nosso melhor? Ou estamos vivendo sob a nossa ótica imperfeita e obscura? Se caminhamos com os olhos vendados para Deus e abertos para o mundo, certamente estamos acumulando escuridão e nossos olhares buscarão somente aquilo que mata a nossa alma e também a dos nossos irmãos.

Os desejos virão: ciúme, inveja, ira, raiva, ódio, tristeza, melancolia, angústia, aflição, mas aquele que está em Cristo e com Cristo, dominará todos esses desejos e continuará sendo Luz para todos que se achegarem a si.

Que essa partilha seja uma fonte de Luz para todos nós!


Deus seja louvado e adorado!!

Carlos - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário