segunda-feira, 10 de junho de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS




COMO ESTÃO SENDO EDUCADOS NOSSOS FILHOS?

“Escuta, meu filho, a disciplina do teu pai, não desprezes a instrução da tua mãe, pois será formoso diadema em sua cabeça, e colar em teu pescoço.” (Pr 1, 8-9)


                        Estamos entrando num assunto que sugere o máximo da nossa atenção a fim de podermos entender o que deseja o autor sagrado com estas palavras de vida eterna. Trata-se de um conselho diretamente dirigido aos filhos, e como sabemos, somos todos filhos em qualquer situação que estamos vivendo hoje. Mesmo sendo pai ou mãe, neste momento em que estamos partilhando precisamos entrar na pedagogia divina e todos nós nos tornarmos este filho do qual se refere o Livro dos Provérbios.

Quando se trata da Palavra de Deus, as mensagens nela contidas são dirigidas a quem está lendo, mas muitas vezes poderemos cair na tentação de acharmos que estamos lendo para os outros e não para nós. É comum lembrarmos alguém quando estamos lendo alguma passagem bíblica como se esta pessoa é que está precisando ouvi-la e vive-la, e não nós que estamos lendo. Por isso, é bom lembrarmos e trazer para a nossa compreensão de que somos este filho do qual fala Salomão.

Neste caso, a disciplina da qual se refere o texto cabe ao nosso Pai e Criador, pois a Sua disciplina é a mais perfeita e aquela que nos leva ao sentido verdadeiro do Seu Caminho. Quanto à mãe, esta sugere ser a Santa Mãe Igreja, pois nela está toda a instrução que precisamos para aprendes a moral cristã, e também reconquistar a nossa dignidade de filhos de Deus. Portanto, está nos Sacramentos da Santa Mãe Igreja o referido “formoso diadema” que envolve a nossa cabeça.

No entanto, não podemos descartar os ensinamentos dos nossos pais terrenos, pois a eles o Pai Criador confiou a nossa vida e a nossa educação. A eles foram confiados a nossa educação pessoal e também a nossa formação religiosa, pois cada filho precisa viver a dimensão da fé dos pais e entender deles a razão da esperança de serem cristãos. Neste caso, passam o filho e os pais a ser o “filho” pelo qual fala o texto sagrado. Para Deus, pais e filhos são vistos da mesma forma, ou seja, “filho”!

E como filhos de Deus, como está a nossa fidelidade na boa educação dos nossos filhos, que antes de tudo, são filhos de Deus? Estamos revelando a eles a razão da nossa esperança? Podemos dizer que estamos sendo justo e fiel naquilo que Deus nos confiou? Esta é a pergunta que necessariamente precisa arder no mais profundo do nosso ser! Nestes tempos difíceis é que a razão da nossa esperança precisa atingir o coração dos nossos filhos. É neste tempo que precisamos viver aquilo que confiamos e dar a eles um sentido contrário ao oferecido pelo mundo sem Deus. Não podemos achar que estamos sendo justo com Deus, e com nossos filhos, apenas ensinando e educando para viverem as necessidades deste mundo. Existe uma razão infinitamente maior do que qualquer outra coisa que é a vida eterna e este ensinamento não vem das nossas razões naturais, mas do Espírito de Deus!

“Nós tivemos nossos pais segundo a carne como educadores, e os respeitávamos. Não haveremos de ser muito mais submissos ao Pai dos Espíritos, a fim de vivermos? Pois eles nos educaram por pouco tempo, segundo o que lhes parecia bem. Deus, porém, nos educa para o aproveitamento, a fim de nos comunicar a sua santidade.” (Hb 12, 9-10) Esta Palavra vem para confirmar a nossa necessidade de ouvir o Pai Criador, pois educar os filhos se torna necessariamente conhecerem Deus, e Deus nos deu o Seu filho Jesus, e Jesus nos deu a sua Igreja.

Portanto, dizer que estamos educando nossos filhos para a vida, precisamos estar conscientes de estarmos caminhando com eles por este caminho de santidade, pois sem entrar por esta via, não estaremos sendo justo com Deus. Nossos filhos precisam desta referência para conhecer outro caminho que não seja apenas aquele que o mundo oferece, pois sem outra opção ficarão expostos aos caminhos tortuosos que se apresentarão como os melhores e os mais atrativos.

Pedimos ao Nosso Pai e Criador que nos envie ao Seu Filho Jesus e nos encha de esperança, fazendo nascer em nossos corações o desejo de aprender da Santa Mãe Igreja tudo aquilo que nos faça viver antecipadamente as delícias do céu. Que a nossa família se transforme em Igreja doméstica, cheia de vida e santidade! Amém!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista – Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário