quarta-feira, 5 de junho de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                  


       
         A MORTE NÃO É O FIM

   
    “A morte foi tragada pela vitória; onde está, ó morte a tua vitória?”
                                   (1 Cor 15, 55)

          
           Estamos diante de uma realidade que mais interfere em nossa caminhada de esperança: a morte! Em todos os tempos a morte tem sido a realidade que mais incomoda o ser humano. A morte é entendida por poucos, mas incomoda a todos. Todos nós nascemos da mesma forma, mesmo aqueles que são gerados pelos métodos modernos da medicina, fora do útero da mulher, e sabemos detalhadamente a ciência da concepção em todos os detalhes, mas não conseguimos entender porque todos nós morreremos.

Existem várias religiões no mundo que tentam dar sentido à morte, oferecendo meios espirituais para seus fieis viverem a sua realidade, mas no fim, essa realidade não dá ao seguidor uma resposta concreta, pois não aparece quem dá testemunho da sua verdade. Aqueles que dizem serem portadores da verdade não aparecem para dar continuidade à sua doutrina depois da sua própria morte. Portanto, em muitos casos o seu princípio doutrinário continua a ser seguido por adeptos da sua religião, vivendo a sua caminhada terrestre nesta mesma esperança.

Uma realidade tão relevante na vida do homem torna-se o principal mistério da sua existência, e se esconde de forma enigmática a todos que deveriam conhecer como fundamento da sua história. Portanto, onde está a verdade sobre a morte? Onde poderemos encontrar os meios para dar verdadeiro sentido naquilo que mais nos incomoda? Esta resposta não está numa religião, ou seita, ou em qualquer outro lugar que não seja: JESUS CRISTO!

Pode incomodar, pode desanimar, pode causar dúvidas e desconfiança, mas é Nele que está toda a verdade da morte e também da vida! Em Jesus se encontra todo o mistério do homem. Encerra-se Nele toda a busca frenética do homem em sua luta para conhecer a si mesmo. Todo o mistério da humanidade e da criação está neste homem Jesus! Em Jesus vamos aprender que a vida se traduz em “nascer, viver, morrer e ressuscitar”! Neste grande mistério não cabe desconfiança e nem tentar compreender com as nossas faculdades humanas. “Jesus veio mostrar ao homem como se deve viver para morrer e, morrendo, ressuscitar para a nunca mais morrer!”

Está nesta afirmação todo o sentido da morte! O caminhar nesta vida terrestre requer de cada um de nós uma compreensão exata deste mistério de Jesus. Não está na pedagogia Dele um limite de compreensão e nem em alguma outra religião foi revelado o mistério da morte, mas unicamente, Nele! Neste caso, para entender a morte é necessário entender a vida, e Jesus é “O caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6).

Assim como o corpo é totalmente ligado ao Espírito, também a vida é ligada à morte. Como não existem meios para entender a vida sem que seja revelada pelo Espírito Santo, não tem como entender a morte sem que esta tenha sido revelada pela verdade da vida. Todo este mistério está dentro de cada um de nós! Os cristãos deste mundo estão capacitados a dar sentido verdadeiro em sua vida, pois Aquele que pode revelar todos os mistérios escondidos ao mundo está literalmente unido ao nosso corpo.

Sem entender nada da vida, o homem com seus problemas pode até desejar a sua própria morte como se ela o livrasse de tudo. Ele não tem nenhuma esperança de vida eterna e julga ser apenas para este mundo a sua vida. Quem coloca a sua esperança apenas nesta vida, certamente fará dos seus esforços tudo para fazer deste mundo a sua pátria definitiva. Assim, o homem viverá a sua vida somente para tirar dela as alegrias e depois morrer. Triste fim de quem viveu e não compreendeu a sua própria existência!

Não! Nós não nascemos para viver sem sentido. Deus nos deu uma dignidade perfeita e também inseriu em cada um de nós um desejo de ser feliz. Porém, não uma felicidade para esta vida terrena, mas uma felicidade eterna, onde viver neste mundo buscando a felicidade eterna é o segredo para desejar que a morte venha ratificar a nossa conquista celestial. A morte não é o fim, mas a partida para a vida eterna!

Por isso precisamos entrar na escola de Jesus e nos tornarmos seus discípulos, a fim de levar ao mundo a sua Boa Notícia. Precisamos revelar a todas as pessoas que a morte não é fim de tudo, mas existe para nós uma pátria definitiva conquistada pela morte e ressurreição do Cristo Jesus.
Irmãos, não queremos deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. Com efeito, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos igualmente que Deus, por meio de Jesus, com Ele conduzirá os que adormeceram.” (1 Ts 4, 13-14) É neste texto de Paulo escrito na carta endereçada à comunidade dos Tessalonicenses, que podemos dar início a uma nova caminhada de fé.

Pedimos pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, para que ela esteja sempre atenta a fim de nos educar, instruir e nos aconselhar indicando sempre o caminho a seguir, e responder com alegria ao chamado de Deus Pai.

Deus seja louvado e adorado!
Carlos Alberto Batista – Comunidade Católica Pedras Vivas


Nenhum comentário:

Postar um comentário