quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FORMAÇÃO



A SADIA CONVIVÊNCIA


A mulher é e sempre será para o homem um mistério.


Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher Ele os criou”. Diante de tantas propostas de vendas de homem e de mulheres nos meios de comunicação visual e auditiva, esta frase do Livro do Genesis 1, 27, fica um pouco sem sentido. Como podemos vender alguém que é imagem de Deus? Ou como podemos utilizar alguém que é imagem de Deus, somente por um momento? Como dizer que hoje somos livres, se a cada momento também nós podessemos ser vendidos?

Estas perguntas podem causar em nós outra pergunta: onde e como isto está acontecendo? A dúvida é sinal de que ainda não sabemos o que somos em relação ao outro sexo, e muito menos sabemos quem ou o que somos. Partimos então das primeiras paginas da bíblia, onde temos de maneira alegórica, quem é a pessoa humana no seu especifico: homem e mulher.


Primeiramente Adão e Eva: criação que Deus viu que era bom. Criação esta que não é somente o homem, mas a pessoa humana, ou seja, homem e mulher, cada um no seu especifico. Isto acontece depois de um Concilio no interior de Deus, “Façamos”, ou seja, a pessoa humana não é somente um ato criado, mas uma decisão do interior de Deus, criado à imagem e semelhança deste mesmo Deus.


Criados a imagem de Deus: a pessoa se torna assim um deus no mundo, não para impor-se como senhor de tudo, mas para ser a figura ratificada do governo de Deus, ou seja, como a pessoa é imagem de Deus, onde o homem está deveria estar este sinal que ali quem governa é Deus, pois aquele é a imagem deste Deus, mas não é Deus, pois a pessoa é imagem imperfeita de Deus por ter sido feita de pó.


Masculino: é o memorial, ou seja, a recordação de Deus. Podemos lembrar aqui do Homem perfeito, Jesus Cristo que é a cabeça do corpo, onde nós somos os membros. O homem é esta cabeça na sociedade, pois traz no seu interior a capacidade de fecundar, ou seja, de criar nova vida, pois viu a criação primeira. Não digo aqui de outra criação, mas de uma nova criação através do auxilio do homem, se este tiver a capacidade de olhar a criação com os olhos daquele que é o Criador. Podemos lembrar aqui de Romanos 8,19 “toda criação espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus”.


Feminino: durante muito tempo a mulher foi colocada como um ser inferior, ou seja, como alguém que não deve e não pode viver somente fazer. Mas a mulher no seu interior tem a capacidade de acolher o novo. Podemos citar quando está gestante, pois no seu físico tem uma fenda capaz de receber vida e gerá-la (vagina). Receber esta vida num contexto de amor recíproco e responsável, de amor vivido. Mas infelizmente, em nome da erotização do comercio, a mulher usa esta capacidade de acolhimento não para a vida, mas para a morte, cada vez que usa de maneira comercial o seu corpo que é dádiva da criação.


A mulher é e sempre será para o homem um mistério, pois quando esta foi criada, este estava dormindo, para que não se inchasse de orgulho, por ter sido feita dele, mas para que a reconhecesse como alguém intima dele. Feita da costela, para dizer que não esta nem acima, nem abaixo, caminha com ele, do lado dele, na intimidade de ser semelhante a ele, pois foi feita do osso dele. A mulher então é a ajuda de Deus ao homem para se salvar, pois quando este se via sozinho no paraíso não se conhecia, pois vivia a solidão do mundo incomunicável. Por isso um ajuda o outro a se salvar, pois ao ver o outro deveríamos nos ver também. Aqui podemos dar tantos exemplos de homens e mulheres que viveram uma profunda santidade sem precisar ser objeto do outro: Francisco e Clara, Bento e Escolástica, João da Cruz e Tereza D Ávila e tantos outros.


O Reino de Deus acontece quando homem e mulher vivem um relacionamento sincero de comunhão e libertação e de uma completar o outro no seu especifico. Precisamos um do outro.

Por isso, a vocação do ser humano só será realizada quando este viver um relacionamento de comunhão sincera com o sexo oposto “sereis uma só carne”, e vai muito alem do que se pensa sobre este termo como relação sexual. Não estou fazendo aqui uma afronta ao celibato, mas convidando a viver verdadeiras amizades entre homem e mulher, como citei acima. Todos viveram a santidade no celibato. Pois a relação homem e mulher não é opcional, nem como se vive esta relação, pois estamos num mundo onde temos que conviver com outras pessoas, não temos como fugir delas. Somos chamados a viver a unidade na diversidade de cada um.

A imagem de Deus no mundo só acontecerá então, quando homem e mulher se relacionarem como Deus os criou, pois a imagem de Deus é comunhão entre homem e mulher.


Padre Anderson Marçal
http://blog.cancaonova.com/padreanderson

FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário