terça-feira, 27 de outubro de 2009

LITURGIA DIÁRIA - PARTILHA





A SEMENTE DE MOSTARDA E O FERMENTO     Lc 13,18-21


É muito interessante a gente poder partilhar este Evangelho de São Lucas, pois trata-se de uma parábola que todos nós, cristãos, sempre ouvimos nas liturgias dominicais e também em nosso dia-a-dia.
O fato de Jesus falar em parábolas para anunciar o Reino de Deus, sempre nos causa algumas dificuldades para compreendê-las, bem como, foi assim também até com os próprios discípulos que caminhavam com Jesus.
Neste particular Evangelho, a semente tem um sentido próprio, pois Jesus deseja mostrar que nascerá sobre a nossa caminhada uma planta que dará seu fruto, e que o Reino de Deus, parecendo ser pequeno e sem condições de ser instaurado, está sendo sim, implantado em nossa vida.
Portanto, qual tipo de semente estamos plantando em nossa caminhada cristã? Qual Reino estamos instaurando com a nossa vida? Estamos semeando a semente do Amor, que gera a vida, ou estamos semeando a semente do pecado que só gera a morte, para nós e para nossos irmãos?
Que estamos instaurando o reino, isso é real, pois ninguém está aqui sem deixar de semear, pois existe vida em nosso caminhar.
Se estou em Cristo, certamente a minha vida, meus gestos, minhas palavras, meu pensar, meus atos, minhas decisões,darão os frutos que farão crescer o Reino de Deus e Seu projeto; mas se estou fora desta comunhão com Cristo, posso admitir que estarei semeando tudo aquilo que fará todas as pessoas não perceber a presença real e viva de Jesus aqui entre nós, e todos ficarão privados de conhecer a própria vida.
A comunhão com Cristo é a forma com que Ele mesmo possa se manifestar a todos nós. Sem essa comunhão, não temos como semear a semente do Amor, que é o próprio Deus. Por isso, deixemos de lado a vida antiga e passemos a viver a vida de Cristo, pois tudo se recomeça quando decidimos por Ele e Seu Reino de Amor. O momento é agora! O fermento está colocado na massa e vai crescer! Mesmo que eu não possa ver, a semente germina pois estou plantando em meu dia-a-dia.

Deus seja louvado e adorado em nossa vida!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário