quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MENSAGEM




Quarta-Feira, 30 de setembro 2009, 11h00
No coração de Deus, você foi feito para a vida! A palavra de Jesus, ao se despedir de Seus apóstolos, na Última Ceia, foi esta: “Não se perturbe o vosso coração” (João 14,1-6).

Não há por que ficar perturbado: “Credes em Deus”. Sei que você crê em Deus. “Crede também em mim.”

Você precisa enfrentar também este assunto: sua vida e sua passagem para a eternidade. Sei que você não gosta de ouvir falar a respeito da morte, porque essa ideia o perturba. Perturba porque você não foi feito para a morte, mas sim, para a vida. Você sabe e a Palavra lhe garante: “Por um só homem o pecado entrou no mundo, e pelo pecado, a morte...” (Romanos 5,12). Não foi Deus quem criou a morte, ela é uma consequência.

Hoje, você é sujeito à morte por causa do pecado. Mas, no coração de Deus, você foi feito para vida. Você passaria desta vida para a vida eterna sem ter de passar pela morte. Seria uma simples passagem. Mas por causa do pecado veio a morte. Não estamos acostumados à ideia da morte. Jesus quer nos dar uma nova visão sobre ela.

Na eternidade, há um lugar que é só seu. Somente você vai poder ocupá-lo, mais ninguém. Ou você o ocupa ou ele fica eternamente vazio. Jesus foi à sua frente justamente para preparar esse lugar. Quando você estiver pronto, quando tiver passado por toda a transformação pela qual é preciso passar, quando você, imagem e semelhança de Deus, estiver maduro para ser colhido e levado para esse lugar, que é seu, para ser transplantado para essa sua morada definitiva, então, Jesus Cristo virá para tomá-lo consigo: “Quando tiver ido prepará-lo para vós, voltarei e vos tomarei comigo, de tal sorte que lá onde eu estiver também vós estejais” (João 14,3). Esta é a realidade da sua morte.

Ela será sempre uma desculpa. Ela virá por doença, pode ser por desastre, por velhice, por mil motivos. Mas o Senhor virá quando você estiver pronto, maduro. E virá para quê? Para colhê-lo, para tomá-lo e para levá-lo consigo, para que esteja eternamente com Ele.

Vou explicar melhor: é aqui, nesta terra que você está sendo preparado, aqui neste “vale de lágrimas” que você está sendo amadurecido. Mas aqui não é sua morada permanente, não é sua pátria definitiva. Você está aqui apenas de passagem. Sua pátria está mais à frente. Jesus já foi para lá. Ele passou pela morte. E pela morte Ele abriu para você as portas da vida. Ele, Ressurreição e Vida, deu-lhe a certeza também de sua ressurreição e abriu-lhe as portas da vida eterna. É para lá que você que deve ir.

Que tamanha tolice, então, é ficar apegado a este mundo, mais ainda: ficar investindo nele, como se isso fosse a finalidade de sua vida. Gastando vida e energia aqui neste mundo, investindo seu tempo simplesmente nas coisas que passam, buscando simplesmente os prazeres, as realizações deste mundo, como se isso fosse resolver. Você, ao contrário, está aqui em tempo de transformação.

Você está passando pelo fogo para ser purificado, transformado, para estar apto e maduro para entrar na vida eterna. Aqui você deve gastar suas energias ajudando seus irmãos para que também eles encontrem o caminho. Para que eles encontrem a Deus, um sentido para suas vidas. Para que se entreguem a Jesus. E comecem a trabalhar na própria transformação. Para que estejam preparados, aptos, maduros para serem colhidos por Cristo. É assim que você deve colaborar com os outros e ajudá-los nessa aventura da vida.

Você é como um “soldado do fogo” saindo deste mundo em chamas. Neste tempo você procura não apenas se salvar, mas salvar o maior número possível de irmãos. Você ajuda os outros a curar-se, a liberta-se, a livrar-se das amarras, a sair do lodo. Você procura ajudar os outros tornando a vida deles o mais feliz possível. Mas você está em fuga: está saindo deste mundo em chamas, está em busca da pátria definitiva.
Jesus vai à sua frente. É por Ele que você vai chegar ao Pai. Cristo lhe deixou Seu Evangelho, Sua verdade, e por essa verdade você vai conquistar, palmo a palmo, a vida eterna.

Nosso Senhor Jesus Cristo passou pela morte, mas lhe deixou a vida e a possibilidade de entrar na Vida. N'Ele e por Ele que você vai conquistando, dia após dia, a Verdadeira Vida. Você está avançando, como os peixes que sobem correnteza acima. Eles vão subindo, passando pelas pedras, pulando, fazem isso por instinto, porque é nas nascentes que eles devem desovar. Chegam lá em cima machucados, feridos, porque a subida é dura. Você também está fazendo isso, está subindo contra a correnteza.

Infelizmente, o mundo quer que você viva na planície, lá embaixo, próximo ao mar. O mundo quer lhe ensinar que o gostoso, o bom é isso. Mas Jesus lhe aponta: “Não. Eu já fui à frente, venha atrás de mim. Será um caminho doloroso. Eu passei por ele. Venha após mim”.

Você vai se ferir, se machucar, mas sua pátria está lá em cima. É lá que você deve chegar. Mesmo machucado, ferido como peixes que desovam na nascente, você chegará lá e encontrará sua pátria definitiva. É com Jesus e por Jesus que você vai encontrar o Caminho, a Verdade e a Vida. Você irá ao Pai por Jesus: Caminho, Verdade e Vida.


(Trecho do livro “O Pão da Palavra – volume 3” de monsenhor Jonas Abib)

.: Receba mensagens no celular

.: Faça parte do grupo: "Monsenhor Jonas Abib"

FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário