terça-feira, 13 de outubro de 2009

LITURGIA DIÁRIA - PARTILHA




JESUS E OS MESTRES DA LEI Lc 11,37-41

É muito interessante a forma com que Jesus vê as coisas. Parece que Ele já faz dos seus gestos uma forma de provocar todos aqueles que se acham os donos da verdade e cumpridores das leis.
Desta vez, convidado para almoçar na casa de um fariseu, Jesus tomou atitude contrária dos ritos e dos costumes daquele povo. Enquanto ele agia com a doçura do coração e da sabedoria divina, os fariseus agiam de forma tal, que todos pudessem observar os sinais exteriores de obediência às leis e aos costumes; tudo isso, para formalizar um culto puramente aparente, pois eram práticas que não leva nada a lugar algum. Ao contrário, Jesus age sempre e em todos os momentos, para edificar o coração e a vida através de suas palavras e atos. Ele nunca perde tempo com nada que não venha trazer algo que contagie com Seu Amor. Ao contrário, nós somos assim, como os fariseus judaizantes, que olhamos muito a aparências das coisas, como se isso fosse o mais importante para nós e para os outros.
Jesus contraria esta prática, e mostra que o ato de Amor vale mais do que qualquer outra coisa que possamos fazer para cumprir leis e costumes.
A esmola, citada por Jesus, não é um simples fato de dar aquilo que nos sobra, mas dar aquilo que temos, mesmo que nos falte, pois, quem dá o que tem com alegria, sabe que deu, não o que lhe pertence por méritos próprios, mas que recebeu como presente divino, por honra e Glória do Pai.
Portanto, Jesus nunca vai ignorar as nossas intenções, pois os atos exterioroes poderão serem bem vistos pelos outros, mas nunca escondidos aos olhos de Deus.

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário