domingo, 10 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

             


             "AVANÇA PARA AS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS"

                         "Lançai vossas redes para a pesca" 


            A humanidade se encontra à beira de um abismo e Jesus continua a dar esta ordem: "Avança para as águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca" (Lc 5,4). Num primeiro instante, somos chamados a entrarmos neste contexto histórico, buscando compreender detalhadamente esta cena no lago de Genesaré. 

Uma realidade importante a saber é com relação a este lago, pois é um lago muito piscoso até os dias de hoje. Não é difícil lançar uma rede e deixar de apanhar grande quantidade de peixes, mas neste episódio do Evangelho, Pedro e seus companheiros passaram a noite sem conseguir pescar nada.

Estando exatamente onde Pedro e seus companheiros desembarcariam de suas barcas às margens do lado, por sinal, tristes e abatidos pela noite perdida, Jesus se apresenta a eles de forma simples e decidida, ordenando que avançassem pelas águas mais profundas. Ao dizer isso, Jesus já estava lançando no coração de Pedro algo novo. Algo que ele jamais tinha visto, ouvido e sentido. Como bom pescador, Pedro sabia dos locais onde lançar as redes sem dificuldades para fazer a sua pesca diária, mas desta vez, alguém lhe mostrou que além do seu conhecimento existem outros lugares ainda mais piscosos. Apesar de querer discordar em atender, ele aceitou. Sabemos do final do episódio, onde pescaram muito além do que imaginavam e jamais haviam pescado antes.

Pedro sentiu algo novo em seu coração. Sentiu-se pequeno, pecador e percebeu que aquele Senhor era alguém muito além de um homem comum. Ele possuía um olhar de Amor, um jeito puro, mas ao mesmo tempo firme naquilo que dizia e ordenava. Jesus começava a curar o coração de Pedro, pois Pedro se fez pequeno diante de Jesus. Assim precisamos nos apresentar a Jesus ainda nos dias de hoje. 

O convite de Jesus se dirige à sua Igreja; a todos os que se uniram a esta missão de propagar o Evangelho e a confirmar a instauração do Reino de Deus. Avançar por águas mais profundas é deixar a nossa mesmice, a nossa ligação direta com este mundo que tenta nos enganar com suas delícias. É renunciar ao nosso "eu" e acreditar que Jesus está presente aqui no meio de nós da mesma forma que sempre esteve em todos os tempos. Jesus não é uma imaginação e nem apenas um homem histórico, que viveu e nos deixou escrito aquilo que precisamos fazer, mas um homem real, vivo, ressuscitado e ativo na pessoa de quem se dispõe a ser Cristo neste mundo que caminha na escuridão.

Avançar por águas mais profundas é viver algo novo, é nascer de novo, é olhar tudo novo com novos olhos e um novo coração. É uma novidade a cada instante para aqueles que não param de mergulhar pela imensidão do Reino dos Céus. Neste mergulho pelas águas mais profundas, a vida se torna uma rede que vai pescando os homens pelo caminho, assim como fez Jesus em sua caminhada por todos os lugares por onde andou. A vida se torna uma fonte de Amor, e o Amor se torna a isca mais perfeita para pescar os filhos de Deus dispersos neste mundo. 

Avançar para as águas mais profundas e lançar as redes: essa é a ordem para todos nós; essa é a ordem para a sua Igreja. Jesus quer mostrar que somos capazes dessa missão,  pois sem Ele nada podemos fazer e a nossa vida perde todo o sentido. Jesus quer dizer que a nossa vida sem alcançar o coração das pessoas e levá-los ao coração de Deus é vazia e sem sentido. Jesus quer dizer que uma vida verdadeira não existe sem essa pedagogia de pescar almas para Deus. Pescadores de homens, é assim que se faz o caminho para conhecermos a verdadeira felicidade, pois Jesus também quis dizer que ser feliz é pescar almas para Deus. É encher as redes e não ter forças para carregá-las sozinhos. É viver numa comunidade onde pescar homens é fruto de uma vida santificada pelo Mestre Pescador.

Senhor, ensina-nos a responder com alegria e fidelidade ao seu chamado.

Louvado e adorado seja Deus !!

Carlos A. Batista - Pedras Vivas











Nenhum comentário:

Postar um comentário