terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

           
             
                          ATRATIVOS DO MUNDO        X       ATRATIVOS DA IGREJA


                                          "O meu Reino não é deste mundo" (Jo 18, 36)


              Quando colocamos a nossa mente a meditar sobre as condições em que o homem vive neste mundo, concluímos que existe uma grande vantagem para as coisas que o mundo oferece, se comparando com aquilo que Deus lhe propõe. O mundo oferece aquilo que atrai o prazer e realizações pessoais, enquanto Deus oferece aquilo que salva a sua vida. O mundo mostra o que dá prazer, enquanto Deus oferece um caminho. O mundo oferece manjares que encantam os olhos e o paladar, enquanto Deus oferece Ele mesmo num pedacinho de pão. O mundo não se cansa de criar atrativos, enquanto Deus não muda o que já mostrou ontem, hoje e sempre mostrará.  O que traz atrativos ao olhar, aparentemente é muito melhor do que aquilo que atrai a alma.

Diante desta triste realidade, outro fator importante que mostra esta desigualdade entre a Igreja de Deus e o mundo, são os alvos preferidos dos dois lados, que são os adolescentes e os jovens! O mundo usa de todas as suas armas para atrair esta grade massa de gente, pois é nesta fase da vida que o homem se abre ao mundo, e descobre toda a sua força e impetuosidade para desbravar o novo. Entre eles e o mundo, existe um grande e vasto universo a ser descoberto, e a sua vontade de desbravá-lo lhe dá uma visão universal dos seus desejos. O adolescente e o jovem não pára em pouca coisa, mas quer tudo que o mundo oferece.

A princípio, parece que Deus já está derrotado, pois a sua oferta, aparentemente, nada tem de atrativo que possa se igualar a tantos atrativos do mundo. Lembramos daquela samaritana do Evangelho, onde ela  ia todos os dias buscar água naquele poço em Jericó, afim de saciar a sua sede. Certo dia, sem menos esperar, ao lado do poço estava sentado um certo homem judeu, cujas palavras soaram com tamanha força em seu coração, que a sua vida se transformou como ela jamais poderia imaginar. Neste episódio, ela foi totalmente seduzida pela docilidade daquele homem, pois o que Ele pediu a ela, água, era aquilo que ela mais buscava. No entanto, como podemos perceber no Evangelho, Ele, o judeu, convenceu aquela pagã de que Ele tinha para ela alguma coisa que lhe saciasse a sua sede, e nunca mais ela precisaria buscar água naquela fonte, pois ela se tornaria a própria fonte. Que mistério!

Voltando aos tempos atuais, esta fonte, que é a Santa Mãe Igreja, oferece a todos a água da vida da mesma forma que Jesus ofereceu à Samaritana, que hoje personifica a Igreja. Jesus oferece aquilo que mais desejamos, porém,  Ele tem mais sede do que nós. Jesus tem sede da nossa fé, pois deseja ardentemente salvar a nossa alma. Enquanto o mundo com suas ofertas atrativas, deseja o contrário, ou seja, deseja que nossa alma não chegue à plenitude do céu. O mundo com as suas ofertas, tenta esconder o céu dos homens, já que este céu está dentro de nós. Desejando as coisas do mundo, deixaremos de ver dentro de nós as belezas escondidas. Aquilo que Jesus revelou à Samaritana, ela descobriu olhando para dentro de si mesma. A Santa Mãe Igreja não mostra nada que pode ser visto com nossos olhos, e a maior prova disso é a Sagrada Eucaristia, onde se esconde a maior obra da nossa fé: o Corpo e o Sangue de Jesus!

Portanto, não temos nenhuma estratégia e nem outros meios para atrair os homens a Deus. Não existe uma linguagem onde a Igreja poderia usar para convencer as crianças, adolescentes e jovens, afim de se igualar com as gírias do mundo moderno. A Igreja não possui nenhum outro atrativo que não seja o Reino de Deus instaurado e escondido ao mundo por Jesus. Aquele que desejar salvar a sua vida, necessariamente, precisa morrer para o mundo. Não existe outro meio, ou outra linguagem. É essa mesma linguagem usada por Jesus nas páginas Evangélicas.

No entanto, os pais e todos aqueles que se dispuseram a serem verdadeiros discípulos e apóstolos de Jesus, precisam estar cientes de tudo isso, principalmente os pais. Eles precisam ser os primeiros a dar aos filhos a sua contribuição de fé e de esperança. Precisam preparar os filhos, desde pequenos, para serem os protagonistas do mundo novo. Prepará-los para abrirem seus olhos, ouvidos e o coração para a principal mensagem da Santa Mãe Igreja. Eles, os adolescentes e jovens, não podem crescer com medo da Igreja e muito menos sem conhecer a sua missão neste mundo.

Na carta aos Hebreus, o autor sagrado nos oferece um princípio eterno, onde a educação e o zelo dos pais são mostrados como insuficientes para vivermos a nossa verdadeira vida, vejamos: "Ademais, tivemos os nossos pais humanos como educadores, aos quais respeitávamos. Será que não devemos submeter-nos muito mais ao Pai dos espíritos, para termos a vida? Nossos pais humanos nos corrigiam, como melhor lhes parecia, por um tempo passageiro. Deus, porém, nos corrige em vista do nosso bem, a fim de partilharmos a sua santidade." (Hb 12, 9-10)

Por fim, podemos perceber as aparentes dificuldades daqueles que se colocam a serviço da Igreja, tais como: os educadores, catequistas, agentes de pastorais, ministros consagrados e tantos outros que se dispõem a se tornarem evangelizadores. Estes, por sua vez, se tornam as verdadeiras testemunhas da Santa Mãe Igreja, pois são eles os que mais têm contatos com o fiel em sua paróquia ou comunidade. São deles que saem tudo aquilo que poderão atrair os que se iniciam na vida cristã. Ou ainda, desanimar aqueles que chegam com a aquela sede da samaritana, mas não percebem a mesma docilidade que ela recebeu daquele judeu. Por isso, não podemos perder para o mundo nossos adolescentes e nossos jovens, pois se eles estão sendo atraídos com tanta facilidade, chegarão os dias que estarão subvertendo os corações das nossas crianças, pois da mesma forma que temos sede de Deus, o mundo nunca se sacia das nossas almas.

Sejamos dóceis aos desejos de Deus, assim estaremos abrindo nossos corações para a mensagem de Jesus, aquele judeu que mudou a vida e a história da mulher samaritana.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas


Nenhum comentário:

Postar um comentário