sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                   
                       
                                    NUM MUNDO DE TREVAS, SOMOS A LUZ



                                              "Vós sois a Luz do mundo" (Mt 5, 14)



                  Logo após o sermão da montanha, ocasião em que Jesus anunciou à multidão a instauração do Reino de Deus, Ele fez uma afirmação que certamente deixou todo o povo atônito e sem entender direito o que Ele queria dizer. Para os dias de hoje, Jesus repete insistentemente esta frase, melhor dizendo, este princípio eterno: "Vós sois a Luz do mundo"! O que quer dizer Jesus afirmando isso, que a princípio nos parece algo indescritível? Simplesmente, somos a Luz de um mundo que vive nas trevas!

Entrando no contexto histórico da nossa criação, lembramos que fomos criados para vivermos em perfeita sintonia com o nosso Criador, mas perdemos esta comunhão em consequência do pecado original. Aquele Deus que caminhava ao lado dos nossos primeiros pais, e falava com eles como se fala a amigos, deixou de ser visto e percebido após Adão e Eva cometerem o primeiro e mortal pecado. Com isso, deixaram de vê-lo por causa de uma cortina negra que invadiu seus olhos e tudo ficou na escuridão. Uma escuridão não notada pelos olhos, mas a escuridão da alma. O homem deixou de viver a sua própria natureza!

Como associar a nossa condição de pecador num mundo que vive nas trevas, com a afirmação de Jesus de que somos "Luz do mundo"? Parece uma contradição sermos constituídos da escuridão e ao mesmo tempo Luz para o mundo! Mas, esta lógica podemos entender entrando no mistério da salvação, mistério este trazido e anunciado por Jesus em seu ministério de Amor. Jesus caminhou por aproximadamente três anos com os apóstolos escolhidos e seus discípulos, ensinando, preparando, educando e curando todas as feridas do coração, deixadas pela vida no pecado e na ignorância.

Nessa caminhada, Jesus foi fazendo uma transformação na vida daqueles que caminhavam com Ele. Aqueles que aderiram com perseverança os passos de Jesus, foram os escolhidos para iniciar o processo de vida nova trazida e inaugurada por Ele. Certamente, eles não sabiam, e nem podiam, concretamente, experimentar tudo aquilo que Jesus os ensinavam. O que ajudaria a compreensão de todos, era o fato de Jesus ensinar e pregar aquilo que Ele vivia, e não somente com palavras, os ensinavam.

De acordo com os Evangelhos, os autores sagrados narram com riqueza de detalhes todo o caminho percorrido por Jesus e seus discípulos, entre eles, a Virgem Maria, sua mãe. Nos quatro Evangelhos, podemos notar que Jesus nunca, jamais abandonou seus seguidores. Ele sempre estava presente naqueles momentos em que as dúvidas apareciam. Jesus fazia perguntas e não os deixavam sem respostas. Jesus cuidou de tudo e de todos, afim de deixar tudo preparado para o grande momento. Para nós, parece que o grande momento é aquele das suas últimas horas, mas não foi essa a realidade. O momento mais importante na história da Salvação, é aquele do Cenáculo, onde, como narra nos Atos dos Apóstolos, setenta e dois discípulos, novamente tendo a Virgem Maria presente, estavam reunidos a pedido de Jesus, que ao aparecerem a eles em várias ocasiões depois da sus ressurreição, os pediram para ficarem reunidos naquele lugar, onde se reuniram para comerem a última ceia.

Ali aconteceu o maior feito da nossa história. Naquele momento em que Jesus cumpriu a sua promessa de nos enviar um novo Paráclito, Espírito Santo transformador, Advogado e Luz da vida, o novo homem acabou de nascer. Ao descer sobre todos os presentes naquele Cenáculo, o Espírito Santo deu ao homem que era mortal, a forma divina. Nesse momento nasce a nova Igreja de Jesus, e o homem se tornou um ser imortal. Deixou de ser templo das trevas, da escuridão e se tornou "sal da terra e luz do mundo". Nisso se cumpriu todas as promessas de Jesus, vindo pela missão do Pai. O homem novo é guiado, inspirado pelo próprio Deus. Ele não está mais andando ao nosso lado, mas caminha dentro de nós. A Santa Mãe Igreja batizou isso de "feliz pecado", pois o que veio para destruir o homem, maior e mais perfeita criação de Deus, Ele transformou em maior graça e milagre: o homem passou de humano, para Divino! Tornando-se capaz de iluminar o mundo de trevas.

Eis aí tudo aquilo que Jesus veio trazer ao mundo: com a sua Divindade, renovar a nossa humanidade. Nossa humanidade foi restaurada e se tornou uma humanidade Divina e Santa. Por isso, de agora em diante precisamos entrar neste contexto histórico: sermos Luz da terra, afim de iluminar a tudo e a todos, e com isso revelar Jesus ao mundo, pois essa Luz não é para nos iluminar, mas para iluminar onde as trevas ainda estão sendo manifestas.

Sejamos alegres na esperança e firmes na fé, sem medo, pois temos dentro de nós o mesmo Espírito Santo que Jesus recebeu naquele dia do batismo no rio Jordão.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário