quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS


                     

                         O PAPA BENTO XVI RENUNCIOU. O QUE ISSO MUDA NA IGREJA?


                      "Estais sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir."
                                                                     (1 Pe 3, 15)



           Em pleno carnaval do ano civil de 2013, a comunidade cristã do mundo inteiro pôde vivenciar e experimentar algo que só havia acontecido por três vezes durante toda a história da Santa Mãe Igreja: a renúncia do Papa Bento XVI. Esse fato não é comum acontecer, e cada um dos Papas que renunciaram tiveram seus motivos relevantes. Ele é o quarto Papa a renunciar ao cargo. Antes dele, o Papa Ponciano deixou o seu Ministério Pontifício no ano de 235. Depois vieram o Papa Celestino V, em 1294; e o Papa Gregório XII, em 1415. Com a renúncia de Gregório XII, foi possível acabar com o chamado Cisma do Ocidente, quando a Igreja chegou a ter um Papa legítimo: Gregório XII e dois anti-Papas: um em Avignon, na França, e outro em Pisa, na Itália.

Como é de nosso conhecimento, nem todo o povo do mundo é Cristão, mas a maioria conhece o Papa que governa a Igreja Católica Apostólica Romana. Sabe que no Estado Vaticano se encontra a sede principal desta Igreja e que o Papa exerce o governo com seu Ministério Pontifício. No entanto, os católicos espalhados pelo mundo não sabem com convicção, ou não conhecem por alguma razão, o papel principal que o Papa exerce nesta Igreja, pois é notória esse desconhecimento que são revelados publicamente e/ou pessoalmente naqueles que se dizem cristãos católicos.

Nós, cristãos católicos, estamos vivendo um período de "descristianização", onde Cristo "parece" estar perdendo terreno em nossa fé, e o mundo não cristão está tendo um certo domínio em todas as estruturas governamentais, sociais, religiosas, pessoais, familiares, culturais, até em certas tradições dos povos e nações. O mundo paganizado está influenciando a todos os que ainda não fizeram a opção pela fé no Cristo da nossa redenção; Cristo este, "Caminho, Verdade e Vida" (Jo 14, 6).

Ao fato em questão, o mundo está buscando explicações, dando suas opiniões, fazendo seus julgamentos e até condenando veementemente esta decisão do Santo Padre, o Papa Bento XVI, como se ele estivesse cometendo o pior ato que se pode imaginar. Falam como conhecessem a verdade e julgam por critérios não cristãos. Esse é o momento propício e providencial para darmos a todos a razão da nossa esperança e fazer o mundo conhecer a nossa fé. Este mundo que não é nosso e a ele não pertencemos. Este mundo em que Jesus instaurou o Reino de Deus. Reino este, que nossos olhos não podem ver, mas podemos viver e revelar.

Ao contrário, vemos nossos irmãos na fé, amigos e familiares, questionando a decisão do Papa e até condenando. Juntado-se ao mundo pagão e levando para o lado anti-cristão suas opiniões e seus julgamentos. Isso não se trata da verdadeira Igreja de Cristo. Isso não é vocação e frutos do cristão católico. O povo cristão precisa levar ao mundo a sua verdade evangélica e a fé que professa. Precisa estar preparada para dar a razão à essa fé, e a todos que ainda não creem, revelar a mensagem da nossa esperança.

De acordo com a nossa história, nada muda em relação à escolha do novo Papa. Aos que levaram o seu Pontificado até a morte, posteriormente ao funeral, deu-se início ao Conclave (comunhão e reunião de todos os Cardeais com menos de 80 anos), afim de realizar a votação para a escolha do novo Papa. Neste caso da renúncia do Papa Bento XVI, assim também teremos esse procedimento. Logo após o último dia do seu Ministério Petrino, no caso, dia 28 de fevereiro, o Vaticano se reunirá para a escolha do novo Papa e a vida da Igreja continua normalmente aquele Caminho da Verdade e da Vida.

Portanto, cabe a nós Cristãos Católicos de todo o mundo, mostrar com a nossa alegria, os agradecimentos ao nosso querido Papa Bento XVI pela sua dedicação, entrega total da sua vida ao Reino de Deus, e entrarmos definitivamente em comunhão com a Santa Mãe Igreja, afim de rezar, interceder e esperar pela Providência Divina, pois é Ele mesmo a fonte de inspiração que fará nossos Cardeais escolherem aquele que governará a Igreja de Jesus Cristo, enquanto seu coração bater com as batidas do Mestre.

Confiantes nesta missão e alegres na fé, pedimos ao Senhor Jesus que conceda força, coragem, sabedoria e Luz para o nosso novo Papa; que ele, ao pegar a sua Cruz, carregue-a mostrando ao mundo a razão da nossa esperança.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário