segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

               


                  ACREDITAMOS EM DEUS, MAS NOS CONTENTAMOS EM NÃO VÊ-LO


                    "Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança" (Gn 1, 26)



          Nas primeiras páginas da Sagrada Escritura, podemos contemplar nas palavras do autor sagrado a sutileza que Deus Criador usa para narrar a história da criação. Notamos que Ele usa o plural e não o singular para expressar a sua nova criação: "façamos o ser humano..." Esta afirmativa nos dá um sinal de que Ele não está sozinho desde o princípio, pois Ele não se refere a uma pessoa, tipo. "faço o ser humano..." mas, declara ser mais de uma pessoa. Esse mistério é o caminho que precisamos para descobrir o Deus criador e buscar nas páginas sagradas uma forma para entender claramente todos seus segredos.

Diante de todos os escritos do Antigo Testamento, podemos mergulhar em histórias, contos, experiências de fé, leis, textos poéticos, orações, cânticos, profecias e reflexões, afim de encontrar subsídios que nos façam atualizar a história do povo de Deus, e fazer do Novo Testamento a porta que se abre e nos mostra claramente este Deus que estava escondido ao povo antigo. Se Deus não estava sozinho e nem criou sozinho todas as criaturas e todo o mundo, é-nos necessário conhecer as outras pessoas que estavam com Ele. Se Deus não quis se mostrar ao antigo povo, assim, como a nós quis se mostrar, porque não nos esforçamos para conhecê-Lo? São duas questões importantes para meditarmos nesta partilha.

Primeiramente, a expressão de "façamos" o ser humano à nossa imagem e semelhança, nos dá uma certeza: Deus é tal e qual um ser humano; ou, seja, dotado de um corpo semelhante ao nosso. Ele é constituído visivelmente da forma de um ser humano, com todos os membros sendo semelhantes ao nosso. Isso já é uma vantagem relevante para buscarmos reconhecer Deus em nossa vida. Partindo do princípio que acreditamos fielmente nas Sagradas Escrituras, o passo seguinte é fomentar a nossa fé para conhecer Aquele que se esconde num corpo; não está à vista dos nossos olhos, mas Ele mesmo afirma que está no meio de nós. Então, precisamos vê-Lo!

Explorando agora o Novo Testamento, somos chamados a entramos na figura de Jesus, pois a nossa maturidade de fé nos dá a convicção de que Ele é o enviado de Deus. Em Jesus se concentra todos os mistérios de Deus. Em Jesus, Deus se revela, e revela aos homens deste mundo todos os seus mistérios, ora escondidos a todas as outras gerações. Em Jesus, Deus realizou um plano. Este plano tem um único fundamento: SALVAÇÃO! Eis o mistério: SALVAÇÃO! Porque este termo: SALVAÇÃO? Porque Deus criou um ser humano e este ser humano perdeu a sua natureza. Este ser humano, criado à imagem e semelhança do Seu criador, perdeu a sua dignidade de ser humano. Perdeu também toda a capacidade de viver conforme o Seu Criador o criou. Este ser humano perdeu toda a sua capacidade de ver o Seu criador, assim como O via aos seus próprios olhos, como narram as palavras da Sagrada Escritura. Este ser humano não tem como viver da forma original de quando foi sonhado, desejado e criado por Deus. O ser humano caiu!

Para o homem voltar a ver Deus como Adão e Eva O viam, naturalmente, Deus precisou criar um plano para salvá-lo, pois esta queda não só escondeu Deus do homem, como também trouxe junto com a queda, a morte do homem. Como Deus não possui uma lata de lixo onde se possa jogar fora aquilo que não presta, Ele, na sua divindade e com todo o seu poder, irá usar a mesma morte para tornar o homem ainda melhor do que quando era antes da sua queda. Deus não desfaz nada que criou, pois tudo que Ele criou é bom, ou é capaz de transformar aquilo que não é bom, em coisa ainda melhor. O plano de SALVAÇÃO será a forma usada para tornar o homem ainda melhor do que era ao ser criado. Para tanto, basta somente um meio para isso ser concretizado na vida de uma pessoa: "ela se conscientizar" de que, mesmo andando, pensando, comendo, alegrando, enxergando, estudando, namorando, casando, tendo filhos, dormindo, acordando, trabalhando, sorrindo e viajando, ela está morta! Sim, está morta!

Poderíamos encontrar um vasto caminho cheio de palavras para descrever e explicar detalhadamente esta realidade, já que as Sagradas Escrituras nos fornece tudo como verdade, mas ficamos somente com esta realidade nos deixada por Jesus: Ele se encarnou e nasceu como um de nós. Precisou nascer como Adão, sem o pecado original (queda) e com Ele trouxe todo o Plano de Salvação. Plano este, que inclui algo novo em nossa natureza: Jesus veio para implantar na terra o Reino dos Céus e dar ao homem uma nova vida. Em  nosso corpo que é dirigido pelo instinto humano, voltamos a lembrar, ferido pelo pecado, Jesus entra na forma do Espírito Santo, fazendo de nós um novo Cristo. Isso acontece quando somos batizados. Ao instaurar o Reino de Deus, Jesus criou a Santa Mãe Igreja e deu a ela este poder de santificar a todos que nela crer. Portanto, a este mistério da Salvação que é dada a conhecer a todas as pessoas deste mundo, Deus não pensou sozinho, mas pensou em cada um de nós, dizendo: "façamos" o ser humano à nossa imagem e semelhança. Por isso, somos todos chamados a nos transformar em imagem de Deus e fazer de todos esta sublime imagem. Esta é a nossa missão. Esta é a missão da Santa Mãe Igreja.

Louvado e adorado seja o Nosso Deus Criador!

Carlos Alberto Batista

Comunidade Católica Pedras Vivas
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário