segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

           

                 COMO DISCERNIR O QUE VEM PARA O BEM, E O QUE VEM PARA O MAL?


                                           "O senhor conhece os que são Dele" (2 Tm 2, 19)



             "Foge das paixões da juventude, busca a justiça, a fé, o amor, a paz com aqueles que invocam o Senhor, de coração puro" (2 Tm 2, 22). Existe um velho ditado que todos nós conhecemos, que diz assim: 'diga-me com quem andas, que direi quem tu és". Neste provérbio popular, existe um grande fundamento de verdade e nos faz compreender muitas coisas ensinadas e exortadas pelo Apóstolo Paulo, em quase todas as suas cartas de cunho pastorais contidas nas Sagradas Escrituras. Especificamente nesta carta endereçada à comunidade de Corintos, o jovem Paulo deseja exortar a todos sobre o tempo de luta e discernimento.

O que ele leva ao conhecimento da comunidade, leva também ao encontro da vida nova exigida pelos que já são batizados e também àqueles que ainda não fizeram a experiência da vida no Espírito Santo nos doado. O que Paulo quer dizer, é que não basta apenas sermos batizados, mas vivermos em profunda comunhão com o Espírito Santo que foi infundido no batizado, tornando-o cristão, ou seja, um novo Cristo. Esta vida nova instituída pelo batismo e confirmada na fé através do Sacramento do Crisma, leva o cristão a perceber em sua caminhada, os caminhos que o leva à vida de santidade, pois na exigência do batismo, santidade é a principal via que nos faz perceber todos os sinais, presença e comunhão perfeita com Jesus Ressuscitado.

Nesta caminha, exige-se uma luta destruidora contra o mal e o contra o pecado, pois é necessário que esta guerra seja encarada através da pureza do coração. Sim! Sem estarmos profundamente na santidade de vida, o pecado não é fácil de ser percebido. Ele aparece normalmente como se fosse uma coisa boa. Nunca vem fazendo estardalhaço, mas sorrateiramente como uma coisa agradável aos olhos e ao paladar. O pecado vem trazendo junto dele tudo aquilo que mais sacia nossos prazeres. Por isso, estar no lugar errado e com a pessoa errada é a melhor ocasião para cairmos em tentação.

Portanto, o que Paulo Apóstolo faz, é ensinar-nos como abrir os nossos olhos para ficarmos atentos às ameaças, pois elas virão de todos os lados. Possuímos dentro de nós a obra da carne e também a obra divina. Atendendo à obra da carne, estaremos sendo contrários a Deus. Enquanto estivermos atentos e vivendo em comunhão com Deus, seremos capazes de vencer todas as ciladas do mal, pois a Luz mostra o que está escondido aos nossos olhos. Assim é o dia-a-dia do verdadeiro Cristão: luta constante contra si mesmo para não perder esta comunhão. Enquanto vivermos, o nosso dia será assim, luta atrás de luta.

A Santa Mãe Igreja está nesta luta constante e nós somos integrantes dela. Somos aquilo que Jesus chama de "ramos", pois a Igreja que é "Persona Christi" e se considera como a Videira e nós os ramos. Não podemos nos contentar em ficar apenas tirando proveito da fé dos outros, mas entrar de peito aberto nesta missão que Deus nos confiou, de sermos "sal da terra e luz do mundo". Neste mundo que gera tanta violência, injustiça, impaciência, perseguição e ameaças. neste mundo de trevas, precisamos ser Luz!

No texto seguinte, Paulo continua sua exortação, que diz: "Fica sabendo que, nos últimos dias, sobrevirão momentos difíceis. As pessoas serão egoístas, gananciosas, presunçosas, soberbas, difamadoras, rebeldes a seus pais, ingratas, sacrílegas, sem coração, implacáveis, incontinentes, desumanas, inimigas do bem, traidoras, insolentes, presunçosas, mais amiga dos prazeres do que de Deus, tendo aparência de piedade, mas desmentindo o seu efeito. FOGE TAMBÉM DESSA GENTE. Deles fazem parte os que entram pelas casas e conseguem carregar mulheres sem juízo, cheias de pecado e movidas por várias paíxões, sempre aprendendo, sem nunca chegar ao conhecimento da verdade." (2 Tm 3, 1-7)

Portanto, precisamos seguir cuidadosamente esses conselhos, pois o mundo está cheio de gente assim. Mas, o cuidado será para não sermos como os fariseus, pois eles apenas julgavam e condenavam os pecadores e aqueles que não cumpriam a lei. Nós, porém, guiados pelo Espírito Santo, não podemos ser assim, mas aprendendo de Jesus a sua misericórdia, onde dar a vida pelos pecadores é a principal missão de quem está vivendo na luta pela santidade. O maior prêmio de quem vive assim, não será obter nenhum sucesso ou recompensa, mas se alegrar doando a sua vida pelo outro, principalmente àquele que menos merece. Assim precisamos ser, assim Deus nos vê, pois precisamos entender que somente vivendo na santidade é que Deus vai nos mostrando e nos revelando quem somos e para onde vamos, levando conosco todos aqueles perdidos pelo caminho.

Que Cristo Jesus nos capacite, nos ensine e não desista de nós, pois precisamos permanecer firmes!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário