domingo, 26 de agosto de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

             

                   SOMENTE AQUELE QUE DIZ "EU SOU",  PODE DIZER QUEM TU ÉS!


                                                         "Tu és Pedro" ( Cef. Lc 1, 42 )



                         Podemos começar a reflexão deste dia voltando ao princípio da nossa criação, onde a Sagrada Escritura narra com riqueza de detalhes todo o acontecimento. Entre todas as narrativas, uma que dá sentido para todas as outras, é: "Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo a nossa semelhança" (Gn 1, 26). Podemos notar que o Senhor Deus não fala "faço" o ser humano (...), mas "façamos o ser humano". Sem nada esconder, Ele mostra que não está sozinho na obra criadora e, diante disso, precisamos entrar no contexto da história e buscar os elementos essenciais para encontrar a quem se refere a outra, ou quem sabe, as outras pessoas da criação.
Hoje, podemos entender a história da criação, porque Deus já se mostrou na pessoa de Jesus, que realmente somos à sua imagem e segundo à sua semelhança. Porém, precisamos, ainda mais, entrar num outro contexto histórico, pois entre a nossa criação e a Revelação de Deus, em Jesus, aconteceu um fato historicamente tão relevante quanto a esses dois, que foi nossa queda, ou seja, o pecado dos nossos primeiros pais. Está aí, toda a razão para Deus ter que se revelar em Jesus, e mostrar o que narrou na criação, quanto à imagem e semelhança. Cabe aqui uma pequena lembrança deste fato, pois o pecado mudou os planos de Deus, o que podemos chamar de plano 2, pois precisou colocar em prática o plano de Salvação para seu povo. Também é bom lembrar que ao cometer o primeiro pecado, Adão e Eva inscreveu no coração de cada ser humano essa fatídica marca, pois como seus filhos, nascidos da mesma carne,  iremos carregar o pecado em nosso corpo por toda a vida. Está enraizado na carne!
Esta herança faz parte de cada um de nós e, como sabemos, foi o causador da nossa separação com o Criador, pois nos fez esconder de Deus; outra consequência danosa, foi a total perda do nosso sentido de pureza, e os nossos instintos se tornaram totalmente confusos, pois até perdemos a nossa natureza humana. Podemos afirmar com toda a certeza, que todas as criaturas vivem uma perfeita harmonia com Deus, tais como: animais, rios, oceanos, sol, lua, estrelas, plantas e ar. Tudo isso vive harmoniosamente com Deus da forma que foram criadas, com todas os seus instintos em conexão com a sua própria natureza. E nós, seres humanos? Nós não sabemos mais quem somos, para onde vamos, nem  podemos mais fazer o bem para nós e para os outros, baseado apenas em nossos instintos humanos. Perdemos totalmente a nossa natureza humana; não podemos e não sabemos como cuidar e conviver com as outras criaturas e, muitas vezes, damos a ela um valor maior ou menor do que precisamos dar. Damos um melhor tratamento para um animal de estimação do que a um ser igual a nós, o irmão; ou destruímos a natureza sem importar com as suas consequências. Não temos o domínio de mais nada da forma como Deus nos capacitou quando da criação.
Pois bem! Diante desta dura realidade, precisamos reconhecer tudo isso relatado e refletir com toda a nossa inteligência, entendimento e força, pois sem tomar consciência disso, nada mais pode nos convencer de que perdemos a nossa natureza humana, e que Deus usou do seu poder para transformar tudo. Deus enviou Seu Filho, um Daqueles pelo qual citou na Criação: "façamos", para que se cumprisse o seu plano. Jesus veio como um de nós. Nasceu de uma mulher, a Virgem Maria. Ela, uma nova Eva, e Jesus sendo Filho de Deus, possuiam a natureza humana perfeita, como foram Adão e Eva antes do pecado. Ele divino, ela isenta do pecado original. Maria precisou viver sem pecado até o momento da concepção, afim de que Jesus pudesse nascer tão puro quanto ela, pois somente alguém que estivesse nesta condição, poderia salvar toda a humanidade. Se por um entrou o pecado, por um seria salvo. Portanto, Aquele que viveu a perfeita humanidade tem toda a autoridade para revelar quem somos.
Entramos agora pelo âmbito da fé. Ao criar a humanidade, Deus inseriu dentro de nós a fé, que começa a ser descoberta quando buscamos encontrar o nosso criador. Todos nós somos seres religiosos, acreditamos que existe algo superior a nós, mesmo que não seja Deus, pois a própria natureza e as criaturas mostram isso. Acontece que nosso desejo de conhecer o Criador, esbarra em nossa capacidade de desejá-Lo como Deus, pois o pecado destruiu os nossos instintos: "De fato, não entendo o que faço, pois não faço o que quero, mas o que detesto (...) No caso, já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim" (Rm 7, 17-19). Queremos ser felizes. Queremos viver uma perfeita comunhão com as pessoas. Queremos ser pessoas boas, mas não conseguimos. Existem tantos meios, tipo: escolas, psicólogos, pedagogos, filósofos, pais, amigos, que podem nos ajudar a revelar quem precisamos ser e como viver, mas não existe nenhum outro que possa nos revelar quem somos, que não seja Jesus! Somente Ele é capaz de nos dar reconhecer nossa dignidade humana. Voltar ao nosso humano tal e qual fomos criados. Em Jesus, Deus mostra uma humanidade capaz de nos fazer vê-Lo e senti-Lo aqui neste mundo. Só poderemos dar sentido verdadeiro à nossa humanidade, através de Jesus: "Pois, vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus." (Cl 3,3)
Para concluir, lembramos o que Jesus disse: "Eu sou o pão da vida" (Jo 6, 35). Somente quem diz ser o Pão da Vida, pode dizer quem somos, pois Ele é o primeiro e principal alimento que precisamos para viver. Sem   Ele não existe vida. Podemos andar, comer, dormir, trabalhar, fazer tudo, mas sem nada alimentar para a vida, pois não saberemos para onde vamos e nem de onde viemos. Olharemos para os outros e só veremos árvores se movimentando como homens, como vultos. Tudo se torna pesado e doloroso, pois não temos a presença do nosso criador junto de nós, e sem Ele, ficamos escondidos da vida!
Peçamos ao Criador que nos ensine a buscar em Seu Filho Jesus a nossa vida. Peçamos também a Ele que nos dê os meios e os modos de procurá-Lo, pois o mundo nos ensina que tudo podemos fazer e tudo podemos viver, pois a nossa liberdade nos dá esta condição. Peçamos que sejam derramadas todas as bençãos celestiais e consolações espirituais, pois sozinhos não podemos mais viver!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas
 
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário