quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                          

                                          VOCAÇÃO: CHAMADO PARA SERVIR!



          Na vocação o homem e a mulher são chamados a conhecer a sua perfeita humanidade



                      A primeira vocação do homem e da mulher é a santidade, assim diz a Igreja Católica Apostólica Romana; e para santificar, Cristo fundou a sua Igreja.  Dai, podemos afirmar que não se chega ao estado de vida santa, sem vivermos sob a inspiração de Deus, refletida na Sagrada Escritura, da Sua graça, e na forma de vida instituída nos Sacramentos da Igreja. Em virtude de uma vida de santidade, o Senhor vai se revelando na intimidade do homem; seu mistério vai sendo conhecido e levando o homem conhecer-se a si mesmo, tornando-o livre para viver a sua verdadeira identidade. Portanto, este chamado à santidade não esvazia do sentido de viver, mas ao contrário, o homem e a mulher vão se descobrindo e a sua dignidade de filhos de Deus vai se reconstituindo. Não custa lembrar que o homem perdeu a sua dignidade, e a sua natureza foi dilacerada pelo pecado, tornando-o incapaz de dar e viver o sentido natural da vida.

Em virtude de uma vida de santidade, o homem e a mulher vão se tornando mais íntimos de Deus, onde escutar a Sua voz no interior, torna-se o mais perfeito elo de ligação com Ele, pois dá as garantias de poder escolher a cada instante o caminho a seguir e as decisões a tomar. O homem e a mulher só conseguem ministrar e dominar o sentido do bem e do mal, sob a profunda comunhão com Deus. Per si, o homem e a mulher não podem fazer aquilo que é bom, para eles, e nem para as outras criaturas.

O homem e a mulher são convidados a viver a santidade! É um direito de cada um conhecer-se a si mesmo e ao Seu Criador. Na promessa de se dar a conhecer, Deus fala ao homem e à mulher como a amigos. Cura as feridas do coração. Instrui e capacita a viverem uma nova forma de vida. Vai revelando Seus mistérios de acordo com a disponibilidade que cada um vai oferecendo. Torna-os capazes de praticarem o bem e a lutar contra o mal. O verdadeiro sentido da vida vai sendo reconstituído e começam a sentir, através das moções do coração, uma profunda vontade de não fazer outra coisa que não seja a vontade de Deus. Vem junto com esse desejo de pertencer ao Criador, uma espécie de sedução, onde se encontra a forma concreta de colocar a serviço do Reino a sua vocação. Servir ao Reino de Deus é uma resposta de Amor à vida consagrada.

No caso de já estarem vivendo uma realidade no Sacramento, tais como: Sacerdotal ou Matrimonial, não muda o chamado à santidade. Percebemos que estamos falando algo que pode injetar dúvidas no coração de quem imagina já estar vivendo a santidade de vida, por estarem casados ou  como padres e religiosos. O chamado é para todos e cada dia renovado. Claro, o consagrado já está na condição de vida, mas, assim como nasce um novo dia, nasce um novo homem e uma nova mulher. Desta forma precisamos viver! O inimigo de Deus não precisa de uma grande porta aberta para tentar algo contra o filho de Deus, mas apenas uma brexinha, uma pequena fresta. Por isso, a nossa luta é instantemente violenta contra o nosso instinto pecador; isso se torna vida de santidade: pensar e executar a vontade de Deus, e lutar contra o mal!

Portanto, viver a santidade é a capacidade do homem e da mulher viverem sempre em sintonia com Deus, e jamais encontrarem motivos para se esconderem. Quem vive assim é livre. Esta é a verdadeira liberdade tanto desejada por cada um de nós. 

Que sejamos gratos ao Nosso Pai e Criador que nos deu de volta o sentido da vida. Peçamos ao Senhor Jesus que nos ensine a ouvir e obedecer ao chamado do Pai, e a reconhecer na Mãe e Mestra os valores da vocação de santidade.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário