segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                               

                                  COMO SERVIR A DEUS VIVENDO NESTE MUNDO?


                           "O que somos, é um presente de Deus. No que nos transformamos
                                          é o nosso presente a Ele" (Dom Bosco)


            Quando Jesus foi apresentado pela primeira vez ao mundo pela boca de um profeta, ele usou essas palavras: "Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29). Refletindo com mais profundidade essas palavras, precisamos encontrar os meios que fizeram o Batista falar com tanta propriedade, algo que ainda não tinha sido revelado para ninguém. Voltando no tempo, existiu sim, um sublime encontro entre Jesus e João, quando ambos ainda estavam sendo gerados no ventre de suas mães: ele em Isabel e Jesus em Maria. Ah! Que momento mais lindo! Logo após Maria ter recebido a visita do Anjo Gabriel; de dizer "Sim" ao chamado para ser a mãe de Jesus e saber que sua prima Isabel também estava grávida, ela logo arrumou uma maneira de ir em socorro dela, pois Isabel já tinha idade avançada e vivia somente com seu marido Zacarias.

Maria partiu para onde moravam o casal, que de que acordo com os teólogos e exegetas,  ficava distante de Nazaré numa caminhada de uma semana. Em outros documentos reconhecidos, mas não canônicos, diz que Maria teve que fazer uma parada em Caná e instalar-se na casa de um casal amigo, casa esta, que poderia ser a mesma do Evangelho onde Jesus, sua mãe e os discípulos estiveram naquele casamento, do qual Jesus realizou o primeiro milagre público.
Nesse episódio, começa a ser mostrado ao mundo o significado verdadeiro de "missão" com a presença viva de Deus entre nós. Uma coisa é saber que Deus existe e termos que cumprir a Sua lei. Outra, é transformar a lei em vida e injetar na lei a fé, a esperança e o Amor. Maria começou a fazer isso tendo nela, em suas entranhas, a pessoa de Deus, em Jesus. Maria começa a mostrar ao mundo a nossa vocação de filhos de Deus, ou seja, faz da sua comunhão com o Sagrado, um perfeito ato de serviço. Maria se dispõe a servir, não somente com trabalho, mas anunciando e revelando Jesus a todos que se achegassem a ela. Como sabemos, logo que chegou em casa de Isabel e a saudou, consta na Sagrada Escritura que Isabel se encheu de alegria e João pulou em seu ventre. Estava ali configurado a cura interior, a libertação e o anúncio de Jesus como aquele que tira o pecado do mundo.
João recebeu de Jesus, no ventre de Maria, o próprio anuncio do Mestre, do próprio em pessoa. Consta também nos escritos sagrados, que Jesus não teve nenhum outro contato com seu primo João, somente aquele cujo acontecimento se narra.

Como podemos entender esses relatos e buscar neles uma forma de colocá-los em prática? Nada que seja impossível! Para melhor refletir, precisamos nos conscientizar de que Jesus é o portador da verdade e Nele precisamos buscar todas as referências de vida. No relato, lembramos que Maria revelou Jesus àquela família de forma simples, sem falar nada, apenas saudando. Podemos confiar que também poderemos revelar Jesus a todas as pessoas sem nada dizer, basta que também estejamos O gerando dentro de nós.

pode isso acontecer? Simples! Para darmos uma resposta a Deus que temos fé, a primeira tarefa é reconhecer que somos pecadores. Que não somos nada sem Ele. Mostrando a Ele a nossa pequenez e miséria, começamos a nos disponibilizar para que Jesus viva e seja gerado dentro de nós, assim, como Maria. Daí, quando começamos a viver a realidade de Jesus vivo dentro de nós, Ele mesmo passa a agir em nós, através de nós, pois a nossa luta contra o pecado já dá uma abertura e sua Luz inacessível chega a todos que se aproximam de nós.

É assim que nos tornamos missionários neste mundo confuso. Quando estamos gerando Jesus dentro de nós,  os nossos pensamentos e as nossas atitudes, se tornam parecidas com as Dele, ou seja, vamos dando conformidade em nós, como Ele mesmo. As nossas atitudes e pensamentos passam a ser loucuras para o mundo. Os pensamentos e atitudes do mundo também se tornarão loucuras para nós. Mas, o que mais identifica esta transformação com Jesus, é a capacidade de termos misericórdia com as pessoas, e sermos duros, muito duros com nós mesmos, não aceitando passivamente que nossas ações, com toda a criação e criaturas, não sejam unicamente para torná-las melhores, e nunca iguais ou piores do que eram.

Portanto, o melhor presente que podemos dar a Deus como retribuição pelo dom da nossa vida, será essa nossa transformação, ou seja, um estado de vida na santidade, onde o testemunho de Amor e doação aos outros, serão a forma mais concreta de revelar e anunciar Jesus ao mundo. "Não nascemos para nós, nascemos para os outros". (Dom Bosco) Assim, precisamos entender!

Como vimos, não existe custo material, mas uma renuncia de nós mesmos. O milagre acontecido nesta história, será o de acreditarmos plenamente na Palavra de Deus expressa nas Escrituras, no cotidiano da nossa vida, na Liturgia, em nossa formação pessoal e, principalmente, na reconquista da nossa perfeita humanidade, aquela que havíamos perdido pelo pecado original.
Peçamos ao Senhor Deus Pai que nos cumule de sabedoria; ao Senhor e filho Cristo Jesus que nos fortaleça em sua fé; ao Espírito Consolador que nos revele seu Amor, e à Virgem Maria que interceda por nós em todas as nossas necessidades.

Louvado e adorado seja Deus!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas


Nenhum comentário:

Postar um comentário