sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FORMAÇÃO PEDRAS VIVAS

                            

                            AMOR SEM FINGIMENTO


                         "Que o Amor fraterno una uns aos outros, com terna afeição". (Rm 12, 10) 

"EU TE AMO"! É com frequência que vemos e ouvimos esta frase ser usada naturalmente em todos os lugares, principalmente através dos sites sociais, onde os internautas/amigos possuem as ferramentas necessárias para se comunicarem. Dizer "eu te amo" para alguém é o mesmo que declarar: dou a minha própria vida por você. Sim, declarar o Amor para uma pessoa é abrir-se totalmente e doar-se para ela. O Amor declarado abre uma porta no coração da pessoa que se ama e se torna a entrada para todos os amores, onde tudo é motivo para cultivar suas delícias. Por isso, não se pode decepcionar a quem declaramos amar.

A Sagrada Escritura, precisamente na Primeira Carta de São João faz uma afirmação forte quando se refere ao Amor, ele diz: "Deus é Amor"! (1 Jo 1, 8) Decididamente, precisamos buscar nesta Palavra um novo conceito para definir em nosso coração o verdadeiro significado do Amor. São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios afirma que somente o Amor é capaz de revelar o homem ao homem, tipo, conhecer-se como por Deus é conhecido. Ele afirma que somente Deus, que é Amor, pode revelar ao homem aquilo que mais o inquieta em sua vida: 'mostrar, verdadeiramente, quem ele é'! 

Este é o caminho! Somente conhecendo a si mesmo o homem se torna capaz de olhar para o outro e lhe dar o tratamento digno que precisa e merece. Portanto, é-nos necessário entrar numa caminhada de mortificação, onde este homem velho e caduco vai se transformando e dando lugar ao novo homem que vai sendo formado, educado, plenificado na graça divina e capacitado para amar com o mesmo Amor de Deus que é Amor. 

"Deus Amor" vai ordenando todas as faculdades humanas e o homem vai tomando aquela forma de Jesus humano, onde todas as suas características se assemelham com as do primeiro homem, Adão. Em conformidade com a humanidade de Jesus, o homem vai conhecendo a si mesmo e esse conhecimento começa a lhe encher de gozo celestial, pois vai se afeiçoando ao próprio Jesus, e isso o impulsiona a tomar partido do Mestre e se tornando impetuoso, forte, firme, convicto e corajoso, não mais se iludindo com o mundo e também não se conformando com as coisas temporais. Sua meta é o eterno!

Uma das principais características do Amor é fazer com que seja para o outro a sua fadiga. Quem diz que ama não ama nada para si. Quem diz que ama não trás para si o bem amado, mas o leva a descobrir todas as vias do Amor e a viver os seus frutos. Que diz que ama não se aborrece facilmente, perdoa tudo e pacientemente espera tudo. Quem diz que ama esquece de si mesmo e não paga o mal com o mal, mas transforma o mal em bem. Quem diz que ama descobriu que não nasceu para si, mas para os outros, unicamente para o outro. Quem diz que ama é "perseverante na oração, forte na tribulação e alegre na esperança" (Rm 12, 12-13)

"Deus é Amor"! Sem Ele não sabemos amar. Sem Ele não amamos nada e ninguém. Que sejamos dóceis a esta manifestação do Amor e abrir largamente o nosso coração, pois este Amor precisa enraizar-se em nós e nos lançar por águas mais profundas, afim de dar um novo sentido em nossa vida.

É neste sentido de oração que louvamos com toda a nossa força o Deus Amor.


Carlos Alberto Batista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário