quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FORMAÇÃO

                                    A LINDA PROFISSÃO DO HOMEM: Rezar e amar!

Do Catecismo de São João Maria Vianney - Paris - 1899


Prestai atenção, filhinhos meus; o tesouro do cristão não está na terra, está nos céus. Por isso volte-se nosso pensamento para onde está nosso tesouro.
É esta a linda profissão do homem: rezar e amar. Se orais e amar, aí está a felicidade do homem sobre
a terra.
A oração é simplesmente a união do homem com Deus. Se alguém tem o coração puro e unido a Deus, sente uma suavidade e doçura que inebria, encolve-o uma luz maravilhosa. Nesta íntima união, Deus e a alma são como duas ceras fundidas juntas, que ninguém pode separar. Coisa linda, a união de Deus com sua pequenina criatura; felicidade impossível de se imaginar.
Nós nos tornáramos indgnos de rezar. Deus, porém, tão bom permitiu-nos falar com Ele. Nossa oração é o incenso que mais Lhe agrada.
Filhinhos meus, vosso coração é por demais pequeno, mas a oração o dilata e torna-o capaz de amar a Deus. A oração nos antecipa o gozo do céu, por fazer descer algo do paraíso até nós. Jamais nos deixa sem doçura; é um mel que flui da alma e tudo adoça. Na oração bem feita, os sofrimentos se dissolvem como a neve ao sol.
Outra coisa dada pela oração: o tempo passa tão veloz e com tamanha suavidade para o homem, que nem percebe sua duração. Vede; quando eu era pároco em Bresse, numa ocasião em que todos os meus colegas estavam doentes, fazia compridas caminhadas e orava ao bom Senhor e o tempo -------
podeis crer ------- não me parecia longo.
Há quem se mergulhe totalmente na oração, como peixes na água, porque se entregam inteiramente a Deus. Não há divisões em seu coração. Oh! Como gosto destas almas generosas! São Francisco de Assis e santa Coleta viam Nosso Senhor e com Ele conversavam do mesmo modo como conversamos
entre nós.
Nós, ao invés, quantas vezes entramos na Igreja sem saber o que iremos fazer ou pedir! E, no entanto, sempre que procuramos alguém, sabemos claramente o motivo. Ao contrário, alguns há que parecem dizer a Deus: "Dir-te-ei só duas palavras, para me livrar logo de ti..." Penso muitas vezes nisto: quando vamos adorar a Deus, tudo alcaçaríamos, se pedíssemos com fé vivíssima e coração inteiramente puro.

Deus seja louvado

FONTE: Oficio das Leituras

Carlos - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário