quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                         

                             
                                  SER CRISTÃO É FAZER A DIFERENÇA NESTE MUNDO


              Que o nosso ser diferente faça diferença a ponto de fazer as pessoas serem melhores


"Sede santos porque Eu sou santo!" (1 Pd 1, 16) Nada melhor do que esta "ordem" do Senhor para iniciarmos a nossa partilha. A Palavra de Deus expressa no antigo testamento, precisamente no livro do Levítico, dá uma melhor interpretação para o assunto que estamos partilhando, pois está escito: "Santifica-vos e sede santos, porque eu sou santo." (Lv 11, 44) Notemos que existe algo nesta Palavra de Deus, que precisa causar uma moção mais agitadora dentro de nós, pois Deus nos dá uma ordem e, se cumprida, poderá nos tornar tal e qual Ele é, ou seja, Santo!

De acordo com a nossa compreensão, ser santo exige de nós uma vida completamente diferente desta vida que conhecemos, pois ninguém nos deu ou dá uma referência de vida santa aqui entre nós; ou dá? Nem sabemos! Acredito que às vezes até podemos notar alguma coisa diferente numa pessoa, que a torna mais parecida com um santo, mas isso se dá pelo modo de falar, de acolher as pessoas, de se doar, de ajudar, etc. Mas, por algum motivo, tipo, modo de viver, o de pertencer a uma família pobre, ou até por ter sido condenado por algum crime, tiramos dele toda a condição de ser santo.  Podemos lembrar que os discípulos seguiram Jesus durante alguns anos como um mestre, vendo e vivendo com Ele todos os seus últimos anos de vida. Presenciaram com os olhos verdadeiros milagres realizados por Jesus, milagres que talvez nunca veremos: caso da ressurreição de Lázaro, morto a quatro dias; ressurreição do filho da viúva de Naim, aquele menino que ia sendo levado em cortejo fúnebre no momento que Jesus passava pelo local; testemunharam Jesus andando sobre as águas, e muitos outros milagres, mas não perceberam e nem sentiram que Jesus era filho de Deus, o Deus verdadeiro. 
Porque não conseguiram ver? Porque ainda não possuiam Aquele que podia revelar, intimamente,  que Jesus era o  Filho de Deus, o tão esperado Messias! O que quer dizer isso? Quer dizer: não veremos Deus sem que Deus nos revele por Sua graça e por sua vontade. Não veremos Deus somente através dos seus milagres realizados nesta vida. Não veremos Deus somente por seguir Jesus, indo às missas, aos cultos, nas orações. Por fim, não veremos Deus somente pelos olhos da carne!

Se não vemos Deus, como poderemos entrar no âmbito da vida de santificação? Quem poderá nos revelar esse Deus que se diz tão presente em nossa vida? Quem nos ensinará o caminho da santidade? Quem nos dará ou mostrará alguma coisa que possa nos seduzir e passar a desejar ser santo? Podemos dizer que ser santo é algo extremamente difícil para nós! Sim, ser santo é muito difícil. Por isso, Jesus precisou fazer o que fez, exatamente daquele jeito! 

Precisamos agora entrar na intimidade de Deus e tentar descobrir o mistério da santidade: primeiramente, lembrando de algo que Ele mesmo afirmou: "o homem é por natureza à nossa imagem e semelhança" (Cef. Gn 1, 26). Portanto, a nossa reflexão não poderá deixar de estar sempre ligada neste contexto, pois ser santos passou a ser a nossa primeira vocação, ou seja, a principal vocação do homem e da mulher para poderem assemelhar-se a Deus. Bem, se um santo tem a vida totalmente diferente de quem não é santo, a saber, santificar-se significa passar a viver um modo diferente de vida que a comunidade do mundo não santo, vive. Então, onde estão aqueles que vivem santificando-se pelo mundo? 

Quando Jesus cumpriu a sua promessa de enviar Aquele que iria revelar tudo, torná-los capazes(os discípulos),  de realizarem coisas e milagres ainda mais grandiosas do que Ele, falamos do Espírito Santo, concretizando o batismo espiritual de cada um, ou seja, o momento da efusão do Espírito a todos os presente no Cenáculo, entre eles, Maria a Mãe de Jesus e Maria Madalena, tudo se transformou: seus olhos da alma se abriram e proclamou-se a fundação da Nova Igreja de Jesus, a Jerusalém Celeste. Eis aí, a Santa Mãe Igreja, Mãe de todos os viventes, a portadora de todos os bens Celestiais, pronta e preparada para tornar um cristão capaz de compreender, conhecer e viver as vias para a santificação, ou santidade de vida, pois é o próprio Cristo, em pessoa, o cabeça desta Igreja. Aquele que seguir com fidelidade, fé, esperança e Amor à sua santa doutrina, caminhará por este vale de lágrimas sendo o mais diferente de todas outras pessoas, realizando por onde caminhar, falar e agir, tudo aquilo que será, não para lhe dar méritos, mas para tornar santos as pessoas e os lugares. Esse é o verdadeiro cristão, aquele que faz da sua vida uma perfeita oferenda de Amor, onde tudo que olhar, tudo aquilo que falar e tudo aquilo que pegar, se torne instrumento de santificação, caminho para a vida eterna. Esta é a melhor forma de ser diferente neste mundo, pois é aquilo que nos tornam santos como nosso Pai celeste é Santo!

Peçamos com fé e esperança, que Cristo Jesus nos torne capazes de seguir as suas pegadas, nos dando força e coragem para descobrirmos, cada um de nós, a nossa vida que se enconde com Ele.

Louvado e adorado seja o Nosso Deus


Carlos Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário