terça-feira, 28 de agosto de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS




                              A VOCAÇÃO DO HOMEM:  "VIDA NO ESPÍRITO"


                      A vida no Espírito realiza a vocação do homem (CIC 1699)


                     É com propriedade que o "Catecismo da Igreja Católica" ensina aos membros da sua igreja que a vocação do homem é a vida no Espírito , pois ela própria é espiritual, mesmo tendo como membros pessoas comuns e pecadoras. Diz o CIC em suas páginas, que a vida no Espírito é uma caridade de Deus doada como Salvação.
Ao perdermos a dignidade humana pelo pecado, deixamos de viver em sintonia com Deus, pois a nossa natureza foi totalmente danificada. Ficamos totalmente nus, desvestidos de pureza para ver Deus, assim como Adão e Eva se sentiram logo após cometerem o primeiro pecado.

Para entendermos melhor, Adão e Eva nasceram totalmente puros, sem nenhuma marca de pecado e totalmente livres para conviverem com Deus Criador, numa perfeita harmonia. Com a queda, esta harmonia foi quebrada e nos escondemos de Deus, certos de que esse encontro pessoal com Ele tornou-se impossível. Perdemos totalmente a nossa capacidade de viver harmoniosamente com nós mesmos, com as outras criaturas e toda a criação. Perdemos totalmente a capacidade de distinguir até mesmo quem somos. Nossos instintos se tornaram sem conexão com a vontade de Deus, podemos aformar: nossa natureza humana foi totalmente danificada.


No entanto, Deus encontrou um meio de sermos reconstituídos em dignidade, nos doando o Seu Santo Espírito. Com a nossa mesma liberdade de antes, podemos ou não viver sob a profunda comunhão com o Espirito Santo de Deus, ou continuarmos mortos para a vida. Assim, se a nossa opção for a vida no Espírito, ficaremos ainda melhores do que antes, pois nossos primeiros pais eram puros, quanto a nós, podemos ser puros, divinos e novos Cristos; isso inspirou os santos padres dizerem: !Ó feliz culpa!"

O verdadeiro sentido e razão do Projeto de Salvação, funda-se na Verdade anunciada e vivida na pessoa de Jesus. Ele não só revelou o Pai, como também Se revelou; instaurou o Novo Reino aqui na terra e na sua humanidade, deixou claro o que precisamos ser, pois na humanidade Dele seremos capazes de nos conhecer, ou seja, Jesus revela o homem ao próprio homem, coisa que o pecado original nos tirou.

A vida no Espírito, nos capacita a lutar bravamente contra o pecado, contra os atrativos do mundo, contra os principados do mal, contra tudo aquilo que se torna inimigo de Deus, mas nunca contra as pessoas,  pois o Amor de Deus nos ordena em Sua Misericórdia. Seu Amor nos faz Amor. A nossa humanidade se torna loucura para o mundo, assim, como Jesus se tornou loucura para os judeus. Somos injetados para o mundo, afim de anunciar a Boa Nova e testemunhar com a nossa vida que Jesus é o Bem prometido e a Sua ressurreição se torna presente em nossas ações.

Para terminar, citamos uma frase do resumo no CIC:
"Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre
  a sua altíssima vocação" (CIC 1710)



Deus seja louvado e adorado!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas



            


     

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário