segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                          QUANDO O SOFRIMENTO BATE EM NOSSA PORTA!


                          Cultivamos uma esperança de que possa existir algo que nos livre do sofrimento


              Desde o inicio da criação, podemos dizer que existe o sofrimento. Nas primeiras páginas da Sagrada Escritura, a saber, no Livro de Gênesis, cujas palavras retratam a criação do mundo e a queda do homem diante de Deus; nelas, podemos entender a razão e a origem do sofrimento.  Ao cometerem aquela fatal desobediência contra Deus, não só o ato de terem pecado, mas terrivelmente, também, de não terem reconhecido o pecado, arrependerem-se, e buscarem a reconciliação com o Criador, Deus mostrou que diante da liberdade que tinha nos dado e injetado em nossa carne, teria mesmo que deixar acontecer tudo aquilo que fazia parte do seu projeto de vida: a luta do homem para a sobrevivência! Conta o autor sagrado que Deus disse, entre outras palavras, assim: à serpente ele disse: (...)"Esta lhe feriria a cabeça e tu lhe ferirá o calcanhar" (Gn 3, 15c). Á mulher Ele disse: "Multiplicarei os sofrimentos de tua gravidez. Entre dores darás à luz os filhos. Teus desejos te arrastarão para  teu marido e ele te dominará". (Gn 3, 16). E ao homem, Ele disse: "Porque ouviste a voz da tua mulher e comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado seja o solo por tua causa. Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias de tua vida. Ele produzirá para ti espinhos e ervas daninhas, e tu comerás das ervas do campo" (...). (Gn 3, 17-18)

Como podemos perceber, Deus deixou claro que a nossa vida seria desta forma: com sofrimento, sem parar! Que dura herança recebemos dos nossos primeiros pais! Diante desta realidade, precisamos refletir e tentar descobrir uma receita para viver, de tal forma, que o sofrimento não abale a nossa estrutura humana e nem perturbe a nossa alma, pois só de saber que não teremos a tão sonhada e desejada bonança nesta vida, poderemos perder a vontade de viver, de encontrar o nosso Criador, e até desistir de conhecer a razão da nossa vida. No entanto, como cristãos, sabemos que Deus nos enviou o seu Filho Jesus para nos reconquistar, para nos comprar e para nos redimir do pecado. Isso já é fato! Não existe mais nenhuma outra missão que Deus precise para revelar isso. Já se completou toda a obra da salvação, ou seja: o Verbo, Jesus, se tornou carne e habitou entre nós; viveu, morreu por nós e o Pai O ressuscitou dos mortos. O plano foi totalmente realizado e vitorioso. Ele desceu do céu, tornou-se um de nós para ser capaz de também sofrer todas as nossas dores, certamente sem ter cometido nenhum pecado; morreu como nós; desceu aos infernos como o pior pecador e salvou a todos os que lá estavam.

O sofrimento de Jesus é a chave para podermos entender o nosso. Assim que Jesus nasceu, Deus abriu as portas para uma vida nova. Ele não precisou acabar com toda as criaturas da terra para recomeçar um novo homem e uma nova mulher, assim, como ele tinha feito na época do dilúvio, onde apenas 8 pessoas tiveram suas vidas poupadas, afim de recomeçarem uma nova caminhada. Mas, como sabemos, este plano também não deu certo, pois estava enraizado em nós o pecado e o próprio homem, sozinho, não tem como arrancar o mal na sua raiz. O plano da salvação trouxe consigo uma nova vida, que se vivida, transforma o homem e a mulher velhos, em homem e mulher novos. Para isso, Deus, em Jesus, inaugurou uma nova terra, que Jesus chama de "Reino dos Céus", mas esse reino está escondido aqui mesmo na terra. Ele não pode ser visto e nem vivido pelo velho homem e pela velha mulher, mas pelos novos. Chamados de Cristãos, eles passarão pelos mesmos sofrimentos dos outros, e até mais se preciso for, mas como são portadores de uma sabedoria divina, de um novo aliado, O Espírito Santo, terão capacidade para transformar todos os sofrimentos em remédio, e serão usados para aumentar a força no Caminho dos Céus. Ou seja, o que de mal faz o sofrimento ao homem e mulher velhos, o novo homem e a nova mulher transforma em alimentos para suportarem e se lançarem ainda mais rumo à eternidade, melhor ainda, levando ao mundo essa boa nova.

É um mistério! Por isso, o mundo ainda sofre as dores do pecado, sem necessariamente, terem que sofrer, pois Jesus mudou a nossa história. Como ainda somos cabeça dura, ouvimos tudo isso em todos os momentos da nossa vida, mas fechamos os nossos ouvidos do coração e nossos olhos da alma, afim de podermos ouvir e desejar somente os atrativos que o mundo que pertencente ao pecado oferece.
Peçamos ao Senhor Jesus que nos ensine a lutar contra tudo aquilo que nos faz desanimar e deixar de viver em comunhão com o Espírito Santo. Que Ele nos capacite a olhar somente em Sua direção, pois descobrimos que o sofrimento com Ele torna-se uma arma poderosa em nosso favor.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário