domingo, 19 de maio de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS


  1.                                     

              TRANSFORMADOS PARA TRANSFORMAR



                     "Ninguém põe vinho novo em odres velhos". (Mc 2, 22)   


                             

                               Estas palavras de Jesus fazem parte de uma resposta que Ele deu aos escribas dos fariseus (mestres da lei), num momento em que estavam à mesa na casa de Levi tomando refeição com alguns publicanos (cobradores de impostos) e pecadores. Em dado momento, os escribas questionaram Jesus porque seus discípulos não jejuavam como era a prática dos discípulos de João e dos fariseus. Antes disso, já haviam falado que Jesus comia com publicamos e pecadores, o que era completamente fora da lei e dos costumes judaicos. 

Em se tratando de responder com alegria e fidelidade tudo que Jesus quer falar aos nossos corações, não se pode perder nenhuma oportunidade para ouvir atentamente aquilo que Jesus ensina nos Evangelhos. Direcionando todos os nossos esforços e a nossa inteligência para esta parábola acima, precisamos inicialmente entender porque Jesus usou esta afirmativa: "vinho novo em odres velhos", para responder aos fariseus sobre seus questionamentos. Também é bom saber que o grupo que  questionava Jesus nesta passagem o perseguia ferozmente em toda a sua caminhada missionária. Sabemos que o vinho era a única bebida desta época, onde a prática de tomar vinho nas refeições era, e ainda é até os dias de hoje, um costume tradicional e cultural. 

"Odres" são vasilhas de couro confeccionadas com peles de animais. São muito usadas como recipientes do vinho para armazenar vinhos e também serem levados em viagens. Quando ficam velhos é comum é comum rasgar e estourar caso sejam colocados vinhos novos, e ainda mudar  o gosto e o sabor da bebida, por isso Jesus usou esse detalhe para responder aos escribas da lei. Entrando no contexto da resposta, existe nesta parábola aquilo que se esconde aos corações de todos aqueles que se aproximam de Jesus apenas para questionar e duvidar da sua Pessoa. Por isso vamos entrar de forma concreta nesta reflexão, a fim de compreender o sentido oculto de cada palavra de Jesus: suplicando a Ele que nos conceda sabedoria e luz para entendermos tudo que Ele deseja nos ensinar.

Jesus enriquece seus ensinamentos fazendo comparações interessantes, buscando em várias fontes a forma de encaixar na sua pedagogia aquilo que deseja mostrar. Neste caso específico dos odres velhos, Ele faz uma comparação que poderemos entender levando em conta aquilo que foi objeto de questionamento por parte dos escribas da lei: o jejum dos fariseus e dos discípulos de João Batista, e o não jejum dos discípulos de Jesus! Partindo desta realidade, vamos repetir na íntegra a resposta de Jesus: "Podem os amigos do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, não podem jejuar. Dias virão, porém, em que o noivo lhes será tirado; e então jejuarão naquele dia. Ninguém faz remendo de pano novo em roupa velha; porque a peça nova repuxa o vestido velho e o rasgo aumenta. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; caso contrário, o vinho estourará os odres, e tanto o vinho como os odres ficam inutilizados. Mas, vinho novo em odres novos!" (Mc 2, 19-22)

Imaginamos que Jesus confundiu completamente a razão e a inteligência daqueles homens que eram tidos como mestres da lei. Como pode fazer uma comparação de "jejum" com algo que aparentemente não tem nada a ver? Primeiro, Ele vem com a história dos amigos do noivo não poderem jejuar enquanto estão com o noivo. Logo depois, esta comparação da roupa velha e os odres velhos. Jesus é mesmo "espetacular". A sabedoria do mundo é loucura para Deus da mesma forma que a sabedoria de Deus é loucura para o mundo. É isso! Como não somos discípulos dos fariseus e nem do precursor João Batista, precisamos entender completamente em nossos sentidos tudo aquilo que Jesus esconde nesta parábola. Para isso, confirmamos a nossa súplica: Senhor Jesus, abra a nossa mente, ilumina a nossa inteligência, purifica o nosso coração e renova o nosso Espírito. Amém!

O noivo é Jesus, os amigos são os discípulos. Enquanto Jesus está com seus discípulos, o jejum perde todo o sentido, pois o jejum precisa ter um sentido de oferta que possa transformar em bem aquilo pelo qual se abstém. Os discípulos deixarem de comer sem ter uma noção exata do ato de jejuar fica vazio e sem sentido. Eles estão com Jesus, e o fato de jejuarem não muda em nada o valor espiritual do jejum. O jejum não vai beneficiar a ninguém, nem a eles mesmos, pois estar com Jesus é tudo que cada um mais precisa nesta caminhada missionária com o Mestre. Neste caso, o jejum se tornaria apenas uma prática, um costume. Quem pode dar e mostrar o verdadeiro sentido para o jejum é somente o Espírito Santo, e Este nenhum deles ainda conhecia. Portanto, a prática do jejum dos fariseus e dos discípulos de João, era apenas para mostrar que estavam fazendo um sacrifício a fim de merecer de Deus o perdão, ou ainda, ganhar de Deus algum benefício pessoal. 

Na prática, na lei religiosa e nos costumes dos homens, Jesus insere uma novidade e dá um novo sentido acrescido de uma espiritualidade proveniente do seu espírito, e não do instinto do homem ferido pelo pecado; bem como, os fundamentos que transformam completamente a mentalidade humana. Nesta perspectiva, precisamos buscar no coração de Jesus os meios que nos darão as vias para o total entendimento. Certamente, para entender as parábolas de Jesus é necessário estar completamente evolvido em sua divindade. Por isso: "vinho novo em odres novos" precisa entrar em nossa mente na forma que Jesus quis fazer a sua comparação. 

Jesus trouxe a Boa Nova, e com ela trouxe também o homem novo: Ele mesmo! Na verdade, a pessoa de Jesus é novidade somente para nós, não para Deus. Jesus feito homem é o homem perfeito tal e qual Adão e Eva antes do pecado. Portanto, sem essa razão natural de ser humano perfeito, não somos capazes de entender a humanidade de Jesus. Ora, estamos entrando num mistério sobrenatural onde as nossas faculdades estão desconectada com a perfeição do homem Jesus. Ainda mais sendo Jesus o filho de Deus, pois Ele conhece tudo que se refere à criação, a criatura e mais ainda, o Criador!

Está nesta complexidade a nossa maior dificuldade para o entendimento, mas não podemos nos perturbar, pois Jesus não deseja esconder nada de nós, ao contrário, deseja que todos nós participemos literalmente desta vida nova. Para isso, não podemos nos apresentar como "odres velhos", como homens velhos de antes, pois não poderemos suportar  o que vier de novidade e também ficaremos ainda mais confusos se misturados com a nossa caducidade. 

No entendimento dos fariseus e dos seus mestres, aquele Messias que viria para restaurar Israel conforme aprenderam nas Sagradas Escrituras, viria como um poderoso para mudar todas as estruturas de domínio, mas nunca imaginavam que viria para mudar a humanidade. Para eles, a lei era o sentido mais perfeito para se chegar a Deus e por Ele ser aceito, além de obter Dele as suas necessidades, mas não poderiam imaginar que Deus seria como um de nós.  Para eles Deus era alguém inimaginável de se ver e jamais poderia ser semelhante a um homem com todas as suas características humanas. Por isso Jesus faz este paralelo com a parábola do jejum. Para que jejuar se a pessoa que jejua segue a sua vida sendo a mesma pessoa? Para que jejuar se a prática deste jejum não transforma a pessoa que jejua e tão pouco faz desta pessoa o canal de transformação para as outras pessoas? Este jejum de deixar de comer para mostrar que está jejuando não tem  nenhum valor para Jesus. O jejum verdadeiro é aquele que faz a pessoa descobrir que pode ter domínio de si e ainda transformar este ato em caridade. Quem deixa de alimentar o corpo, alimenta a alma. Alimentar a alma é transbordar-se de vinho novo. 

Que Jesus nos dê sabedoria para abrir os ouvidos do nosso coração e poder ouvir claramente a sua voz. Vem, Senhor Jesus!


Carlos Alberto Batista - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário