sábado, 4 de maio de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS


     


        MAIO, MÊS DE MARIA
                                      
                                                      “Bem aventurada aquela que acreditou”


O mês de maio tem um grande significado na vida do Cristão Católico. A maioria dos casamentos acontece neste mês e a disputa é acirrada entre as noivas. Durante todo o mês, crianças de todo o mundo, principalmente as meninas, fazem uma singela homenagem à Mãe de Jesus no ritual de coroação, prática esta que já faz parte do calendário em todas as igrejas católicas do mundo. Este é um dos momentos mais lindos das celebrações Marianas, onde a pureza da criança se torna a presença dos anjos dando sua reverência à pureza de Maria.

No entanto, este reconhecimento singelo e puro não pode se tornar o fato mais importante que podemos dar a Maria como retribuição pela sua fidelidade ao projeto de Deus Pai. Não podemos parar somente neste mês de maio e concentrar nele a nossa lembrança à Mãe do Salvador. Na história da salvação Maria teve e tem um papel fundamental nas pretensões de Deus para que seu projeto de vida nova tenha efeitos concretos. A Santa Mãe Igreja se curvou diante da sua relevante fidelidade e amor, e fez da história da família de Nazaré um marco importante para fortalecer a fé em sua caminhada apostólica. Nada acontece na Igreja sem o clamor de todo o corpo Sacerdotal e confiante na intercessão da Virgem Maria.

A Virgem Maria não é somente uma lembrança. Por isso, ela tem um papel fundamental na caminhada do povo de Deus rumo à eternidade. A ela Deus Pai constituiu para ser a mensageira oficial do Seu Reinado. Maria não se escondeu após a consumação do Reino realizado pela missão salvadora de Jesus, mas continua a guiar o povo e mostrar os caminhos diante dos perigos constantes em todas as gerações após a ressurreição. Maria vive no meio de nós alertando e dando os meios para não desanimarmos, assim como acontecia nos relatos evangélicos.

Estamos vivendo uma geração onde a Virgem Maria está sendo tratada de maneira real e não somente numa devoção como nos tempos anteriores. Os Movimentos da Igreja estão conhecendo com mais intimidade o papel que Maria teve na história, e fazendo dela uma verdadeira escola de fé. Nas poucas vezes que Maria foi citada nos relatos evangélicos, vamos perceber que foram nos momentos mais importante da caminhada de Jesus. É bom lembrar algum desses momentos: “Encarnação de Jesus”. Momento sublime onde o céu esperava com ansiedade o seu “Sim”. A sua fidelidade aos sinais e profecias, onde Deus Pai precisou confiar a uma simples menina, e a um carpinteiro toda a sua esperança de salvação. Seus olhos atentos a todos os movimentos de Jesus, pois ela aprendeu que além de um filho que saiu das suas entranhas, precisava conhecer a intimidade do menino Deus.

Poderíamos acrescentar com mais reflexão e muitas outras situações, mas, ficaremos nessas da fase infantil de Jesus em que Maria se deu conta da sua sublime missão. Porém, quando entramos de coração aberto no coração de Maria, notamos claramente a sua presença em cada situação, em cada caminho, em cada palavra e em cada gesto de Jesus, pois foi dela que veio todo o seu aprendizado para ser um bom homem de Deus. Isso,  podemos perceber quando vivemos a nossa caminhada cristã na escola de Maria, pois a sua docilidade se torna clara em nossos movimentos, palavras, olhares, docilidade e perseverança naquilo que somos chamados.

Somos todos chamados a viver o mês de Maria com ardor mais missionário do que todos os outros meses de maio da nossa vida. Para isso, precisamos educar os nossos sentidos e direcioná-los para buscar na Virgem Maria aquilo que Jesus buscava. Buscar em sua escola, não uma simples devoção, mas tudo aquilo que ela tem para mudar a nossa vida e mudar a nossa história. Certamente, Maria possui tudo que precisamos para ver Jesus. Por isso, não podemos para em nossa devoção popular. Se Deus a constituiu como a “Mensageira da Esperança”, precisamos entender a sua mensagem de Amor e fazer valer a nossa vocação de filhos de Deus, nos tornando mensageiros da Paz!

Ó Maria sem pecado original, ensina-nos a buscar em seu coração os desejos de Deus. Ensina-nos a buscar em seu olhar as palavras escondidas que Jesus descobria olhando para seus olhos. Ó  Virgem Maria, doce Mãe do Salvador, jamais deixe de sentir em seu coração as necessidades dos seus filhos, e não deixe que fiquemos entregues aos atrativos deste mundo.  Amém!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista – Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário