quarta-feira, 1 de maio de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS



PROVAÇÃO E CONSTÂNCIA, RIQUEZA E DOM DE DEUS
                                        

Sofrer sem nunca deixar de amar e perseverar



                  "Considerai uma grande alegria, meus irmãos, quando tiverdes de passar por diversas provações, pois sabeis que a prova da fé produz em vós a constância." (Tg 1, 2-3)


Mais uma vez nos reunimos para partilhar um tema que provoca em nós muitas inquietações, pois se trata de algo que nos incomoda e sempre aparece em nossa vida, que são as provações rotineiras da nossa caminhada. 
Desde os primórdios da vida humana, sabemos que o sofrimento aparece constantemente na caminhada do povo. Esta realidade vem ao encontro das palavras de Deus tão logo foi concretizado o primeiro pecado do homem, advindo de nossos primeiros pais: Adão e Eva. O pecado rompeu a nossa aliança com Deus e o fruto se dá pelo sofrimento e a morte. 

A morte passou a ter uma força que agride totalmente o nosso ser. A primeira geração do sofrimento foram os filhos de Adão e Eva, que são Abel e Caim. Foram eles os primeiros a experimentar a provação e sofrimento causado pelo caminho de morte gerado pelo pecado. Em Caim, criou-se um sentimento de ódio e de inveja, onde podem ser conhecidos através dos relatos bíblicos. Caim chegou a matar Abel pela inveja, pois não aceitou que os produtos do trabalho de Abel fossem considerados por Deus, como melhores que os dele.

Deste episódio em diante, as Sagradas Escrituras relatam muitos outros fatos que podemos conhecer em seus Livros Históricos. Mas a nossa reflexão será concentrada nos dias de hoje, pois nós mesmos podemos relatar com a nossa vida e a nossa história. Tantos são as nossas situações onde o sofrimento sempre bate em nossa porta, transformando repentinamente o curso da nossa caminhada. A uns o sofrimento vem menor, a outros, maiores. A uns vem pela doença. A outros pela perda de um ou mais entes queridos. Podemos dizer que também vêm pelas perseguições, rejeições, desempregos, dívidas, brigas familiares, relacionamentos, disputas judiciais, entres tantas outras situações. 

Diante do sofrimento, somos provados pela constância da fé e da esperança. Neste caso, podemos concluir que o sofrimento tem o peso de acordo com a nossa situação interior e de como estamos vivendo a nossa relação com Deus. . Ou seja, uma situação pode causar um sofrimento incapaz de ser suportado se estivermos desestabilizados na espiritualidade, ou ser pacientemente suportado no Amor e na esperança, se estivermos em profunda comunhão com Deus. Depende exclusivamente da nossa paz interior aquilo que passamos no dia-a-dia da nossa vida.

Como cristãos, precisamos entrar na pedagogia do Mestre Jesus, onde Ele deixou um legado de ensinamentos para seus escolhidos, a fim de poderem continuar a instauração do Reino de Amor através da própria vida. Portanto, desde o início da nova vida trazida por Jesus, iniciada pela fundação da sua Igreja, criada e formada pelas missões Apostólicas, o sofrimento e o sangue se tornaram a mola propulsora para dar força e entusiasmo aos que seguiam em missão. Em seu mistério de Amor, Jesus trouxe algo novo em sua missão evangelizadora, pois conseguiu transformar o sofrimento, a dor, a tribulação e a morte, em alegria e gozo espiritual. Não se conhece outra forma de alegrar o coração de um cristão que não seja sofrer por Jesus!

Qualquer outro meio que venha para provar a fé, a esperança e o Amor de quem for batizado na Santa Mãe Igreja, que não seja através do sofrimento e da dor, é mentiroso, é falso! E também, se aquele que se diz cristão correr e fugir do sofrimento, é sinal de que não ainda não entendeu nada!
No entanto, não se trata das virtudes humanas o homem suportar o sofrimento e a dor, mas com as virtudes divinas. Ao homem foi dada a capacidade de suportar um limite de peso, pois em sua misericórdia Deus não permite que lhe seja enviado um peso acima do que pode suportar. Mas, pela sua graça, Deus concede a quem quiser a força e a coragem para suportar o que lhe vier, pois será para a Sua honra e Glória, e não para a honra e glória do homem. 

Entramos com isso na pedagogia de Jesus e nele está a nossa total referência. Não se conhece um verdadeiro discípulo de Jesus senão pela sua vida de sofrimento. Diante da força do pecado, um cristão que deseja seguir as pegadas do Mestre precisa estar sempre pronto para responder com alegria a todos que lhe pedirem a razão da sua fé, e isto acontece em cada instante da vida. Não importa o momento que está vivendo, mas em todos eles a sua alegria precisa estar estampada em seu rosto. Essa alegria não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. É aquela alegria de estar provando aquilo que Jesus provou ao fazer a vontade do Pai, e não a sua vontade. Assim também é aquele que decide ser discípulo. Portanto, a Alegria do Senhor é a nossa força!

Transformar em benção os nossos sofrimentos, e em alegrias as nossas dores, se tornam o nosso maior desafio. Por isso, está na fé e na esperança que vem de Deus esta força e entendimento. Em nenhuma situação da nossa vida poderemos anunciar e mostrar o seu rosto se não estivermos com o coração alegre e feliz. Nada neste mundo pode ser capaz de apagar a Luz de Jesus que está em nós. Nem o sofrimento, nem a dor e muito menos a morte. Em tudo e por tudo somos Luz. 

Portanto, nada disso que partilhamos terá valor evangélico se não colocarmos em prática. Nesta caminhada de sofrimento, de dor e de lágrimas, é fundamental a nossa consciência de fé. E a nossa fé não está fundamentada para este mundo. A nossa caminhada aqui neste mundo é exclusivamente para anunciar e revelar Jesus; seja casado, solteiro, ordenado, viúvo, enfermo, viajando, trabalhando, passeando, divertindo, velando, orando, celebrando. Em tudo precisamos ser a Luz de Jesus. É nesta consciência de fé que precisamos chegar. Nisso, correr do sofrimento e da dor é fugir do céu!

Pedimos a nossa "Mãe e Mestra" em sofrimentos, a Virgem Maria, que nos ensinem a sofrer por Jesus. Que ela possa tirar das suas sete dores os elementos que transformem nossos corações e nos fazem homens e mulheres fortes e firmes na fé. 


Deus seja louvado e adora!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário