segunda-feira, 27 de maio de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

   

   EUCARISTIA, NOSSA VIDA!
       
       “Eu sou o pão vivo que desceu do céu.” (Jo 6,51)

         “Os judeus discutiam entre si: ‘Como é que ele pode dar a sua carne para comer’?” (Jo 6, 52) Afirmar que seria fácil compreender o que Jesus queria dizer com estas palavras, é acreditar que somos capazes de compreender a realidade divina através da nossa humanidade, sem a comunhão com o Espírito Santo. São tantos os motivos para os judeus não entenderem, mas ficamos apenas com o fato de Jesus ser odiado por todos e ainda dizer que é o pão da vida. Ainda hoje este mistério é discutido por todos aqueles que não são cristãos católicos. Da mesma forma que os judeus não compreendiam esta afirmação de Jesus, as dúvidas e desconfiança pairam, não só entre os que não são cristãos católicos, mas em muitos batizados na Santa Mãe Igreja.
Estamos diante do mais profundo mistério da nossa fé, e podemos afirmar com toda a convicção de que é ponto mais alto, o cume, o pico e o único sentido da nossa fé. Não há nada mais importante para nós, cristãos católicos, que não seja a Santa Eucaristia. Está encerrada Nela tudo aquilo que dá vida e gera vida! Podemos dizer que os outros Sacramentos são como os rios menores que desaguam no Grande Rio e se unem para formarem um só curso para o mar, o céu!
Não podemos diminuir a importância da Eucaristia. De tão importante, não é possível entende-La por nós mesmos. Jesus sabia que estava mexendo com a inteligência de todos, inclusive com aqueles que o seguia como discípulos fieis. Jesus não desejou criar situações embaraçosas, mas Ele não tinha outra forma para explicar como estaria aqui entre nós após a ressurreição. Da mesma forma, mesmo sendo batizados e estando com Aquele que revela os mistérios divinos e a verdade, somos tentados a desconfiarmos da realidade Eucarística. Se todos os batizados vivessem de acordo com a fé professada, nenhum deles faltaria na Santa Missa do Domingo, dia do Senhor! Não existiriam motivos neste mundo que pudesse fazê-los deixarem de receber a Santa Eucaristia nas celebrações dominicais, a não ser em caso de enfermidade, numa cama de hospital. Não! Para o verdadeiro Católico não há nada neste mundo que o tire desta sublime comunhão!
“Quem se alimenta com este pão viverá para sempre.” (Jo 6, 58) Desejamos a vida. Desejamos viver a plenitude da vida. Queremos ser feliz. Queremos dar sentido à nossa vida. Desejamos as coisas boas para nós e para os nossos entes queridos. Mas não acreditamos nesta Palavra de Jesus! Procuramos dar sentido em nossa vida com as coisas que o mundo vai oferecendo. Queremos ver Jesus, mas com os olhos fixos no mundo e nos seus atrativos. Jesus consumou o plano de salvação fazendo-se alimento para a vida eterna. A Igreja vive esta realidade desde aquele momento do Cenáculo, onde estavam reunidos os discípulos, os Apóstolos e a Virgem Maria para receberem o Espírito Santo e darem início à nova Jerusalém Celeste. A partir desse momento, o pão consagrado tornou-se a fonte de vida para o novo homem viver o Reino de Amor instaurado por Jesus!
Quando comungamos a Eucaristia com a mesma fé que fez Jesus se transformar neste alimento, as nossas faculdades humanas se tornam fonte de Luz que faz Jesus ser revelado em nossos pensamentos e em nossas ações. Somos capazes de lutar bravamente contra o pecado e não aceitamos passivamente nenhum ato pecaminoso, pois nossos desejos permanecem dispostos a não perder a comunhão com Deus Pai. Caso pequemos, uma dor insuportável nos faz voltar logo para o convívio do Pai através de uma confissão firme e verdadeira. Este, em sua infinita misericórdia estará sempre de braços abertos esperando pela volta do(a) filho(a), para novamente lhe vestir novas vestes, colocar-lhe o anel e oferecer um novo banquete.
Portanto, precisamos entrar no coração de Jesus a fim de encontrar as vias do entendimento e da fé, pois não podemos diminuir o sentido deste Pão da Vida. Este Pão é Jesus! Precisamos dar sentido verdadeiro naquilo que professamos crer. Jesus não deixa de nos dirigir as mesmas palavras do Evangelho, quando afirma que no meio de nós existem aqueles que vêm, mas não acreditam. (Jo 6, 64) Por isso, em todos os momentos da nossa vida precisamos estar firmes na oração e constantes da fé, pois é na esperança que somos conduzidos pelas vias do Amor, onde os nossos olhos fixam-se em Jesus vivo no meio de nós. A Eucaristia nos faz adorar Jesus com uma dimensão de serviço, onde a fé nos transforma e cria em nós um desejo de torná-la razão da nossa própria existência.
Senhor Jesus, neste momento em que partilhamos o nosso maior tesouro, suplicamos ao Vosso Sagrado Coração que seja manifestado a cada um de nós o poder deste Santo Alimento, pois, Vós mesmo que nos ensinou ser Ele a fonte de vida eterna. Capacita-nos a viver a dimensão perfeita desta comunhão, onde não poderemos mais encontrar nenhum motivo para deixar de recebê-Lo na Santa Missa. Vem Virgem e Mãe Maria Santíssima, ensinar seus filhos a se transformarem em perfeitos Sacrários vivos da Hóstia Sagrada, assim como a Senhora se transformou. Amém!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista – Comunidade Pedras Vivas
VÍDEO - WEBTV - CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário